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7 vantagens de oferecer cashback no posto para aumentar vendas

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A nova tendência, que se fortalece cada vez mais no setor dos postos de combustíveis, é utilizar aplicativos de carteiras digitais, principalmente, para oferecer cashback no posto para aumentar as vendas e fidelizar mais clientes. 

Você pode estar se perguntando: “Investir em programas de cashback gera bons resultados?” Podemos dizer que sim, desde que seja o programa que realmente fidelize o cliente à sua marca, não a de uma terceira, e que você tenha controle sobre as vendas e valores.

 O que é cashback e por que ele é relevante?

Mas, antes de entrarmos de vez nessa discussão, você precisa entender bem do que estamos falando. O cashback ficou muito popular nos últimos anos por conta, principalmente, das carteiras digitais, como Ame, PicPay e Iti.

Nessa prática, o cliente recebe certa porcentagem do valor da compra de volta, sendo creditado na sua carteira digital ou dentro do programa de fidelidade. Os valores de retorno variam, mas podem chegar a 20%, dependendo da empresa e da ação.

Por exemplo, se um cliente faz uma compra de 100 reais e a campanha está oferecendo cashback de 10%, ele receberá 10 reais de volta. Esse dinheiro fica creditado no aplicativo e pode ser utilizado dentro de um prazo pré-estipulado em outros produtos ou serviços nos estabelecimentos credenciados. 

De acordo com o estudo Generation Pay, 40% dos brasileiros já utilizam meios de pagamentos digitais. Com esses números tão atraentes, até empresas varejistas, seja no modelo físico ou nos canais digitais de venda, adotaram a opção de oferecer cashback aos seus clientes, com ou sem e-wallet para incentivar as vendas.

7 vantagens de você oferecer cashback no posto e aumentar vendas

Apesar de algumas experiências na atualidade não parecerem tão interessantes quanto se mostraram no começo, a opção ainda é excelente para promover a marca e gerar mais lucro, desde que feita da maneira correta.

A seguir, apresentamos bons motivos para você apostar na prática do cashback e transformar uma ação pontual em duradoura e altamente lucrativa.

1. Sua marca é fortalecida 

Primeiro, é preciso ter em mente que, para oferecer cashback, é preciso ter uma solução para isso, que pode ser desde uma carteira digital já existente, como as que já citamos, ou um programa próprio de fidelidade.

A primeira opção é a mais popular por conta da força já existente da marca, mas traz alguns empecilhos para o fornecedor no longo prazo, principalmente no que diz respeito à taxação das vendas.

Por isso, a opção mais interessante é a adoção de um programa de fidelização próprio, que pode ser oferecido no modelo white label por empresas desenvolvedoras. Ou seja, a empresa cria o projeto e você o adota disponibilizando para seus clientes com a sua identidade visual.

Assim, você fortalece a sua marca diante dos consumidores e se destaca entre seus concorrentes. 

2. Você aumenta a fidelização e captação de clientes

O cashback é a maior sacada dos programas de fidelidade justamente por oferecer uma quantia de volta para o cliente. Por menor que seja o valor, o cliente se sente agraciado quando entram créditos em sua carteira.

Por conta disso, clientes acabam fidelizando um único estabelecimento e voltando sempre que necessário.

Imagine clientes que utilizam transporte como ferramenta de trabalho, como motoristas de aplicativo. Ter esse público sempre na sua pista, periodicamente, significa uma margem de lucro bastante interessante.

Além disso, o mesmo motivo que mantém quem já está perto também aproxima quem está longe. Tendo em vista essa boa possibilidade de ter um dinheirinho a mais na conta, os consumidores buscam os locais que oferecem as melhores vantagens para se comprar naquele lugar.

Oferecer cashback no posto significa, portanto, vantagem competitiva, pois você atrairá mais e mais clientes a cada dia.

 3. Incentiva o consumo de outros produtos e serviços

Com essa rotatividade de clientes diariamente, claro que não poderíamos deixar de aproveitar para vender mais. 

Já falamos por aqui que postos de combustíveis são, acima de tudo, centros comerciais. Logo, para sobreviverem, precisam vender. Os frentistas, por sua vez, mais que abastecer os carros, devem conhecer os clientes e instigá-los a consumir.

Portanto, seu negócio deve aproveitar esse vai-e-vem de clientes novos e fidelizados para conhecê-los mais a ponto de entender quando precisam trocar o óleo do carro, revisar o motor, trocar os pneus etc.

O mantra é: todo cliente na pista é uma oportunidade de venda para além do combustível. 

 4. Fica informado sobre o seu cliente

Este fator é indispensável nos dias de hoje. Muito se fala que dados do consumidor são o novo petróleo. Ou seja, as empresas estão muito mais interessadas nas informações dos seus clientes hoje em dia do que nas décadas anteriores.

Isso porque, com a mudança nos comportamentos sociais e de consumo, fica muito mais difícil prever com quem estamos nos relacionando, quem é esse cliente que compra e porque aquele outro deixa de consumir na sua empresa.

Uma solução focada na fidelização de clientes que permita oferecer cashback no posto, contém também informações importantes para o conhecimento do perfil do cliente ideal do negócio.

Assim, você consegue mapear o perfil do seu cliente e pensar em promoções e até mesmo outras ações no seu posto focadas nele. Com decisões mais assertivas, com base em dados, você não gasta tempo, dinheiro ou energia com ações que não dão certo no final.

5. Sua margem de lucro não é prejudicada

Com você no comando, o valor do cashback não fica definido pela empresa parceira e você não fica amarrado a contratos. Assim, você sabe quando será a hora de ofertar 5%, 10% ou 20% de cashback para seus clientes. 

Atendendo às necessidades do seu fluxo de caixa, fica mais fácil oferecer cashback no posto sem prejudicar a sua lucratividade. Além disso, o cashback é diferente do desconto, pois você não deixa de receber o valor inteiro da venda. O cliente paga pelo que realmente ele comprou.

Para que não fique no vermelho no final do mês, uma solução própria de cashback exige uma gestão firme e sustentável, que conheça todas as variações de venda e de fluxo de caixa da empresa.

Você pode alcançar isso com o auxílio de um software de gestão para postos de combustíveis que é capaz de integrar os diversos processos da empresa, inclusive o controle das vendas, e devolver as informações por meio de dashboards e relatórios gerenciais.

6. Tem total controle sobre as vendas

E por falar em vendas, oferecer cashback no posto para vender mais não surte efeito quando não se tem controle sobre como trabalhar com isso.

Você pode criar regras de cashback a depender da situação e da necessidade do seu cliente. Por exemplo, oferecer vantagens mais interessantes para associações, sindicatos e empresas frotistas. 

A bonificação pode variar também de produto para produto, estimulando o consumo de algum item com baixa rotatividade no estoque.

Outra opção é criar uma regra escalonada, ou seja, quanto mais o cliente abastece, mais cashback ele recebe. Isso pode ser uma boa estratégia para clientes Pessoa Física. Nesse caso, pode ser feito inclusive um esquema de gamificação, no qual os clientes são separados em níveis e vão subindo à medida que consomem.

7. Seus colaboradores passam a vender mais

Os frentistas e demais funcionários também não poderiam ficar de fora dos benefícios de se oferecer cashback no posto. 

O ideal é que, a partir do momento que o posto começa a oferecer essa vantagem, os funcionários percebam que também podem sair ganhando, o que pode ser feito a partir da definição de metas e comissionamento.

Com uma solução de fidelização, você pode estipular metas para que os atendentes cumpram em determinado período. Elas podem envolver quantidade de aplicativos baixados pelos clientes, litragem paga via app, atendimentos realizados, entre outros.

Entendendo que não somente o cliente está ganhando quando paga via aplicativo, os frentistas se sentem parte do processo e são incentivados a fazer a empresa lucrar mais.

Oferecer cashback no posto pode ser uma excelente possibilidade de retorno para sua empresa quando feito do jeito certo, ou seja, com uma solução própria, capaz de entender melhor seu cliente e pôr sua empresa no controle de todos os processos de venda.

Se você deseja acelerar as vendas do posto com um aplicativo de cashback próprio, conheça nossa solução Adaptive Venda+ e alavanque suas vendas. 

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