Como fazer a gestão financeira de um posto de combustível?

Publicado em:

Como fazer a gestão financeira de um posto de combustível?

A gestão financeira de um posto de combustível é um assunto de extrema importância. Pode parecer complicado no início, mas, com organização, planejamento e as ferramentas certas, é possível tornar os processos simples e eficientes.

A organização financeira é essencial para sustentar um negócio quando a economia está estagnada e afeta o poder aquisitivo dos clientes. Além disso, sem uma gestão financeira, é impossível iniciar os investimentos necessários para uma eventual expansão da marca.

Por isso, você vai ver neste artigo várias dicas para implementar com sucesso processos de gestão financeira em seu posto. Vamos lá?

 

Separe a pessoa física da pessoa jurídica

Essa pode parecer uma das dicas mais batidas com relação às contas de uma empresa. No entanto, é essencial que o proprietário cumpra com propriedade essa condição. Crie contas separadas para cada área da sua vida.

Retiradas para quitar dívidas pessoais, por exemplo, não devem ser permitidas. O mais acertado é fazer retiradas mensais como uma forma de salário. Assim, você sabe devidamente quanto foi retirado e para onde foi tal quantia. Dessa forma, seu fluxo de caixa se mantém equilibrado e sua empresa pode operar sem dificuldades.

 

Organize tudo nos mínimos detalhes

Pode parecer cansativo mas você deve ter anotado todos os dados relacionados à saúde financeira do negócio.

Definir a quantidade de gastos (fixos e variáveis), avaliar o seu capital de giro e identificar possibilidades de investimentos são uma forma de manter tudo organizado. Assim, fica mais fácil lidar com imprevistos. Já pensou se você precisa fazer uma manutenção não programada de um equipamento essencial e está sem dinheiro no caixa? Por isso, detalhe despesas e receitas para estar sempre preparado para estes acasos.

 

Conheça o nível de inadimplência da empresa

Quanto maior o nível de inadimplência em seu posto, maior será o risco de lidar com os custos fixos e variáveis em seu estabelecimento, o que pode levar ao extremo de ter que fechar as portas. Portanto, tenha um sistema para identificar atrasos nos pagamentos de clientes e parceiros e tenha processos bem definidos de cobrança.

Dessa forma, você tem maior controle sobre quando e quais rendimentos vão entrar para acertar as contas do negócio.

 

Automatize a gestão financeira do posto

Hoje, o mercado oferece diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a realizar a gestão financeira dos negócios. Então, você pode optar por um software de gestão, que vai realizar a tarefa de controlar tudo que você precisa.

Quando você opta por ter um controle financeiro através de um sistema para postos de combustíveis, os dados são mais precisos e confiáveis, principalmente em relação à entrada e saída de produtos. Com apenas um clique, você vê o que e quando vendeu, o que precisa repor no estoque e tem acesso a relatórios com previsões de futuros lucros e despesas.

O que você achou das dicas sobre gestão financeira de um posto de combustível? Pronto para colocá-las em prática?

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais com seus colegas!

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário