3 atitudes essenciais para montar o time dos sonhos

Publicado em:

3 atitudes essenciais para montar o time dos sonhos

Atuar no segmento de posto de combustível não é nada fácil. Diversos fatores como legislação, concorrência e tecnologia podem influenciar o sucesso ou fracasso do seu negócio. O que poucos percebem é que um dos grandes responsáveis pelo crescimento de uma empresa é o seu time. Pessoas criam processos, fazem uso de tecnologias e orientam outras pessoas a fazer o melhor pelo cliente e pelo negócio. Diante disso, o que seria necessário para montar o time dos sonhos?

O processo de contratação é algo trabalhoso, desgastante e demorado. Mas, se bem conduzido, pode trazer benefícios e vantagens competitivas para o seu negócio.

Quer saber como montar o time dos sonhos?  Veja abaixo três atitudes essenciais para contratar o candidato certo para sua empresa:

 

CRIE UMA CULTURA DE RESPONSABILIDADE

Como ter uma equipe comprometida com seu trabalho? É muito mais fácil criar uma cultura de responsabilidade com pessoas responsáveis. Portanto, não se atenha apenas a capacidades técnicas no momento de avaliar currículos. A responsabilidade deve ser um valor central quando se contrata. Busque e contate referências que possam informar se o perfil do candidato condiz com os valores que você procura em sua empresa.

 

CONTRATE “AUTO-GERENTES”

Os “auto-gerentes” são pessoas responsáveis por suas funções sem a necessidade de micro gerenciamento. Buscam cumprir suas rotinas tendo como guia esta reflexão: “levando em conta minhas habilidades e valores, qual deveria ser a minha contribuição e quais resultados devem ser atingidos para fazer a diferença?”. Não perca tempo com os funcionários que precisam de alguém para lhes dizer o que fazer. O “auto-gerente” sabe qual o seu papel na empresa e busca os melhores caminhos para exercê-lo.

 

CURRÍCULO NÃO É TUDO

Cada vez mais se fala sobre inteligência emocional no mercado de trabalho, isto é, a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. Jack Welch, ex-CEO da General Electric (GE), diz que um colaborador com péssimo desempenho mas com bons princípios ainda pode ser treinado. No entanto, um colaborador com bom desempenho mas princípios ruins pode acarretar perdas inestimáveis para seu negócio. Observe o comportamento do candidato durante a entrevista e pergunte sobre situações difíceis que ele experimentou em cargos anteriores. Entenda como ele resolve problemas ao estar sob pressão. Se encontrar uma candidato com o perfil comportamental adequado ao seu negócio e com as habilidades técnicas desejadas, a chance de sucesso é quase certa!

 

E lembre-se:

Montar o time dos sonhos não é apenas um meio para se ter uma empresa de sucesso. É o único modo.

O que você tem feito para contratar o time dos sonhos? Compartilhe suas experiências e conte para nós nos comentários!

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário