Melhores práticas para a gestão dos custos operacionais em um posto de combustível

Publicado em:

Melhores práticas para a gestão dos custos operacionais em um posto de combustível

Um gestor de posto de combustível possui diversas responsabilidades e tarefas de cunho mais estratégico. Porém, efetuar uma gestão de custos operacionais é também essencial, pelo fato de esses custos influenciarem nas demais atividades.

Por possuir essa influência, os custos também precisam fazer parte das etapas de planejamento e controle, para fornecer um feedback mais realista possível e possibilitar a melhoria nos processos.

Então, confira as dicas para auxiliar na gestão dos custos operacionais da sua empresa.

 

Quais as melhores práticas para a gestão de custos operacionais da sua empresa?

Controlar os custos operacionais da empresa traz muitos benefícios, como aumento do lucro, melhoria da qualidade dos processos, aumento da eficiência e aumento da velocidade.
Então, confira algumas orientações:

 

Perceba as ações simples

Alguns ambientes, a depender da hora do dia, não necessitam do uso de luz artificial, pois a natural que chega é suficiente. Lâmpadas econômicas podem ser priorizadas também, e objetos eletrônicos de muito gasto podem ser repensados.

 

Invista em treinamento de funcionários

A princípio, pode parecer que haverá maior gasto ao se investir em treinamentos. Porém, ele se faz essencial para que os trabalhadores façam seu trabalho com eficácia e eficiência. Funcionários bem treinados podem ainda atrair mais clientes e ajudar no lucro do negócio.

 

Peça opiniões

Os funcionários estão em contato diário com as funções operacionais. Logo, eles são as melhores pessoas para opinarem sobre dificuldades e o que poderia ser feito para aprimorar o processo.

 

Faça administração do estoque

É importante controlar os produtos que estão à venda e os que estão em depósitos. Produtos que possuem maior liquidez, ou seja, que saem com maior frequência, precisam estar estocados em maior quantidade. Porém, é necessário o cuidado com prazos de validade.

A boa gestão evita a ruptura do estoque, que é quando atinge o nível 0 e há demanda por ele. A ruptura traz prejuízos: outros processos podem ficar parados e clientes, insatisfeitos. Além disso, compras urgentes acabam saindo, quase sempre, mais caras.

 

Conheça bons fornecedores

Uma empresa com grande estoque precisa pesquisar os melhores fornecedores de cada produto e manter um cadastro deles na empresa. Sabendo quais os melhores fornecedores que entregam produtos de qualidade, com bom custo-benefício e que são confiáveis quanto ao prazo de entrega, a gestão de custos se torna mais fácil.

Além disso, fazendo um planejamento de compras, se consegue maiores descontos tanto na quantidade, quanto no frete.

 

Tenha um controle do fluxo de caixa

Saiba o que está saindo e o que está entrando. Em qualquer negócio, um controle financeiro é primordial para a tomada de decisões, para saber onde se deve investir e onde se deve economizar.

 

Automatize processos

Um software auxilia nessa questão. Usar a tecnologia a seu favor é essencial para a redução dos custos. O software evita falhas do controle financeiro, reaproveita espaço físico, ajuda no planejamento e na organização de processos, promove a integração com outros setores e simplifica atividades burocráticas.

Estar atento a todos os níveis organizacionais (estratégico, tático, operacional) é primordial para o sucesso da organização. Cada nível depende do outro para realizar seus requisitos. Assim, invista na gestão de custos operacionais para aumentar a competitividade do seu negócio.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais informações para gerenciar seu posto de combustível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário