Entenda a importância do pós-venda no mercado de TI

Entenda a importância do pós-venda no mercado de TI

Você tem uma área de pós-venda na sua empresa?

A importância do pós-venda para o sucesso dos negócios se caracteriza por ser uma estratégia poderosa de retenção e fidelização de clientes. Ele é essencial para nutrir o relacionamento da sua marca com o público. Afinal, você não vai querer ser aquele amigo que aparece só quando precisa de algum favor, certo?

A mesma coisa se aplica à sua empresa. Você não deve acompanhar seu cliente apenas até a conclusão da venda.

Todo cliente de uma empresa de serviços possui necessidades de suporte e melhorias. Em um processo de compra de sistemas de gestão empresarial (ERP), por exemplo, existe um tempo de “maturação da operação”, bem como o tempo para o retorno sobre o investimento inicial.  Por isso, é necessário montar processos de pós-venda que garantam que o cliente enxergue o valor do investimento no serviço provido pela sua empresa e confie que terá o suporte necessário para explorar ao máximo os benefícios adquiridos.

Se você ainda não conhece a prática do pós-venda, sugerimos que você continue a ler este artigo para entender como a inclusão dele no seu negócio de TI pode transformar o relacionamento com seu cliente e trazer inúmeras vantagens, desde a redução de custos até o aumento de vendas. Vamos lá?

 

Por que investir em pós-venda?

Criar uma área de pós-venda demanda investimentos em estrutura, treinamento de funcionários e tecnologia.

No entanto, com uma estratégia firme e cultura voltada ao cliente, é possível reaver esse investimento em pouco tempo.

Alguns dos benefícios de ter um pós-venda na sua empresa são:

  • reduz custos
  • diminui número de reclamações de clientes e gastos com devoluções
  • limita quantidade de despesas com elaboração de peças publicitárias para atrair novos clientes — afinal, consumidores satisfeitos e fiéis à sua marca são muito mais rentáveis e indicam sua empresa para outros!

 

Conquiste a confiança do seu cliente

Ao investir em ações de pós-venda, seu negócio garante faturamento a longo prazo, tudo com base em uma relação de confiança e reciprocidade.

Quem confia no seu negócio, continua comprando de você e recomenda sua empresa para outros! Além disso, o cliente fiel participa de ações de incentivo como promoções, pesquisas e eventos, e permite que você utilize as informações coletadas em ações de melhoria contínua na empresa.

 

Pós-venda é comunicação de via dupla

Além de se comunicar, é preciso aprender a ouvir. Ao criar ações de incentivo, é possível descobrir os gostos, preferências, objeções, receios e dúvidas dos seus clientes.

Com essas informações em mão, você pode traçar ações mais assertivas para  a evolução dos serviços de atendimento ao cliente da sua empresa e também suas estratégias de marketing e vendas.

O pós-venda é uma ótima forma de manter esse canal de comunicação entre você e seu cliente sempre aberto.

 

Pós-venda reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)

Conforme já citado, uma das vantagens de ter um pós-venda efetivo é a redução nos custos de aquisição de clientes (CAC).

Se o seu cliente tem suas necessidades bem atendidas, se sente ouvido e tem o suporte que precisa, realizar upsell e cross-sell de vendas se torna um caminho bem menos longo, o que garante um faturamento maior sem aumentar o orçamento de marketing e vendas.

 

Como fazer um pós-venda efetivo?

Além de conquistar a confiança do cliente e saber ouvir, é preciso criar mecanismos para garantir a eficácia do seu atendimento pós-venda.

A primeira coisa a fazer é oferecer multicanais de atendimento. Procure descobrir que canais de comunicação seu cliente prefere para entrar em contato com a empresa e ofereça isso a ele! Essa é uma forma de garantir que a comunicação entre vocês continue fluindo.

Dizer que é preciso proporcionar um suporte de qualidade não é novidade nesse nicho. Afinal, no mercado de TI, o suporte muitas vezes ultrapassa os comparativos de preços e benefícios.

De que adianta ter o melhor software ou produto se a equipe de atendimento ao cliente não está pronta para oferecer soluções e benfeitorias de acordo com as necessidades dos consumidores? Portanto, garanta que sua equipe de suporte esteja pronta para atender as demandas e entregar valor para os negócios dos seus clientes.

No mercado de TI, a importância do pós-venda é ainda maior. Não basta se ater apenas às questões técnicas mas sim a todos os detalhes que podem impactar os negócios, como mudanças de legislação, alterações de calendário e obrigações fiscais, potencial de crescimento da operação e outros.

Acredite! Os custos de não investir em pós-venda são muito maiores do que deixar essa área de lado e perder os clientes para a concorrência. Por isso, comece já a trabalhar isso em sua empresa!

 

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