BPO Financeiro: a melhor forma de gestores cuidarem de seu posto

Você já vivenciou a seguinte situação: “Meu dia está cheio e meu posto está com fluxo intenso de clientes, no entanto não consigo enxergar uma perspectiva de crescimento.”? Isso poderá ocorrer por você não dar a devida atenção ao que realmente importa: a gestão financeira. Mas fique tranquilo, pois esse problema pode ser resolvido com o BPO Financeiro.

Antes, vamos trazer uma informação bem relevante. A mais recente pesquisa sobre a taxa de mortalidade das empresas no Brasil realizada pelo Sebrae, aponta que, entre os pequenos negócios, 21,6% fecham após 5 anos de atividade. 

Entre as diversas causas, uma que chama atenção é a falta de gestão financeira. Os gestores de 48% das empresas que fecharam não realizavam um acompanhamento meticuloso da rotina financeira. Consequentemente, sem ter uma noção do quanto se gasta e do quanto se precisa para sobreviver, o fechamento é iminente. 

Esses gestores poderiam ter evitado esse problema caso tivessem um pouco mais de atenção na hora de fazer a gestão do seu negócio. No entanto, não perceberam que poderiam ter terceirizado setores, como o Financeiro.

O BPO Financeiro entra nessa situação, pois ele é a chave para quem não tem tempo a perder e busca fazer a empresa evoluir.

O que é um BPO financeiro?

BPO é a sigla para “Business Process Outsourcing”, que, em tradução livre, significa “Terceirização de Processos de Negócios”. Trata-se, portanto, de uma prática adotada por todo tipo de negócio quando se quer contratar outros profissionais ou empresas para controlar determinado setor.

Logo, o BPO Financeiro é a terceirização do setor financeiro das empresas. Neste caso, uma empresa externa se apropria de todos os processos da área financeira da contratante com o objetivo de potencializar o seu desempenho e, acima de tudo, contribuir com melhores resultados.

Diferentemente de empresas de consultoria ou assessoria financeira, um BPO constrói uma equipe para sua companhia. Essa equipe deverá absorver tarefas, informações e processos sem ficar dentro dos muros da sua empresa.

Em linhas gerais, ela será responsável por fazer toda a gestão financeira da empresa. Assim sendo, por ser totalmente focada nisso, consegue “olhar com mais carinho” para os números do negócio. Isso possibilita que cálculos sejam feitos com mais precisão, relatórios sejam gerados com mais assertividade e informações financeiras sejam compartilhadas de forma mais transparentes. 

Por que ter um BPO financeiro?

Quando falamos em terceirização financeira, é de se imaginar que todos os processos que fazem parte da área possam ser repassados. Isso pode mesmo acontecer.

Dentre as atividades de rotina estão fluxo de caixa, gestão de indicadores, gerenciamento de fornecedores, contas a pagar e contas a receber, conciliação de cartão, emissão de notas fiscais e até fechamento da folha de pagamento.

Provavelmente você gasta muito tempo e energia em atividades rotineiras que poderiam ser facilmente terceirizadas. Ao passar adiante essas tarefas, você se preocupa apenas com os relatórios de acompanhamento da área financeira e se dedica com mais intensidade à gestão do seu negócio como um todo.

Dessa forma, você deixa de olhar para os lados e foca no que realmente importa. Isso significa mirar para frente, visando levar o seu posto de combustíveis a um patamar mais sadio e competitivo.

Outro bom motivo em ter um BPO para posto é a qualidade das entregas realizadas. Por ser especializada nisso, empresas que atuam como BPO financeiro têm processos e métricas muito bem estruturados. Assim, erros frequentes que equipes internas realizam podem desaparecer.

Por consequência, todas as demandas financeiras são atendidas com mais eficiência e eficácia, gerando relatórios no tempo certo e com alto grau de assertividade.

Além disso, ao terceirizar um financeiro, você enxuga o seu quadro de colaboradores, diminuindo custos com salários e encargos trabalhistas. Sua empresa, portanto, deixa de ter uma pessoa ou pequena equipe para ter um time completo de especialistas.

As vantagens de um BPO para o posto

Só para você ter uma ideia, uma empresa de consultoria financeira elaborou uma pesquisa e descobriu que setores financeiros de empresas que apostaram na terceirização aumentaram seu desempenho em 24%.

Esse mesmo estudo também identificou que os colaboradores aumentaram em 15% o seu tempo de dedicação ao core business e os custos de operação caíram em 12%. 

Podemos, então, elencar como vantagens do BPO Financeiro:

  • Segurança e assertividade nas informações financeiras;
  • Análise estratégica das finanças;
  • Competitividade no mercado;
  • Redução de erros em rotinas financeiras;
  • Controle de pagamentos e recebimentos;
  • Mão de obra qualificada fora da folha de pagamento;
  • Suporte especializado em assuntos tributários, fiscais e administrativos.

Quem pode fazer BPO financeiro?

Ao contrário do que se pode pensar, há empresas que adotam a terceirização financeira desde a década de 1990. O que mudou de lá para cá é que, não somente grandes empresas podem terceirizar setore, pequenas e médias também.

Por exemplo, grandes negócios como o grupo de Telecomunicações Algar e a marca de cosméticos Avon já contam com os serviços de BPO Financeiro. Nos últimos anos, empresas menores também passaram a adotar a prática, inclusive postos de combustíveis.

E como saber se sua empresa precisa de um BPO?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina. Reflita: 

  • O seu setor financeiro enfrenta problemas nas rotinas operacionais?
  • Você, seu sócio ou algum diretor/gerente está gastando a maior parte do dia cuidando de rotinas financeiras?
  • A sua folha de pagamentos é bastante onerosa e ainda assim tem problemas com os resultados da área financeira?
  • Seu time financeiro ainda é despreparado e você sente falta de profissionais especialistas?

Se você respondeu “sim” para estas perguntas, a sua empresa é a ideal para contratar um serviço de BPO Financeiro.

Como fazer BPO financeiro com a Adaptive

Para começar a ter ganho de produtividade e redução de custos, você precisa contar com uma empresa que possa oferecer serviços terceirizados de Contabilidade e Controladoria Financeira. Porém, tenha cautela, pois é preciso escolher quem realmente entende tanto de assuntos financeiros, quanto de gestão.

A Adaptive, empresa especialista em tecnologia para postos de combustíveis, tem expertise no setor de Postos de combustíveis e é reconhecida como uma software house especializada em gestão aliada a tecnologia.

Foi essa expertise que permitiu o desenvolvimento de soluções também na área de Business Process Outsourcin. Por isso, postos que contam com a Adaptive como parceiras na terceirização financeira veem um cenário promissor de reorganização e crescimento.

Rotinas financeiras

  • Validação do fechamento do caixa;
  • Conciliação de recebimento de cartões;
  • Faturamento de vendas a prazo;
  • Gestão de indicadores financeiros, entre outros.

Rotinas contábeis

  • Geração mensal de DRE;
  • Geração trimestral de Balanço Patrimonial;
  • Apuração dos tributos municipais, estaduais e federais;
  • Inventário, entre outros.

Rotinas de Controladoria

  • Gestão de custos;
  • Análise de preços;
  • Análise dos indicadores de desempenho de lucratividade;
  • Projeções de fluxo de caixa e muito mais.

Se você fosse contratar funcionários para atuar nessas áreas, estima-se que seu posto gastaria, em média, R$ 13 mil ao mês. Por sua vez, ao considerar uma solução BPO, seu negócio pode ter uma economia de até 24% ao ano.

O que seu posto ganha ao terceirizar o financeiro?

Contando com a solução BPO da Adaptive, você tem a gestão financeira do seu negócio toda na palma da sua mão, pois as informações são entregues em relatórios gerenciais dentro de prazos e formatos pré-estabelecidos.

A comunicação entre BPO e cliente é clara e constante. Dessa forma, essas informações extremamente estratégica chegam a você de forma muito mais rápida, confiável e intuitiva.

O time Adaptive é especializado e focado em oferecer o melhor atendimento, de forma prática, rápida e segura. Essa equipe olha para seus números com outros olhos e cuida para que sua empresa cresça.

Vale ressaltar que sua empresa se torna mais competitiva, pois o Financeiro mesclará informações internas com a do setor, situando seu posto no mercado e trazendo insights para novas ações e investimentos.

Contar com um BPO financeiro vai muito além de delegar responsabilidades. Significa, ainda, organizar processos e ter tempo para realmente cumprir a missão de gestão e garantir um futuro mais promissor para a sua empresa.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!