O que fazer quando seu veículo for abastecido com combustível errado?

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Combustível errado? Pode parecer que isso não acontece, mas é bem comum! Um descuido do motorista ao parar em uma bomba errada ou do frentista por não se certificar, pode acontecer um erro de abastecimento. Por exemplo: Um veículo que é movido apenas com gasolina, por equívoco, receber álcool ou diesel, vai dar problema! É melhor chamar o guincho.

Neste post, vamos explicar o que você deve fazer para evitar o prejuízo.

combustível errado

 

Equívoco no abastecimento: dicas para não perder o motor

Primeiramente, é preciso saber que este combustível errado precisa ser retirado do tanque. Não apenas retirar o que foi inserido, deverá eliminar toda a mistura. Pois, quando o veículo foi abastecido, o combustível que já estava no tanque se mistura com o conteúdo despejado.

O técnico automobilístico e consultor de mecânica João Barreto faz uma ressalva: “Não tente tirar o combustível sozinho. É muito complicado e um leigo pode até gerar um curto-circuito. Os carros novos, inclusive, têm uma válvula que não permite que o líquido seja extraído pela boca do tanque. O dispositivo foi criado para evitar que, num capotamento, o combustível vaze”.

O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, acrescenta: “O ideal é levar o veículo ao mecânico (no reboque) para que ele possa drenar o tanque com ferramentas adequadas. Qualquer outra ação no posto ou em casa é contrária às práticas de segurança e proteção ao meio ambiente”. Os centros automotivos possuem diretrizes para fazer o descarte correto dos combustíveis.

Há recomendações diferentes baseadas no tipo de motor e combustível que foi colocado. Independente, o veículo vai conseguir se locomover por alguns quilômetros. Pois, o sistema fica armazenado aproximadamente um litro de combustível. De acordo com o técnico automobilístico “assim que essa ‘reserva’ é consumida, a mistura com o composto equivocado entra no sistema e o carro começa a falhar e perder potência até o motor apagar”. Na pior das hipóteses, o erro pode custar os bicos injetores, o motor e o filtro de combustível.

Gonçalves ressalta, ainda, que só de manter o carro ligado por um tempo, a mistura incorreta circula no sistema de alimentação. “O automóvel vai pegar, mas como o sistema funciona sob pressão e a vazão é muito grande, o combustível contaminado logo vai chegar ao motor”.

O erro afeta o sistema de alimentação: em primeiro lugar o tanque, os filtros e a linha de combustível, depois a bomba pode ficar comprometida e os problemas chegam até os bicos injetores. A insistência em rodar com combustível errado pode inutilizar o propulsor.

 

Veículos movidos a gasolina e etanol abastecidos com diesel

Se o motor do veículo abastecido for movido a gasolina ou a etanol e o combustível colocado for o diesel, os danos são muitos. Nesse caso, o ideal é não colocar a mão na chave e logo chamar o reboque. O diesel é viscoso e deixa uma camada de óleo no tanque e nos bicos, que precisam ser limpos para voltar a funcionar bem. Atenção! Os cuidados devem ser tomados independentemente da quantidade de óleo diesel colocada no carro.

 

Carro a diesel abastecido com gasolina

O carro a diesel abastecido com gasolina não vai pegar. Nesse caso, a gasolina vai entrar em combustão espontânea e voltamos à recomendação inicial: se percebeu qualquer anomalia, leve o veículo para fazer uma inspeção.

 

Automóvel a gasolina abastecido com etanol

Se o automóvel for movido a gasolina e o frentista colocar etanol, a quantidade se faz relevante. “Quando o número de litros abastecido for menor do que a quantidade de combustível que já estava no tanque, você pode ir no carro até uma oficina” explica Barreto. O carro pode falhar e o consumo aumentará consideravelmente, mas os danos são poucos. Se a proporção de combustível errado for maior do que essa, o ideal é tirar o combustível antes de andar no veículo. Isso porque o sistema pode superaquecer.

 

Veículo a etanol abastecido com gasolina

A gasolina tem uma octanagem mais baixa que o etanol. Os carros mais antigos, com motores a etanol, tem uma taxa de compressão alta. O que pode acontecer, quando o motorista, por engano, coloca gasolina na mistura, é a detonação do motor ou batida de pino, que pode acabar quebrando o motor.

 

Combustível errado: diesel nos carros a diesel

Os automóveis com motor a diesel podem ter especificação. A maior parte das picapes e SUVs que utilizam o combustível devem ser abastecidos com o tipo S10, o que muitos não sabem, no entanto, é que abastecer com o S500 pode trazer prejuízos. O S500 é mais barato, mas destrói, ao longo do tempo, o sistema de emissões do veículo. Além de ser, ainda, prejudicial ao meio ambiente. No caso do abastecimento equivocado, basta completar o tanque com a especificação correta. Não há problemas se o motorista colocar S10 em um veículo que aceita S500.

 

Fonte: Autopapo

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