A importância de conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência

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Uma loja de conveniência é um dos pontos vitais para atrair mais clientes ao seu posto de combustíveis. E, por isso, é necessário prestar atenção a esse segmento de sua empresa. Quanto melhor você conhecer o perfil dos clientes que frequentam sua loja de conveniência, mais sucesso terá seu negócio.

Isso acontece porque o cliente de sua loja de conveniência nem sempre é o cliente que abastece o carro em seu posto, sendo que os dois segmentos chegam a ser independentes um do outro.

Se você não focar seus esforços em aprimorar as estratégias de gestão para o público com eficácia, sua loja pode ser esquecida e se tornar irrelevante.

No post de hoje, vamos te mostrar a importância de conhecer o perfil do cliente de sua loja de conveniência e como determinar quem é ele.

 

Por que conhecer o cliente de minha loja de conveniência?

 

O principal motivo para conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência é adequar produtos, marketing, promoções e a gestão da loja às preferências desse cliente. E isso deve ser feito para maximizar o potencial de venda que esse segmento de sua empresa possui.

De fato, a loja de conveniência é capaz de gerar alto faturamento e uma lucratividade ainda maior do que outras operações em seu posto de combustíveis. Embora o faturamento principal do posto seja nas bombas de combustíveis, a loja de conveniência é um importante complemento.

Com uma loja de conveniência que agrada o perfil do seu cliente, você consegue aproveitar a venda casada com o combustível, mas também explorar os clientes que não abastecem. Muitos clientes vão a lojas de conveniência por falta de uma opção mais próxima. O gestor que souber aproveitar essa oportunidade, ganhará a fidelidade deste cliente.

 

Então, como descobrir qual é o perfil do cliente da minha loja de conveniência?

 

Descobrir o perfil do seu cliente e montar uma persona é uma tarefa que deve ser feita ao longo do tempo. A persona é a representação por escrito do seu cliente ideal, ou seja, aquele que mais compra na sua loja.

Vamos explicar os pontos mais importantes que devem ser levados em consideração para descobrir o perfil do cliente da sua loja de conveniência.

 

1 – Faixa etária

A faixa etária do seu cliente é importante para que você entenda quais os tipos de produtos que devem ser mais disponibilizados, além de como proceder com o atendimento. Pessoas jovens gostam de um atendimento, enquanto pessoas de mais idade gostam de outro tipo de abordagem.

Quando você acertar a faixa etária de seu cliente, poderá adequar o atendimento e a oferta de produtos de acordo com o que ele mais consome, ou que tem tendência a consumir.

 

2 – Perfil de bebidas

É fundamental entender se o seu cliente bebe bebidas alcoólicas ou não. Dependendo a incidência de procura por este tipo de bebida, você conseguirá ofertar produtos mais condizentes com as necessidades de seu cliente.

Em algumas regiões, a bebida alcoólica tem alta procura, enquanto que em outras, como bairros residenciais, há muita procura por bebidas não alcoólicas. Para conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência, esse dado não pode faltar.

 

3 – Poder aquisitivo

Outro fator importante para a confecção da persona é o poder aquisitivo. Você precisa entender se o seu cliente pode pagar pelos produtos que você disponibiliza, se os preços estão bons, se estão altos ou se estão baixos.

Assim, é possível adequar a oferta e os preços para melhor se encaixar no que o seu cliente espera encontrar. Enquanto bairros de padrão mais elevado permitem preços maiores e uma oferta de produtos premium, bairros mais simples ou medianos pedem, muitas vezes, produtos mais simples para preços mais competitivos.

 

4 – Hábitos

Quando você está tentando conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência, tudo se torna mais fácil uma vez que você descobre seus hábitos. Ele costuma comprar o que e quando? Compra todos os dias? Passa muitos dias sem comprar? Compra muito ou pouco?

Além disso, entender o que o cliente faz em sua vida fora da loja também ajuda a estabelecer planos de marketing, promoções, divulgações eficazes e a manter o cliente engajado com sua loja.

Entre os hábitos que você deve tentar descobrir, estão:

  • O que ele gosta de fazer no tempo livre?
  • O que ele mais gosta de consumir que você pode vender em sua loja?
  • Ele costuma receber visitas em casa?
  • Ele vai à loja sozinho ou acompanhado?
  • Quais os horários de maior atividade desse cliente?

Para descobrir esses pontos, a melhor estratégia é utilizar pesquisas de satisfação, além de observar o comportamento dos clientes ao longo dos meses.

 

5 – Objetivos e desejos

Outro fator importante para conhecer o perfil do cliente da sua loja de conveniência é saber quais são seus objetivos e desejos, tanto dentro quanto fora de sua loja. Um cliente que tem objetivos e desejos voltados à diversão e entretenimento tem necessidades diferentes do cliente que deseja tranquilidade e descanso, por exemplo.

Você não pode usar uma estratégia de marketing para jovens solteiros e esperar que ela tenha efeito em pais e mães entre 30 e 40 anos. Da mesma forma, promoções feitas com produtos que seu cliente não gosta têm pouco ou quase nenhum efeito.

 

Concluindo

 

Reúna a maior quantidade de informações que puder sobre seu cliente. Faça isso com vários clientes, ao longo de pelo menos 3 meses, e você verá as coincidências entre os perfis de cada um.

Depois, basta juntar as que mais aparecem e definir o perfil do cliente da sua loja de conveniência. A partir daí, você conseguirá direcionar todo o funcionamento da sua loja de conveniência para o público correto.

Isso te permitirá vender mais e melhor, obter maior satisfação dos clientes e aumentar a lucratividade, o reconhecimento e a boa imagem de sua empresa.

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