Como fazer seu posto de combustíveis se destacar da concorrência?

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A competitividade entre as empresas concorrentes é saudável. Quando uma marca se destaca, as outras tentam acompanhar, inovando e melhorando para poder estar no mesmo ritmo. Quem ganha é sempre o consumidor, com soluções cada vez melhores.

Entretanto, ficar para trás não é uma opção se você realmente quiser que seu posto de combustíveis obtenha sucesso. É preciso inovar sempre, trazendo soluções eficientes e estando apto a transformar sua visão de negócios em prol do crescimento.

O fato é que nem sempre os gestores conseguem determinar o que deve ser feito para se destacar frente à concorrência. Mas não se preocupe. Hoje, trouxemos um post falando exatamente sobre isso. Então se prepare para ter novas ideias e fazer sua empresa ser o centro das atenções.

 

 

Formas de fazer meu posto de combustíveis se destacar da concorrência

1 – Faça marketing digital

Não é segredo para ninguém que as formas de fazer marketing estão evoluindo e migrando para a internet. Cada vez menos pessoas assistem a programas de TV e passam mais tempo navegando na internet, e o mesmo acontece com jornais e revistas, que hoje precisam se desdobrar para sobreviver.

O marketing digital é uma forma de atrair seu cliente pela internet. É a divulgação feita nos canais de comunicação digitais, como Facebook, Instagram e até mesmo o próprio Google.

Um bom exemplo é o Google Maps. Se o seu cliente não for capaz de encontrar seu posto de combustíveis ao pesquisar por um no Maps, então você não está fazendo marketing digital corretamente.

 

2 – Use o poder das redes sociais

Interagir e postar nas redes sociais faz parte do marketing digital, mas utilizar o poder das mídias para potencializar sua imagem é uma ótima forma de fazer seu posto de combustíveis se destacar da concorrência.

Comece a responder dúvidas, fazer orçamentos, prestar atendimentos e responder comentários dos usuários em suas páginas nas mídias sociais. Conforme sua relevância nas redes aumenta, também aumenta a parcela de usuários que conhece sua empresa. Entretanto, um bom plano de marketing digital é essencial.

 

3 – Foque no atendimento

As empresas mais memoráveis para os clientes não são as que oferecem os melhores produtos ou serviços, ou as que trabalham com preços mais competitivos. As marcas mais reconhecidas são aquelas que se preocupam com a experiência do cliente.

Uma das formas de fazer seu posto de combustíveis se destacar da concorrência é garantir que a experiência do cliente seja memorável. Para isso, não basta um bom atendimento. Ele deve sair do posto encantado e ter vontade de retornar.

Isso pode ser feito com o atendimento, mas também com outras práticas, como oferecer brindes, vantagens, descontos especiais, entre outras ações. Faça uma reunião com seu gerente para entender como vocês podem tornar a experiência do cliente em algo que ele não vai encontrar em nenhum outro posto.

 

4 – Mantenha os funcionários engajados

Você sabe a diferença entre um funcionário satisfeito e um funcionário engajado? O funcionário satisfeito é aquele que está conformado com o seu trabalho, com a empresa e com o que ganha. O funcionário engajado é aquele que quer fazer a empresa crescer e quer crescer junto com ela.

Funcionários engajados são ótimos para o negócio, e manter esses funcionários em seu quadro é mais uma forma de fazer seu posto de combustíveis se destacar da concorrência.

Para isso, invista na experiência do funcionário, proporcionando um bom lugar para trabalhar. Deixe que o colaborador tome a frente de situações que não precisam de supervisão. Certifique-se de que ele entenda o quanto seu trabalho é importante para a empresa.

Quanto mais engajados forem seus colaboradores, melhor funcionará seu posto de combustíveis e maior será o destaque frente à concorrência, com funcionários exemplares e comprometidos.

 

5 – Aposte em novas formas de pagamento

O cartão de débito e de crédito já não é mais a única alternativa ao dinheiro que você pode aceitar em seu posto de combustíveis. Já existem formas de pagamento digitais, como os QR-Codes e as soluções de pagamentos dos próprios bancos.

Cada instituição fornece uma solução diferente, mas todas elas têm o mesmo princípio: o cliente pode efetuar pagamentos apenas com seu smartphone, sem a necessidade de nenhum cartão.

Num futuro próximo, essa será a forma de pagamento mais utilizada em diversos estabelecimentos. Se você quer fazer seu posto de combustíveis se destacar da concorrência, ou pelo menos acompanhar esse movimento, é fundamental se manter atualizado com as soluções de pagamento mais viáveis.

 

6 – Invista mais na conveniência

Atualmente, já é possível encontrar todo tipo de estabelecimento em postos de combustíveis. Desde a tradicional loja de conveniência do próprio posto até restaurantes e pequenos shoppings.

Quanto mais diversificada for a conveniência do seu posto de combustíveis, melhor. Você não precisa abrir uma galeria cheia de lojas e uma praça de alimentação, mas a localização estratégica do seu posto pode ser altamente atrativa para diversos tipos de estabelecimentos.

Tente entender o que a região mais precisa e procure parceiros para se instalarem em seu posto. Pode ser uma farmácia, uma padaria ou até um cabeleireiro. Tudo depende do que os seus clientes mais sentem falta.

 

7 – Utilize um software de gestão

Poucas soluções são capazes de fazer pelo seu posto de combustíveis o que um software de gestão faz. Não apenas as rotinas diárias e as tarefas de cada colaborador se tornam mais eficientes, ágeis e seguras, como também toda a gestão da empresa se dá de forma mais precisa.

Você acompanha tudo de onde estiver, mesmo que esteja viajando, pois o software de gestão é alocado em nuvem. Conte com relatórios detalhados, ferramentas que te ajudam a tomar decisões, controle de estoque, controle financeiro, monitoramento inteligente de armazenamento, entre outros recursos que fazem seu posto de combustíveis se destacar da concorrência.

Todas essas soluções tornam seu posto em uma empresa mais eficiente, com resultado acima da média e, por consequência, chama mais a atenção dos clientes do que a concorrência.

 

Conheça a solução da Adaptive para postos de combustíveis e comece hoje mesmo a planejar o futuro da sua empresa.

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