8 dicas para escolher o melhor distribuidor de combustíveis para o seu posto

Publicado em:

8 DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR DISTRIBUIDOR DE COMBUSTÍVEIS PARA O SEU POSTO

O combustível é a matéria-prima do seu posto. Se você comercializa combustíveis de qualidade duvidosa ou tem algum tipo de problema com o distribuidor de combustíveis, seu negócio e sua reputação podem ser afetados. 

Por isso, é extremamente importante acertar bem na escolha do fornecedor desde o início para não ter dor de cabeça mais adiante. 

Mesmo o mercado de combustíveis sendo um ramo bastante padronizado, existem muitos fornecedores disponíveis, com preços, reputações e qualidades variadas, assim como mais ou menos alinhados aos padrões de segurança. Para lhe ajudar nessa importante missão de achar o distribuidor de combustíveis ideal, elencamos algumas dicas. Continue a leitura e confira!

8 dicas valiosas para encontrar o distribuidor de combustíveis ideal

1. Busque recomendações

O boca a boca sempre será uma das melhores ferramentas a serem usadas na hora de tomar uma decisão de compra. Nessa situação, não é diferente. Converse com outros donos de postos de combustíveis sobre quais as melhores opções em distribuição, inclusive pedindo registros com informações mais detalhadas sobre o prestador do serviço. 

Ainda nesse quesito, você pode também buscar na internet informações sobre a distribuidora que deseja começar a conversar, inclusive em sites de reclamações. Dessa forma, por meio dos comentários diversos, você consegue ter uma noção da reputação dessa empresa.

Além disso, se a empresa teve algum problema com os órgãos reguladores, como transporte de combustível adulterado ou desatenção às normas de segurança, essa informação estará registrada, sendo, portanto, útil para você no momento da escolha.

2. Certifique-se de que o distribuidor está autorizado

Assim como em todo mercado, infelizmente existem empresas que atuam à margem da lei ou aproveitam brechas para executar seus serviços. Por isso, é imprescindível solicitar ao distribuidor os documentos oficiais que permitem a sua atuação, bem como certificados de qualidade do produto. Fazendo isso, você evita se envolver em problemas maiores tanto com os clientes quanto com a Justiça.

No site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), você encontra informações importantes sobre distribuidores de combustíveis que devem ser consideradas antes de se tomar qualquer decisão. 

Outra garantia são as certificações nacionais e internacionais de segurança e qualidade emitidas pela normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001, que atestam a confiabilidade no produto.

3. Questione o distribuidor

Mesmo tendo recebido indicações ou encontrado um bom volume de informações positivas na web, ainda há espaço para desconfiança. Por isso, é importante a realização de testes com o distribuidor de combustíveis.

Para isso, você pode elaborar questionários para identificar se tal distribuidora realmente é a ideal para você. Nesse tipo de teste, faça perguntas sobre o tempo de experiência no ramo, comprovações oficiais, medidas de segurança, entre outros detalhes.

4. Tenha cuidado com preços baixos demais

Os preços de combustíveis variam de um fornecedor a outro, mas essa diferença não deve ser muito discrepante, já que existe um padrão de mercado a ser seguido. Além disso, os impostos e o valor cobrado pela fornecedora ou importadora não destoam muito de um distribuidor para o outro.

Preço de gasolina muito baixo pode ser um indicativo de que ela esteja adulterada. O que se torna um grande problema, pois um automóvel que recebe combustível adulterado logo vai apresentar falhas na ignição e perda na capacidade de arranque.

Para você ter uma noção do impacto que essa irregularidade pode provocar, um posto de combustível do Distrito Federal foi condenado a indenizar uma cliente pelos danos causados ao automóvel dela por conta do combustível adulterado

5. Cheque a qualidade e a segurança do produto

Verificar se o posto está autorizado pela ANP a atuar não é suficiente para garantir a confiança. Além disso, você precisa conferir se a empresa segue as normas de qualidade e segurança indicadas pelo órgão regulador. 

Essa tarefa não é tão difícil. Mesmo a olho nu, você consegue examinar o combustível fornecido. O etanol hidratado, por exemplo, deve estar sem impurezas, límpido e sem a cor alaranjada. Se alguma dessas características estiver ausente, desconfie. Mas essa é uma checagem prévia. O ideal é solicitar os resultados de testes laboratoriais que comprovem a qualidade do produto. 

No quesito segurança, um ponto importante é a verificação do lacre de segurança da carga, pois, se estiver com resquícios de violação, há fortes indícios de que o produto pode ter sido adulterado. 

6. Conheça a logística do distribuidor

Um erro grave para qualquer fornecedor é deixar seu cliente sem o produto ao qual está à procura, sem a matéria-prima da sua venda. 

Muito gestores de postos gastam muito tempo e energia investigando a qualidade do produto e a adequação às normas fiscais e de segurança e acabam esquecendo um detalhe extremamente importante: a logística. Afinal, de que ainda fornecer um produto excelente se não consegue entregá-lo?

Ter atenção a esse ponto significa certificar-se de que o distribuidor irá atender a sua demanda dentro dos prazos previamente estipulados. 

Portanto, para avaliar a logística do potencial distribuidor de combustíveis e evitar futuros transtornos, você deve averiguar a frequência das entregas dele na região onde seu posto está localizado, o tempo de resposta a solicitações e mesmo a maneira como ele atua em situações adversas, como reabastecimento extra em caso de urgência.

Como já citamos, vale analisar também se a forma como esses combustíveis são transportados atende a todas as normas de segurança definidas pelos órgãos regulatórios.

7. Centralize os produtos em um único distribuidor de combustíveis

Se escolher um bom fornecedor é uma tarefa por vezes desafiadora; a escolha por vários eleva essa missão a outro patamar. 

Se seu posto comercializa uma variedade de combustíveis, como gasolina comum, gasolina aditivada, diesel S500, diesel S10 e outros, o ideal é que você opte por um distribuidor que também possa lhe fornecer todos esses combustíveis.

Ao comprar diversos produtos de um mesmo fornecedor, você tem uma gama de vantagens prévias e após o fechamento do contrato. Antes porque você vai pesquisar todo o seu histórico, buscar recomendações e analisar a qualidade do produto e assertividade da entrega uma única vez. Depois, porque você vai centralizar a operação em um único lugar, otimizar a distribuição logística dos produtos, fazer negociações mais interessantes e, de maneira geral, tornar todo o processo mais prático e ágil.

8. Confira se o distribuidor tem responsabilidade socioambiental

Hoje em dia, muito se fala em economia verde, que busca um equilíbrio entre o desenvolvimento e o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar da humanidade. Isso existe porque, cada vez mais, as pessoas estão mais críticas ao desenvolvimento desenfreado e prejudicial de determinadas atividades econômicas, logo, mais conscientes quanto ao uso de recursos naturais.

Não adianta somente você ter consciência socioambiental. Seus parceiros também precisam ter. Portanto, é interessante optar por um distribuidor de combustíveis que atua rigorosamente de acordo com as normas ambientais, apoia ações socioambientais, realiza uma destinação adequada dos seus resíduos e adota processos sustentáveis em sua cadeia de produção.

Fazer isso não é somente “estar bem na fita”, é também evitar transtornos futuros, já que seu posto pode ser penalizado caso comercialize produtos que não estejam dentro das normais ambientais oficiais. 

E então, gostou do nosso artigo? Esperamos que essas dicas tenham ajudado você nessa tomada de decisão que é extremamente importante, principalmente para quem está montando um negócio agora. E Por falar nisso, acesse nosso próximo texto, onde trazemos pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de abrir um posto de combustível. Confira!

Se você deseja receber outras dicas como essa para aprimorar os processos de gestão do seu posto, assine agora nossa newsletter e siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.