4 dicas para ter uma equipe unida em seu negócio

Publicado em:

4 dicas para ter uma equipe unida em seu negócio

Em todas as organizações existem grupos. No entanto, a formação de uma equipe é muito mais rara. É de senso comum que quanto maior a unidade entre as pessoas, mais resultados aparecem e o ambiente de trabalho se torna mais acolhedor.

Quer entender como você pode tornar mais unida a equipe da sua empresa? Continue lendo esse artigo e aproveite para compartilhá-lo com os seus colegas.

 

Coloque todo mundo na mesma página

As pessoas precisam saber o que devem fazer e por que o estão fazendo. Como líder, você precisa estar ciente da comunicação interna das estratégias, metas, indicadores e planos de ação do seu negócio aos seus colaboradores.

Ninguém vai se esforçar se não souber a razão por trás de tanto trabalho. Por isso, comunique sucessos e problemas à sua equipe na mesma medida e busque o engajamento deles para celebrar as vitórias e contornar obstáculos.

 

Promova relacionamentos

Em todo lugar, conhecemos pessoas que pensam e agem de forma diferente da nossa. Ao invés de ser uma fonte de conflitos, essa divergência pode ser uma maneira de inovar a gestão do negócio.

Para que os membros da equipe trabalhem juntos por objetivos em comum, é preciso que você crie laços entre eles.

 

Então, pense:

  • Como os integrantes da sua equipe têm se relacionado uns com os outros?
  • Qual é a forma que você considera ideal para este relacionamento?
  • Como você pode estreitar essas relações?

 

Almoços informais, competições internas e trabalho voluntário podem ser formas simples de unir as pessoas em um mesmo lugar e incentivá-las a se conhecerem melhor.

 

Dê feedback

Você precisar dar uma chance para que sua equipe melhore. Além disso, nunca subestime o poder de um elogio. É preciso reconhecer o bom trabalho, promover críticas construtivas e se manter em constante comunicação com sua equipe.

Como líder, seu poder de observação pode indicar que coisas motivam determinadas pessoas e que ações são necessárias para extrair o máximo do potencial de cada membro do grupo. Por essa razão, é importante promover momentos em que você possa observar os comportamentos dos seus colaboradores, seja em uma tarefa individual ou coletiva.

Com esse conhecimento, é possível descobrir as fraquezas e forças de cada indivíduo e ajudá-los a moldar comportamentos e ações para que seus trabalhos tenham propósito e apresentem resultados extraordinários.

 

Reveja e adapte os processos da empresa

Seus processos realmente funcionam? Às vezes sua equipe é bem qualificada mas as rotinas internas a impedem de realizar um trabalho mais fluido. A burocracia pode estar impedindo seus colaboradores de tomarem decisões rápidas para prevenir problemas e trazer mais inovação.

Investigue como é o dia a dia de cada membro da equipe e se existem rotinas que podem ser adaptadas para lhe dar mais liberdade e criatividade para realizar seu trabalho.

Faça tudo o que puder para tornar os funcionários mais próximos e estimular um espírito de equipe. Isso reflete no que você transmite ao cliente, pode acreditar!

Você deve promover um ambiente em que as relações não sejam maquinais, mas sim pessoais!

Essas são algumas dicas da Adaptive para transformar o grupo da sua empresa em uma verdadeira equipe. Agora, conte para a gente nos comentários: o que você faz na sua empresa para manter sua equipe ainda mais unida?

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário