Aprenda a calcular o consumo do seu carro

Publicado em:

Em tempos de combustível com preços em alta, vale a pena você aprender a calcular o consumo do seu carro. Em modelos equipados com computador de bordo, é fácil saber (na maioria dos casos): eles apontam quanto quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo.

Já em carros mais populares não é tão simples, confira neste post:

calcular consumo do carro

 

Como calcular o consumo do seu carro

 

Em modelos equipados com computador de bordo, é fácil saber (na maioria dos casos): eles apontam quantos quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo.

Em alguns carros importados não é tão simples. Eles apontam o consumo em litros consumidos a cada 100 km rodados (l/100 km). Neste caso, é necessário fazer uma conta rápida para calcular o consumo: dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo: um automóvel que faz 12 l/100 km tem uma média de 8,3 km/l (100/12 = 8,3)

Mas e nos carros que não tem computador de bordo? Neste caso, vai dar um pouco mais de trabalho. Complete o tanque (até o desarme da bomba) e zere o hodômetro parcial (ou anote o número exato do hodômetro total). Após rodar (o quanto for conveniente), complete o tanque mais uma vez (novamente, até o desarme) e divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem. O ideal, para calcular o consumo com maior precisão, é que a operação seja feita mesmo no posto.

Exemplo: após completar o tanque, o carro rodou 300 km. Ao encher novamente, foram admitidos 30 litros no tanque: 300 km dividido por 30 litros, o carro teve consumo de 10 km/l.

Para ter uma média confiável, faça todo esse procedimento três vezes. Some os três resultados e divida por três.

 

Exemplo

Três médias: 10 km/l, 11 km/, 12 km/l.

10 + 11 + 12 = 33

33/3: 11 km/l

 

Saber o consumo do seu automóvel pode ser útil também para saber quando é vantajoso escolher entre etanol e gasolina no caso dos carros flex. Por isso, se possível, faça essa operação com os dois combustíveis.

Há uma regra estabelecida há alguns anos de que o etanol é vantajoso se o preço dele estiver até 70% do valor da gasolina. Mas com a evolução dos motores flex, esse percentual pode ser mais alto.

 

Calibragem correta de pneus também influencia no consumo

 

Como falamos anteriormente, muitos motoristas não sabem desta informação, mas um dos responsáveis pela média de consumo do combustível não está nem no motor nem no tanque do carro. Calibrar os pneus corretamente pode fazer muita diferença entre gastar mais e gastar menos na hora de abastecer.

Para entender mais sobre o assunto, leia este conteúdo completo aqui.

 

Se cadastre-se abaixo e continue nos acompanhando. Até a próxima!

 

Fonte: Autopapo

5 (100%) 6 votes

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário