Como fazer seu cliente se sentir único e encantado com sua empresa?

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Como fazer seu cliente se sentir único e encantado com sua empresa?

Já percebeu que mais do que nunca os clientes estão dando importância ao modo como se sentem ao se relacionarem com alguma empresa? Eles avaliam a experiência que tiveram ao comprar, ao entrar no estabelecimento, ao ser atendidos etc.

Dessa maneira, as empresas precisam estar preparadas para suprir as necessidades, expectativas e desejos de seus clientes. Além disso, precisam conseguir atingir seus objetivos traçados e obter lucros. Uma das formas mais eficientes de alcançar isso é capacitando bem os próprios colaboradores.

Então, podemos dizer que o treinamento dos colaboradores é fundamental para que os objetivos de qualquer organização sejam alcançados plenamente. É uma forma de investir no próprio negócio, para torná-lo mais rentável e competitivo no mercado. Mas, para dar certo, ele precisa ser assertivo.

Segundo Cláudia Lara, responsável pela área de Recursos Humanos da empresa Adaptive, “criar e gerir programas de capacitação de colaboradores é o caminho mais assertivo para adquirirmos novos conhecimentos, melhorar a performance e auxiliar a empresa a atingir seus objetivos.

A capacitação pode ser definida como a preparação do colaborador para exercer as obrigações do cargo e auxiliar a organização a atingir os objetivos, seguindo os valores, hábitos e normas apreciados pela empresa.

Enriquecendo mais esse significado, afirmamos que é um processo de aprimorar qualidades, um meio de acrescentar as competências ideais nas pessoas, para que se tornem mais produtivas, criativas, inovadoras, alcançando um bom desempenho no cargo e, assim, possam impulsionar o sucesso e a competitividade da empresa.

A capacitação é importante porque aumenta a eficiência no trabalho dos funcionários, auxiliando-os a alcançar o que foi proposto no planejamento estratégico, juntamente com a missão, a visão e os objetivos organizacionais definidos pela empresa. São os funcionários que colocarão em prática os planos traçados pelos gestores.

Quanto mais qualificadas, competentes, criativas e habilidosas são as pessoas que ali trabalham, mais a empresa conseguirá entregar serviços e produtos relevantes. E fazendo entregas significativas, mais os clientes ficarão satisfeitos com o que receberem e mais importância darão a sua empresa.

O processo de capacitação dos funcionários precisa ser contínuo, pois dessa forma ele acompanha as transformações do mercado.

Todas as transformações tecnológicas do ambiente influenciam nos processos, nas tendências, nas necessidades, nos valores de uma empresa. Com isso, os objetivos organizacionais estão sempre se atualizando. O que ontem era tido como referência na satisfação, hoje, provavelmente, já precisa ser superado.

Uma organização que se mantém estática está fadada ao fracasso. O mercado exige mobilidade. Dessa forma, para ter vantagem competitiva, um estabelecimento precisa sempre se renovar. Fazer reciclagem de vez em quando manterá os colaboradores mais alinhados com as exigências atuais.

Bem, não adianta só investir na capacitação, se você não tem certeza de que ela resolveu os problemas, certo? Uma das maneiras de saber se o objetivo proposto foi atingido é por meio de avaliações feitas após as ações de treinamento. É medindo os resultados que a empresa percebe se o programa de capacitação atendeu às necessidades dela, dos colaboradores e dos clientes.

Cláudia Lara acrescenta que na Adaptive as avaliações acontecem constantemente com todos os colaboradores e ainda realizam pesquisas de satisfação com os clientes para identificar falhas na gestão, deficiências no atendimento e conhecer melhor as necessidades para oferecer produtos e serviços alinhados à expectativa dos clientes. Foi implantado também na Adaptive a Filosofia do Melhor Atendimento do Brasil, com as diretrizes de atendimento, documentando todos os passos que os atendentes do suporte ao cliente devem realizar para garantir um atendimento humanizado, ingrediente chave para a satisfação dos clientes.

Ter funcionários que atendam bem não é questão de sorte ou de mágica, mas sim de um investimento em pessoas, por meio de capacitações, para que possam agregar mais valor à empresa.

Existem diversas formas de fazer com que uma empresa se destaque no meio de um mercado concorrente. Oferecer treinamentos aos funcionários é, sem dúvidas, um dos investimentos mais significativos que ela pode fazer.

Enquanto a organização investe nas pessoas que ali trabalham, em prol dos objetivos estratégicos traçados, ela está conferindo vantagens para o próprio negócio. Afinal, são esses colaboradores que, diariamente, ajudam o negócio a crescer mais. Além disso, capacitações são formas de valorizar seus colaboradores. Assim, eles tendem a se sentir mais satisfeitos e conseguem colocar em prática todo potencial de produtividade.

Não se esqueça ainda, da importância de oferecer aos seus clientes uma boa experiência nos serviços, o que dependerá, entre outras coisas, de como eles são bem atendidos e têm seus problemas resolvidos.

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