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7 dicas infalíveis para aumentar o ticket médio da sua empresa

7 dicas infalíveis para aumentar o ticket médio da sua empresa

Aumentar o ticket médio do negócio é algo desejado por muitos empresários, pois isso pode significar que os clientes estão comprando mais ou de forma mais frequente. 

Mas, antes de tudo, é preciso explicar o que essa expressão significa exatamente. Você sabe o que é o ticket médio?

Ticket médio é o valor que indica quanto, em média, cada cliente tem comprado na sua empresa. Ou seja, quando esse índice é alto, significa que suas vendas estão lá em cima. 

Com uma fórmula bem simples, você consegue obter os valores do ticket médio da sua empresa:

Faturamento ÷ Número de Vendas = Ticket Médio

E aumentar o ticket médio é uma ação fundamental para manter a competitividade no segmento em que se atua. Para fazer isso, é necessário um pouco de criatividade e bastante planejamento! 

Para te auxiliar com isso, listamos 7 dicas fundamentais para aumentar o ticket médio, confira!

 

1. Invista na variedade de produtos

Uma loja de materiais de construção que também vende ferramentas elétricas, por exemplo, possui maiores chances de faturamento. 

O cliente não precisa ir a outra loja para comprar um alicate ou uma furadeira, por exemplo. Ele pode comprar tudo em seu estabelecimento, além dos outros itens que originalmente desejava.

Essa perspectiva também se aplica para outros segmentos, como madeireiras, óticas, lojas de roupas etc.

Assim, investir em marcas variadas e produtos que tenham a ver com seu segmento é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio.

 

2. Aposte no desconto progressivo

O famoso “leve 3 pague 2” é outra forma assertiva de se aumentar o ticket médio. É uma estratégia simples, mas que alcança percentuais de vendas excelentes.

Você também pode empregar descontos por quantidade de itens: quanto mais produtos o consumidor levar, maior o abatimento no valor final (10%, 15%, 20%, etc.)

Mas lembre-se, primeiramente, de avaliar todos os seus gastos. Tenha em mente o custo fixo e variável, além de suas margens de lucro. 

Essa tática é mais aplicada principalmente quando você precisa girar o estoque.

 

3. Use as ferramentas digitais

O aumento do ticket médio depende do fluxo de vendas, que é potencializado pelas propagandas. E, hoje, os meios digitais são uma maneira barata e eficaz para divulgar o seu negócio.

Você não precisará investir muito para apresentar suas promoções, ou instigar seus clientes a comprar suas mercadorias. Basta aproveitar as redes sociais ou seu site para apresentar sua marca.

Mas, para aproveitar esses recursos, lembre-se de estudar bem o perfil do seu consumidor e seguir à risca as indicações de um plano de marketing digital específico para seu tipo de negócio.

 

4. Prateleiras com itens que se complementam

É uma prática básica do comércio varejista, mas muita gente de outros segmentos pode esquecer de unir produtos que se complementam. Um exemplo básico é dos itens para fazer churrasco próximo ao açougue, dentro de um supermercado.

Dessa forma, o cliente é instigado a comprar um pedaço de carne vermelha, e aproveitará a oportunidade para levar o carvão, grelhas, espetos e acendedores para churrasqueira.

E isso não se limita às lojas físicas. Quem tem e-commerce também pode aproveitar essa tática. Otimizar o site para ofertar produtos complementares é possível e até essencial para aumentar o ticket médio.

Em alguns sistemas ERP, como o da Razem, existem ferramentas impulsionadoras ao aumento do ticket médio.  No RZ Business há uma tela de vendas com itens equivalentes (originais e paralelos) e itens complementares, que ficam disponíveis aos seus funcionários. Assim, eles podem oferecer itens que se complementam sem mais problemas aos seus clientes.

Peça uma demonstração gratuita do nosso sistema, sem nenhum comprometimento.

 

5 . Programas de fidelização

Fazer o cliente voltar para a sua loja (virtual ou física) é outra maneira de faturar mais. E os programas de fidelização são ótimos para isso.

Estipule uma quantidade de compras que seu consumidor precisará fazer para depois receber um brinde ou desconto generoso.

Essa é uma técnica que contribui para conhecer os hábitos de seus clientes, para obter feedbacks mais reais e frequentes sobre seu atendimento e/ou sobre a qualidade das mercadorias.

Todas essas informações você pode, inclusive, organizar em um software de gestão empresarial. Esse tipo de tecnologia possibilitará a montagem de um cadastro completo dos seus consumidores fiéis.

 

6. Cartões presentes ou cupons

Sempre tem um cliente que tem dificuldade em escolher um presente, e, por isso, você pode oferecer a possibilidade de cartões de presente. Desse modo, o cliente não sai da loja sem comprar.

Além disso, a pessoa que irá resgatar o valor do cartão ficará conhecendo um pouco mais de sua loja (momento para caprichar no atendimento e ganhar novo consumidor).

Os cupons de desconto também ajudam a melhorar as vendas e a aumentar o ticket médio. Você pode oferecê-los na sua loja física ou, usando as informações sobre seu público-alvo, pode criar e-mails marketings para enviá-los.

 

7. Ofereça o frete grátis

Talvez hoje não exista um chamariz melhor para vender online, principalmente, do que o de custear o frete. A decisão de muitos consumidores para fechar o pedido esbarra no custo para receber o produto em casa.

Então, ir atrás de parcerias com transportadoras ou fechar planos promocionais com os Correios pode ser uma decisão fundamental se você quer potencializar seu faturamento. Lembre-se que sua loja não pode deixar de vender por causa do valor do frete!

 

Anotou todas as dicas para aumentar o ticket médio de sua empresa? Estude bem o que consegue adotar em sua rotina, e boas vendas!

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