Como destacar seu posto de gasolina da concorrência gastando pouco?

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Como destacar seu posto de gasolina da concorrência gastando pouco

Não é só o preço na bomba que tem atraído os motoristas: quando o assunto é postos de combustíveis, alguns diferenciais podem chamar atenção, e serem essenciais na hora de destacar seu posto de gasolina da concorrência.

Se você concorda que nem sempre é fácil investir tempo, criatividade e dinheiro para melhorar o seu negócio, esse texto pode te ajudar: escolhas assertivas podem te poupar de prejuízos, e o melhor, garantir o retorno e o diferencial que você deseja.

Antes de dar o primeiro passo, é necessário entender que se destacar quase nunca significa oferecer o que deu certo para um ou outro negócio, pois, a longo prazo, a autenticidade é primordial para quem quiser garantir vantagem competitiva neste ramo.

Isso significa que é preciso não só um olhar atento na concorrência, mas também às transformações e estar preparado para inovar. A ideia, é que seu posto consiga oferecer não só combustíveis, mas um serviço e atendimento diferenciados, a tal ponto de ser a primeira e principal opção dos seus clientes.

Organizamos algumas dicas que merecem sua atenção, pois são elas que podem destacar seu posto de gasolina da concorrência, e o melhor, com baixo investimento.

1º Garanta uma boa impressão

Sabe aquele ditado: “não julgue o livro pela capa”? Pois bem, quando se trata de negócios, não é bem assim que funciona. O ambiente do seu posto é o primeiro contato do cliente com os seus serviços, e ele pode proporcionar várias sensações: você prefere que elas sejam boas, não é?

Conforto, receptividade e segurança. São essas as impressões que você deseja que o cliente tenha ao estar no seu estabelecimento, e por isso, a apresentação física do posto está diretamente relacionada a todos os outros serviços prestados.

Isso significa que, mesmo o atendimento sendo impecável e você oferecendo produtos de qualidade, uma imagem ruim do seu posto pode comprometer seu resultado.  

Então, garanta uma boa primeira impressão e uma excelente experiência de compra para seus clientes. Esses fatores somados não precisam de grandes investimentos, mas com certeza serão de grande valor.

Falamos mais profundamente sobre esse assunto em nossa live: A reinvenção do mercado de combustíveis no Brasil

2º Aproveite o poder das redes sociais

Ter um perfil da sua empresa na rede significa a possibilidade de aumentar seus clientes, com um investimento de baixo custo.

Atualmente, não há como falar de vendas e não relacionar às mídias digitais. A presença nas redes sociais é uma grande necessidade dos postos, não só para divulgar as informações e serviços do seu estabelecimento, mas por ser canal direto de contato entre a empresa e o cliente.

Com o poder de alcance das mídias, você pode destacar os diferenciais competitivos do seu posto de gasolina e estar presente na mente dos seus consumidores.

Podemos elencar alguns objetivos principais neste ponto:

  •   Fazer sua empresa ser notada;
  •   Manter um bom relacionamento com os clientes;
  •   Atrair mais consumidores.

Seja criativo e estude seu público para entender em qual rede social ele está, e mantenha uma frequência de publicações para interagir com os clientes, evidenciar as suas vantagens e até mesmo divulgar ofertas.

Extraia todo o potencial das redes sociais, já que essa é uma das estratégias com menor custo para destacar seu posto de gasolina. Aproveite para baixar o e-book completo: Como o Facebook pode levar seu Posto de Combustível ao Sucesso.

3º Invista em soluções tecnológicas

O próximo passo para destacar seu posto de gasolina é garantir que facilidade e inovação façam parte da sua proposta de valor: é hora de usar a tecnologia ao seu favor para reduzir custos, garantir mais eficiência e integração nos seus processos de vendas.

Hoje, existem facilitadores que reúnem diversas características positivas para auxiliar na gestão e na transformação digital de um posto de combustíveis. Conheça dois deles e veja quais são os benefícios:

TEF – Transferência Eletrônica de Fundos

Esse sistema permite transações financeiras por meio da comunicação entre a sua automação comercial e as empresas que fazem a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos.

Basicamente, ele age na comunicação entre o seu posto de combustível e as administradoras de cartão, possibilitando as vendas por cartões de crédito e débito, integrando diferentes bandeiras.

Na prática, para o cliente ele funciona como uma maquininha de cartões, mas para o estabelecimento, o TEF oferece duas principais vantagens: segurança e organização. Também é uma opção para renegociar e até diminuir as taxas cobradas pelas operadoras.

Além de trabalhar com várias redes, o que dá acesso a múltiplas bandeiras, é ideal para grandes movimentações financeiras, garantindo praticidade na hora do pagamento e controle do dinheiro no caixa.

Sistema de automação para postos

Aliado ao uso do TEF, um sistema de automação e gestão também pode ajudar o gestor a tomar decisões mais eficazes e ainda transformar seu posto. São inúmeros os detalhes que precisam de atenção: satisfação dos clientes, supervisão dos funcionários, controle do orçamento, lucratividade, planejamentos e muito mais.

Ter um software de gestão beneficia o gerenciamento do posto, reduz custos e aumenta a competitividade por meio da automação. Uma ferramenta eficiente auxilia ainda na realização das conciliações bancárias e de taxas de cartões, evitando perdas desnecessárias. Confira outras vantagens dessa ferramenta:

  •   Acesso de qualquer lugar;
  •   Atualizações automáticas;
  •   Custos mais baixos;
  •   Agilidade nas atividades;
  •   Informações mais precisas e seguras;
  •   Controle das operações;
  •   Melhor planejamento  

Conclusão

A diferenciação da concorrência é fundamental e não acontece da noite para o dia. É preciso ter bastante planejamento, metas claras e alcançáveis, e ser bastante inovador.

Mas isso não quer dizer que não seja possível destacar seu posto de gasolina sem altos investimentos. Pelo contrário, neste conteúdo, você viu algumas dicas práticas que irão contribuir para a sua diferenciação com baixo custo e assim conseguir atrair mais clientes.

Buscar o destaque é um processo contínuo, e não pode ter fim. Que tal aprofundar ainda mais neste assunto? Acesse agora nosso e-book completo com dicas para diferenciar seu posto dos concorrentes.

 

  

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