Como motivar funcionários sem gastar muito dinheiro: 5 dicas infalíveis

Publicado em:

Como motivar funcionários sem gastar muito dinheiro: 5 dicas infalíveis

Ter uma equipe motivada pode ser um divisor de águas para sua empresa. Em tempos de crise econômica, se você não tiver uma equipe engajada, você perde uma das poucas formas viáveis de retomar o crescimento. Funcionários felizes tornam o ambiente de trabalho mais agradável e aumentam consideravelmente sua produtividade. A dúvida é: como motivar funcionários?

formas muito simples e eficientes de aumentar a felicidade no escritório. E o melhor: sem gastar nenhum dinheiro!

Continue acompanhando nosso blog para toda semana ter acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, mercado de varejo de combustíveis e muito mais. Vamos lá?

 

Incentive os funcionários a se exercitarem juntos

Uma boa opção é prover incentivos para que a equipe faça exercícios físicos de forma conjunta. Você pode buscar parcerias com academias locais ou até mesmo estipular um horário para que todos se reúnam e façam uma sessão de alongamento juntos.

Outra opção é montar equipes e organizar pequenas competições focadas em esportes de equipe como futebol, vôlei e outros. Elas podem acontecer nos finais de semana ou em horários fora do expediente. Além de contribuir para a diminuição do estresse, é uma forma de incentivar a equipe a interagir fora do ambiente profissional e se conhecer melhor.

 

Crie mecanismos de feedback anônimos

Lembra da famosa caixa de sugestões das empresas?

Ela serve de inspiração para você buscar maneiras de sua equipe fazer críticas ou sugestões sobre rotinas, projetos e metas. Tudo isso, de preferência, de forma anônima. Desse jeito, você poderá saber como melhorar o ambiente da empresa, sua gestão e organização das equipes. Você vai ficar surpreso como sugestões de simples mudanças poderão afetar o desempenho dos funcionários.

 

Fortaleça os laços da equipe

Promova encontros entre os funcionários fora do ambiente profissional. Muitas empresas organizam eventos como happy hourscom o objetivo de incentivar maior integração entre os diferentes departamentos da empresa. Esta é uma oportunidade para os funcionários fazerem novas amizades e criarem novos vínculos. Pessoas de bem com a vida produzem e trabalham melhor em equipe. Vale a pena tentar esta opção na sua empresa!

 

Não faça reuniões apenas para dar broncas

Aposto que você já ficou tenso ao ser chamado para uma reunião com os seus supervisores, não é mesmo? É quase praxe pensarmos que reuniões são sinônimos de problemas ou feedback negativo. Que tal mudar isso em seu negócio?

Ao propor encontros para discutir pontos positivos de determinada conduta ou ideia do funcionário, você demonstra que tem observado o desempenho da sua equipe além de dar atenção às suas propostas de fazer algo novo. Faça disso um hábito e logo você deve observar o saldo positivo dessa ação no nível de produtividade e comprometimento de seus funcionários.

 

Saiba quem são seus funcionários

Todas as pessoas precisam de reconhecimento e todos merecem ser tratados como indivíduos, com necessidades e sonhos únicos. Portanto, observe, escute e converse muito com cada membro da sua equipe. Descubra o que o faz feliz, que coisas o deixam frustrado e que desafios o deixam entusiasmado. Dessa maneira, você estará cada vez mais perto de descobrir o que realmente motiva cada indivíduo da sua equipe.

Viu como medidas simples podem motivar os funcionários de uma empresa sem gastar muito ou nenhum dinheiro?

Com atenção, criatividade e interesse, você com certeza vai descobrir a melhor maneira de motivar seus funcionários e transformar o ambiente de trabalho em um local agradável para o desenvolvimento de novas ideias e projetos.

 

O que mais você tem feito para motivar os funcionários da sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário