4 dicas para evitar assaltos em seu posto de combustível

Publicado em:

4 dicas para evitar assaltos em seu posto de combustível

A segurança nos postos de combustíveis tem se tornado um assunto cada vez mais importante para empresários deste ramo de negócio. Muitos se perguntam: como evitar assaltos em um posto de combustível? Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre assaltos a postos vizinhos ou, até mesmo, já sofreu um em seu negócio.

O volume constante de dinheiro em circulação e a facilidade de entrar e sair nos postos incentiva os criminosos a planejar cada vez mais assaltos nesses estabelecimentos.

A solução para proteger clientes e funcionários é dar enfoque a medidas de prevenção e segurança. Quer saber como se prevenir? Continue lendo este post para aprender como evitar assaltos no seu posto.

 

Incentive o uso de cartões de crédito e débito

Uma das melhores formas de diminuir a circulação de dinheiro em seu estabelecimento é incentivar outras formas de pagamento como os cartões de crédito e débito. Ofereça vantagens e bônus para os clientes que escolherem esta opção.

Outra ação que muitos postos têm implementado é a instalação de cofres. Desta forma, assim que os frentistas recebem o dinheiro, ele é guardado nos cofres e só a empresa especializada na solução de segurança tem acesso a ele.

 

Identificação é essencial para a prevenção

O roubo em postos geralmente é feito por motoqueiros, que agem em dupla. Por esse motivo, alguns estabelecimentos obrigam que os clientes retirem o capacete para que ocorra o abastecimento.

Outra forma de identificar os clientes é fazer com que os pagamentos só ocorram no caixa da loja de conveniência. Dessa maneira, todos são obrigados a deixar seu veículo e terem seus rostos identificados por funcionários e/ou câmeras de segurança.

 

Oriente sua equipe

É essencial treinar seu time de funcionários e orientá-los caso seu posto sofra um assalto. Faça um roteiro em que todos devem saber o que fazer e quem contatar para pedir ajuda.

Alguns postos optam por colocar um alarme silencioso ou botão do pânico para avisar policiais ou seguranças particulares. Ter esse tipo de apoio é uma boa saída para estabelecimentos que operam no período noturno.

 

Deixe o regime 24h

O período com mais assaltos registrados a postos de combustíveis é o noturno.

Muitos postos hoje operam em um regime de funcionamento 24h. Uma coisa que cada proprietário deve colocar na balança é: vale a pena manter o negócio funcionando durante a noite?

Por conta do grande número de assaltos, alguns postos escolheram suspender, por exemplo, o serviço de caixa eletrônico. No caso do atendimento noturno é preciso considerar se as vendas feitas neste período compensam os investimentos em segurança como vigilantes profissionais, alarmes e outras ações para garantir o bem-estar de funcionários e clientes. Se não for o caso, é melhor operar somente em horário comercial.

Evitar assaltos é possível quando tomamos as atitudes certas e investimos em conhecimento e prevenção. Ela é a melhor arma quando se trata de segurança. Portanto, treine bem sua equipe, crie rotinas para o caso de emergências e esteja sempre atento a qualquer ação suspeita.

 

Gostou das dicas?  Se sim, compartilhe este conteúdo e marque quem possa precisar destas informações em seu perfil nas redes sociais 😉

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário