Como aumentar o Ticket Médio do seu Posto de Combustível

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Aumentar as vendas e lucros: prioridade de qualquer negócio. Uma das formas de alcançar esse objetivo é ampliar o ticket médio dos clientes do posto. Neste período de instabilidade econômico que vive o país, essa tarefa pode se tornar ainda mais difícil de ser realizada, mas com um bom planejamento, utilizar a criatividade para buscar diferenciais em relação a concorrência permitem concretizá-la.

Como aumentar o Ticket Médio do seu Posto de Combustível

Se o seu posto de combustível unir um bom atendimento com inovação, as chances de fidelizar os clientes aumentam significativamente. É importante sempre buscar uma proposta de valor.

Confira a seguir, como avaliar a média de gastos dos clientes no seu posto de combustível e as melhores ações para elevar este ticket médio em seu negócio. Vamos lá!

 

Explore melhor o ticket médio dos seus clientes

É importante valorizar os clientes que mais investem no seu posto, o primeiro passo é verificar o ticket médio, que consiste na média de consumo ao adquirirem produtos e serviços.

Para calcular o ticket médio, faça a divisão do faturamento pelo número de clientes que estiveram no posto durante o dia. Se pretende fazer isso por consumidor no período mensal, verifique quanto ele gastou e faça a divisão pelo número de vezes que ele frequentou o posto.

 

Veja como aumentar as vendas

Agora que você entende sobre ticket médio, você tem um indicador importante para mensurar os resultados. Mas de qual forma o posto pode atingir um faturamento ainda maior? Adote uma série de melhorias e ações, utilizando o que falamos anteriormente: bom atendimento, inovação, sempre buscando diferenciais. Abaixo vamos dar algumas dicas do que poderá ser feito.
Acompanhe!

 

Avalie a postura do público-alvo

Analise os produtos e serviços que seus clientes mais adquirem. Isso lhe ajudará a fazer promoções que despertam ainda mais o interesse deles. É possível, por exemplo, fazer uma oferta especial para alguns segmentos, como empresas, motoqueiros, taxistas e idosos.

Essa iniciativa pode contribuir para aumentar a fidelização, o que é muito importante para as empresas.

 

Ofereça ainda mais opções de produtos e serviços

É inegável que os clientes vão a um posto para abastecer o veículo. Por outro lado, é viável oferecer outras mercadorias e serviços que tornem o seu negócio mais atraente.

Uma dica é investir em uma loja de conveniência com itens que podem chamar a atenção do público, como artigos de higiene pessoal, salgados, refrigerantes, jornais e revistas. Na correria do cotidiano, facilitar a vida do cliente é sinônimo de lucro garantido.

Pensa em abrir uma loja de conveniência? Criamos em um outro post: 6 passos que você deve seguir.

 

Adote um programa de fidelidade

Procure beneficiar os clientes mais frequentes. Por isso, é fundamental adotar um programa de fidelidade. Nele, podem ser oferecidos brindes e descontos para os que atingirem um determinado valor na compra de produtos e serviços.

Essa ação contribui para expandir o faturamento e construir uma imagem positiva da empresa. A propaganda boca a boca tem uma grande força para atrair um novo cliente.

 

Crie promoções e descontos

Por que não usar as datas especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc.) e os feriados para movimentar o posto de combustível?

Se você quer elevar o ticket médio, aproveite a oportunidade de criar ofertas interessantes, como:

  • Ducha grátis para quem abastecer um determinado valor;
  • Descontos na troca de óleo e na lavagem do veículo;
  • Sorteio de um carregador USB para os que consumirem um determinado valor;
  • Jornal de graça para os primeiros 50 clientes que investirem, no mínimo, 60 reais;
  • Descontos na loja de conveniência para os consumidores em datas especiais.

Com certeza, proporcionar condições favoráveis para os fregueses adquirirem produtos e serviços é uma forma de aumentar a visibilidade da empresa.

 

Ofereça treinamentos à equipe

A qualidade no atendimento é peça fundamental para o sucesso. Qualquer cliente fica satisfeito ao ser atendido por frentistas educados e atenciosos. Por isso, capacitar os colaboradores deve ser uma das prioridades de qualquer negócio.

Muitas vezes, a dica de um funcionário pode fazer com que o cliente opte por comprar algum item, como um lubrificante ou uma palheta para o para-brisa.

 

Motive sua equipe

Ter uma equipe motivada pode ser um divisor de águas para sua empresa. Em tempos de crise econômica, se você não tiver uma equipe engajada, você perde uma das poucas formas viáveis de retomar o crescimento. Funcionários felizes tornam o ambiente de trabalho mais agradável e aumentam consideravelmente sua produtividade. A dúvida é: como motivar funcionários?

Há formas muito simples e eficientes de aumentar a felicidade no escritório. E o melhor: sem gastar nenhum dinheiro! Confira neste outro post: Como motivar seus funcionários do posto.

É nítido que o planejamento, a criatividade e o foco em resultados são fundamentais para um posto cativar o público-alvo, superar a concorrência e, consequentemente, aumentar o ticket médio.

Se você realmente quer aumentar o seu ticket médio do seu posto, assine nossa newsletter. Afinal, o conhecimento é imprescindível para quem almeja inovar e turbinar as vendas!

 

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