Bico de abastecimento – qual a diferença entre os tipos que há no mercado?

Publicado em:

Os bicos de abastecimento utilizados nas bombas de combustíveis possuem algumas diferenças entre si. Cada modelo conta com funcionalidades exclusivas, modificando sua operação e trazendo vantagens.

Alguns tipos de bico de abastecimento podem, inclusive, evitar acidentes ou preservar a saúde dos colaboradores que os operam. Com tantos detalhes a serem considerados, é importante que você conheça as diferenças entre os bicos de abastecimento para decidir qual o melhor para o seu posto.

Se você não sabe quais são essas diferenças ou não conhece os modelos disponíveis no mercado, veja abaixo quais são os bicos de abastecimento mais comuns, suas vantagens e funcionalidades.

 

Os bicos de abastecimento mais comuns do mercado e suas diferenças

Antes de começar a falar sobre os modelos em si, há uma informação muito importante que você precisa saber. No Brasil, há uma restrição quanto ao tipo de bico de abastecimento que pode ser utilizado. Só podemos utilizar bicos de abastecimento automáticos.

Entre os automáticos, existem ainda duas variações: os que possuem uma válvula de segurança padrão e os que possuem, além desta, outra válvula de segurança adicional. Essa válvula de segurança extra é geralmente indicada pela letra B no nome do modelo dos bicos de abastecimento.

Entretanto, nem todos os modelos que não possuem a letra B são desprovidos dessa proteção extra, como veremos durante a explicação sobre os modelos a seguir.

 

Bico 11A e 11AP

Os bicos 11A e 11AP são bastante similares. Ambos são bicos de abastecimento automáticos, com modelo e design similares. Porém, nenhum dos dois possui a segurança extra indicada pela letra B.

O que diferencia esses dois modelos entre si é a dimensão de suas bitolas. Essa diferença em suas dimensões proporciona vazões diferentes e, portanto, deve ser uma informação importante no momento da escolha, já que influenciam no abastecimento.

Além disso, os bicos 11A podem ser utilizados com todos os tipos de combustíveis, incluindo diesel, etanol, gasolina e as misturas de até 10%. Eles também possuem um fechamento específico que evita o derramamento nos postos de autoatendimento.

Outra funcionalidade dos bicos 11A é o sistema FlowLock, que o desarma caso ocorra o uso incorreto, proporcionando maior segurança em sua utilização.

 

Bico 11B

Os bicos 11B, como já consta em seu próprio nome, oferecem aquela segurança extra que mencionamos acima. Ele é um dos destaques para utilização em postos de autoatendimento ou em postos tradicionais, que funcionam como varejo.

Contam com o sistema FlowLock, que impede o uso inadequado do equipamento, além da trava que evita o derramamento de combustível durante a operação. Os bicos 11B possuem fechamento automático em dois estágios.

Equipados com capas protetoras de longa durabilidade, eles podem ser utilizados por mais de um milhão de ciclos. Isso acaba sendo benéfico do ponto de vista da rentabilidade para quem os adquire.

Os bicos 11B funcionam em 3 velocidades de abastecimento distintas, o que ajuda o operador a ter muito mais controle sobre o abastecimento, comparado aos outros bicos de abastecimento disponíveis no mercado.

Estão disponíveis ponteiras de substituição para esse modelo de bico de abastecimento, para garantir que estejam sempre 100% operacionais.

 

Bico 7H e 7HL

A principal diferença entre os bicos de abastecimento 7H e 7HL em relação aos outros modelos é sua velocidade de abastecimento, que é muito superior. Isso se dá graças à sua ponteira de uma polegada que permite a passagem de mais combustível pelo bico.

Entre os diferenciais do modelo 7H, podemos falar sobre o sistema de desarme para quando ele é acionado em velocidade inferior a 19 litros por segundo. 

Além disso, o 7H também possui uma proteção física no gatilho para situações indesejadas, como quando o bico fica preso em posição aberta. Isso ajuda a evitar ainda mais o derramamento de combustível na pista, reforçando a segurança.

Outra diferença do bico de combustível 7H são as três velocidades de vazão disponíveis. Elas podem ser ajustadas com uma só mão e controladas com maior facilidade do que todos os outros modelos disponíveis no mercado.

Também estão disponíveis ponteiras de reposição para esse modelo de bico de abastecimento, com ou sem anel de ancoragem. O anel serve para proporcionar maior segurança e estabilidade ao operador no encaixe com o bocal do tanque recipiente, o que simplifica muito o trabalho dos colaboradores.

 

Bico 7HB

O bico 7HB possui todas as funcionalidades citadas do bico 7H, além da válvula de segurança adicional indicada pela letra B. Se você quer um bico de abastecimento com alta vazão sem abrir mão da segurança, essa é uma ótima opção.

 

Bico 12VW

O bico de abastecimento 12VW é um modelo novo, de 2019, que possui duas vias. A principal é exclusivamente para o abastecimento, como todos os outros bicos. Mas além desta, ele também possui uma via para captação de vapores ao longo do abastecimento.

Isso o torna ainda mais seguro do que os demais bicos de abastecimento, já que esse recurso contribui para diminuir os riscos operacionais. Além disso, eles também possuem a mesma válvula de segurança extra dos bicos indicados com a letra B, o que faz com que sejam os mais completos do mercado no quesito segurança.

A via de captação de vapores foi uma ideia que surgiu para preservar a saúde dos colaboradores que, antes disso, só podiam abastecer os veículos a uma certa distância, devido ao vapor de benzeno que prejudica a saúde.

Com a chegada do bico 12VW, não há mais esse problema e os colaboradores podem trabalhar mais tranquilos. Os bicos de abastecimento 12VW são a melhor opção do mercado atualmente.

Por isso, pense sobre a aquisição desses modelos. É recomendado ter, ao menos, um modelo do tipo B para melhorar a segurança e evitar o vazamento de combustível. O modelo 7HB pode ser uma boa opção se você quer um abastecimento mais rápido.

Depois de conhecer a diferença entre os bicos de abastecimento existentes no mercado, assine nossa newsletter para ficar bem informado sobre assuntos de alta relevância para o seu posto de combustível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.