Está na hora de investir na aparência do seu posto de combustível

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Já ouviu a expressão de que o ser humano come primeiro com os olhos? Essa frase não se aplica exclusivamente à alimentação, mas é um conceito abrangente que diz respeito às impressões visuais, que são as primeiras a atingir nossa consciência quando entramos em um lugar pela primeira vez.

Tendo isso em mente, está na hora de você começar a se preocupar com a aparência do seu posto de combustível. Atualmente, quanto mais bem apresentável for o posto, melhor avaliado ele será pelos próprios clientes, além de ser mais atrativo.

O que mais importa hoje é o conforto e o bem-estar. Além de deixar os clientes mais à vontade, uma boa aparência transmite seriedade, compromisso, profissionalismo e organização.

Por isso, trouxemos um post com várias dicas para você cuidar mais do visual do seu posto de combustível e atrair cada vez mais clientes. Afinal, a aparência do seu posto é o seu melhor cartão de visitas.

 

Como melhorar a aparência do meu posto de combustível?

 

Você deve ter o cuidado de deixar tudo o que fica à vista do cliente no melhor estado possível. Siga essas dicas e você terá um posto mais bonito, atraente e convidativo.

  

1 – Pintura

A pintura parece um detalhe, mas ela faz toda a diferença. As paredes, rodapés, colunas e também o teto do seu posto de combustível devem estar muito bem pintadas, sem manchas de sujeira, sem descascados ou desbotados.

Ao notar qualquer um desses problemas, pinte novamente a região o mais breve possível. Quanto mais intacta estiver a pintura do seu posto, melhor. Investir na aparência do seu posto de combustível envolve manutenção periódica. Com os cuidados adequados, essa manutenção pode ser feita em intervalos cada vez maiores.

 

2 – Sinalização

Postos de combustível têm diversas obrigações com sinalizações. Existem sinalizações para muitos fins, como prevenção a incêndios, indicação de rotas e certificação. Quanto mais preservada e completa for a sinalização do seu posto, mais ele demonstrará a seriedade, a organização e o compromisso com a segurança.

A sinalização faz parte dos investimentos na aparência do seu posto de combustível. Verifique o estado de conservação das placas para certificar que elas estão legíveis e limpas, inspecione as faixas pintadas na pista, avalie a organização das rotas, entre outros cuidados.

 

3 – Iluminação

Outro fator muito importante que faz toda a diferença na aparência do seu posto de combustível é a iluminação. Dependendo de como seu posto for iluminado, ele pode se tornar altamente convidativo ou extremamente repulsivo.

Um posto mal-iluminado é desagradável e não inspira confiança. Se o cliente estiver dirigindo de noite e encontrar um posto de combustível mal-iluminado, provavelmente não vai parar para abastecer, mas sim procurar outro.

Verifique constantemente as lâmpadas de todas as áreas do posto. Instale luzes mais fortes, como as fluorescentes e as de LED. Opte por mais pontos de luz ao invés de poucos mais focados.

 

4 – Uniformes dos colaboradores

Já que estamos falando de apresentação, torna-se essencial abordar a apresentação pessoal dos colaboradores. O uniforme deve estar sempre bem limpo e passado. Se os uniformes estiverem ficando muito desbotados, troque-os por novos.

Instrua os colaboradores nos cuidados de seus uniformes e também nos cuidados com a própria aparência, incluindo cabelos, unhas, pele e acessórios. Uma boa apresentação pessoal transmite bem-estar ao cliente.

 

5 – Equipamentos

Todos os equipamentos do seu posto de combustível também estão incluídos na questão da aparência. Equipamentos enferrujados, sujos ou danificados demonstram desleixo, falta de atenção e de preocupação por parte da gestão.

Certifique-se de que os equipamentos estejam sempre nas melhores condições. Troque-os por novos quando necessário e instrua os colaboradores a preservá-los. As bombas de combustível também são consideradas como equipamentos, e merecem a mesma atenção.

 

6 – Limpeza

Mais um fator importante onde você deve investir na aparência do seu posto de combustível é a limpeza dos espaços e equipamentos. A pista deve sempre estar imaculada. Qualquer resíduo que caia na pista deve ser imediatamente removido.

Imagine o quão desagradável é para o cliente chegar a um posto de combustível e encontrar uma lata de refrigerante ou uma embalagem de biscoito no meio da pista. O mesmo vale para sujeiras menores, mas que ainda são notáveis.

Além disso, mantenha todos os outros ambientes limpos, incluindo a loja de conveniência, a troca de óleo, o lava-rápido, a manutenção, entre outros.

 

7 – Loja de conveniência

Não é apenas a pista do seu posto que precisa de cuidados com a apresentação. Investir na aparência do seu posto de combustível significa manter todos os espaços bem apresentáveis. Isso inclui a loja de conveniência.

Ela deve estar sempre limpa, organizada, bem iluminada, com paredes bem pintadas, balcão organizado, produtos limpos e vitrines bem cuidadas. Preze pelo bem-estar dos clientes que frequentam sua loja de conveniência, pois nem sempre são os mesmos que frequentam suas bombas de combustível.

 

8 – Identidade visual

Se você ainda não tem uma identidade visual, já está mais do que na hora. A identidade visual é a aparência geral de uma marca. Quer um bom exemplo? Quando você vê uma letra M em amarelo sobre um fundo vermelho, automaticamente você pensa em uma rede de fast-food muito famosa.

O mesmo deve ser feito com seu posto de combustível. Entretanto, a identidade visual não está limitada apenas à sua logomarca. Estão inclusos o nome fantasia do posto, as cores, as fontes utilizadas, o discurso e até o posicionamento da marca no mercado.

Quanto mais consistente for sua identidade visual, mais os clientes começarão a reconhecer sua marca. Automaticamente, você estará investindo na aparência do seu posto de combustível ao adotar uma identidade visual que segue suas próprias regras, mantendo o ambiente mais bonito, com design superior, atrativo e convidativo.

Vale a pena investir na aparência do seu posto de combustível para se destacar frente aos concorrentes, mostrando uma marca mais bem preparada para o mercado, com presença e atitude.

 

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