Como gerenciar o estoque da sua loja de conveniência?

Publicado em:

O gerenciamento do estoque é parte fundamental de qualquer empresa. Quase tudo depende dele e, sendo assim, é preciso muita atenção no momento da escolha de um método para sua loja.

Não basta ser o mais eficaz, é preciso ser o que mais se adequa à sua gestão e à sua empresa. No post de hoje, você verá como resolver essa questão.

 

Dicas para gerenciar o estoque da sua loja de conveniência

 

Crie modelos e regras

Tudo o que fazemos hoje em dia dentro das empresas segue um padrão e uma rotina, querendo ou não. Na hora de controlar o estoque não poderia ser diferente, mas ao invés de seguir rotinas sem sentido que não trazem resultado, opte por entender o fluxo atual.

Se você vai começar a organizar o gerenciamento do seu estoque do zero, identifique todas as falhas dentro do seu plano de ação atual e perceba que tipo de regras e padrões estão estabelecidos. A partir daí você já pode começar a definir um fluxo mais adequado para gerenciar o estoque da sua loja de conveniência.

 

Classifique os itens

Depois de entender seus padrões atuais e enumerar todas a mudanças que você vai providenciar, por ordem hierárquica, o próximo passo pode ser categorizar os itens. Isso já vai fazer com que você saiba também a quantidade de cada item e quais tipos de produtos possui.

Já nessa primeira parte, só com os itens classificados você vai perceber também o que tem saído mais e o que tem saído menos, ou seja, vai poder agregar essas informações no momento em que sua empresa for realizar o estudo de mercado. Divida essa informação com a sua equipe, pois ela é importante para gerenciar o estoque da sua loja de conveniência.

 

Organize por data de compra e/ou validade

Pode parecer clichê, mas tem um produto ou outro que passa despercebido pelo fato da rapidez com que sai da prateleira, ou, por ter um período de validade muito grande. Mas tenha sempre isso bem organizado para não correr o risco de perder mercadorias. O sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) é um dos mais efetivos para gerenciar o estoque da sua loja de conveniência.

Nunca sabemos quando pode haver uma mudança no mercado e até mesmo na empresa. Você não vai querer ter em estoque produtos muito próximos da validade, correndo o risco de não serem vendidos e passarem do prazo. Fique atento a essa logística do estoque.

 

Definir uma rotina

A rotina e a definição de procedimentos são essenciais dentro de uma empresa. Se não tomarmos cuidado, a falta de rotina pode trazer muitos prejuízos. Afinal, fazer por fazer pode até trazer resultados, mas não os melhores que você poderia alcançar.

Isso não quer dizer que você irá seguir a mesma rotina por anos e anos, mas sim, manter os processos consistentes com a necessidade da empresa. Gerenciar o estoque da sua loja de conveniência requer pulso firme, disciplina e uma rotina bem definida.

 

Solucione erros rapidamente

Controlar com firmeza nada mais é que não deixar nada de fora. Se você mesmo cometeu alguma falta, ou identificou o erro de outra pessoa, comunique a equipe se necessário, mas não deixe de registrar o evento e resolva o quanto antes. A comunicação é essencial nesses momentos.

Erros e equívocos acontecem até mesmo nas melhores empresas, mas uma falta não deve se prolongar a ponto de se tornar algo incontrolável. Assim que identificar erros ou divergências, resolva e não deixe para depois.

 

Determine datas e períodos de compra

Determinar datas para compra também é uma forma de gerenciar o estoque da sua loja de conveniência. Com datas certas para compra, você tem maior controle sobre o que precisa ser comprado e quando, além de identificar oportunidades para criar promoções de queima de estoque.

 

Saiba o mínimo e o máximo

Saiba o mínimo e o máximo que você pode ter de cada produto. Para ter esses números leve em consideração a rotatividade, o valor do investimento e a economia de escala, em caso de pedidos em grandes quantidades, prazo de entrega do seu fornecedor, tempo de chegada na empresa e chegada para o cliente final.

Assim você encontrará o equilíbrio e não precisará promover seus produtos parados, pois eles não existirão mais. Serão vendidos no tempo certo de acordo com a sua estratégia de vendas. Mais uma boa dica para gerenciar o estoque da sua loja de conveniência.

 

Conheça mais de uma forma de estocar

Conhecendo mais de uma forma de estocar seus produtos, você poderá otimizar o estoque sempre que achar necessário, afinal, poderá encontrar seu próprio método com boas ideias de cada um deles.

O estoquista precisa aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de estoque e decidir qual delas se adapta melhor à realidade da empresa, ou, também pode agrupar as informações de cada técnica.

Já o gestor, deve incentivar a experimentação de diferentes maneiras de organizar e distribuir o estoque. Gerenciar o estoque da sua loja de conveniência é um trabalho feito em equipe, mesmo que você tenha apenas uma pessoa no estoque.

 

Crie seu próprio método

Depois de conhecer algumas técnicas diferentes e testá-las, você pode criar seu próprio método. Por mais que o método atual esteja atendendo todas as necessidades, sempre há algo a melhorar.

Vá adaptando aos poucos a sua forma de gerenciar o estoque da sua loja de conveniência. Dessa forma você vai criando um sistema exclusivo perfeito para sua empresa. 

Existe uma técnica japonesa chamada Kaizen, que consiste na realização de uma tarefa por apenas 1 minuto todos os dias. Se você aplicar esse princípio ao gerenciamento de estoque, pode melhorar uma pequena parte todos os dias, ou todas as semanas, e no final do ano seu estoque será muito melhor.

 

Utilize um bom software de gerenciamento de estoque

Um software de gerenciamento de estoque normalmente está integrado a um sistema de gestão empresarial (ERP). Com ele, você consegue controlar rotinas, realizar tarefas, cumprir demandas, gerar relatórios, acompanhar procedimentos e muito mais.

Tudo isso torna muito mais fácil a tarefa de gerenciar o estoque da sua loja de conveniência. O respaldo que o sistema te dá é o suficiente para remover da equação grande parte da dificuldade e do esforço.

Acesse nosso site para conhecer a solução da Adaptive para gerenciamento de estoque de lojas de conveniência e leve a sua empresa para o próximo nível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário