Aprenda como escolher seu mix de produtos e aumente já suas vendas

Publicado em:

Aprenda como escolher seu mix de produtos e aumente já suas vendas

O mix de produtos de uma empresa pode influenciar de forma positiva ou negativa seu crescimento e evolução. Um mix de produtos é uma variedade de itens que uma empresa disponibiliza no mercado para atingir diferentes clientes ou dominar uma fatia maior do seu segmento. A dúvida de muitos é: como escolher o mix de produtos certo para sua marca?

Ao contrário do que a maioria dos empresários pensam, um mix muito diversificado de produtos não significa necessariamente maior número de vendas e clientes. É preciso considerar certos aspectos na montagem do mix de produtos oferecidos pelo seu negócio para manter a imagem da sua marca, conquistar clientes fiéis e realizar uma gestão de estoque eficiente.

Quer saber a melhor maneira de elaborar um mix de produtos rentável? Continue acompanhando este conteúdo!

 

Mantenha o foco no negócio principal

 

Como você gostaria de ser conhecido no mercado?

Esta é uma pergunta importante pois ela vai guiar suas decisões de forma mais consciente no momento da escolha do mix de produtos.

Por exemplo, se você tem um posto que é conhecido por vender ingressos para eventos de jovens adultos, fica muito mais fácil saber quais produtos prover na loja de conveniência. Bebidas e energéticos podem ser uma boa pedida, além de lanches prontos, muito populares para quem estuda e trabalha fora o dia inteiro.

A mesma coisa se aplica para quem possui uma empresa focada em soluções de automação. Seria estranho oferecer algo muito além deste foco se você está apenas começando, certo?

Se você trabalha com automação de residências, não faz muito sentido disponibilizar soluções de gestão e automação para empresas. São mercados diferentes. Uma pequena ou média empresa teria muitos custos para manter a oferta destes dois tipos de serviço.

Portanto, o mais correto é construir a imagem da sua empresa em torno do negócio principal. Ir além dele pode ser perigoso porque grandes empresas já disponibilizam essa variedade de produtos e serviços aos consumidores. Concorrer com elas neste quesito não é a melhor opção.

 

Selecione produtos complementares

Para ir além, é importante pensar: que outros produtos ou serviços meu cliente poderia precisar?

Ao selecionar produtos complementares para seu mix, você tem a possibilidade de aumentar o ticket médio da sua empresa e, além disso, facilitar o dia-a-dia de quem procura soluções relacionadas ao mercado em que você atua.

Se você trabalha no mercado de postos de combustíveis e oferece um software de gestão para este tipo de negócio, uma boa ideia é procurar produtos complementares como automação e soluções de recursos humanos e contabilidade. Grandes redes de postos costumam ter necessidades diferentes e precisam de soluções integradas para manter a rotina da empresa em dia. Esta pode ser uma oportunidade de conseguir clientes maiores e realizar mais vendas.

 

Acrescente variantes ao mix

Outra maneira que os empresários utilizam para diversificar sua estratégia de negócio é acrescentar produtos variantes em seu mix. Marcas diferentes de uma mesma categoria de produtos são ofertadas para agradar vários clientes e cobrir várias faixas de renda que possam procurar os serviços da empresa.

O essencial de como escolher o mix de produtos para sua empresa é saber balancear a diversidade com o foco principal do seu negócio. Ao ofertar produtos complementares, você aumenta as chances de vender mais para um mesmo cliente, além de atrair novos consumidores para sua empresa.

E, ao manter firme o propósito do negócio principal, é possível se especializar em um nicho e evitar a concorrência com grandes empresas que investem em uma enorme diversidade de seu mix de produtos. Para crescer, o pequeno e médio empresário precisa parar de tentar concorrer com as grandes redes. Escolher o mix de produtos certo e adequado para sua clientela é um dos passos mais importantes para realizar isso.

 

Pronto para escolher o seu mix de produtos? Se você gostou deste post, indique para os amigos e compartilhe nas redes sociais.

Acompanhe o blog da Adaptive. Temos conteúdo novo toda semana!

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário