Loja de conveniência em posto de combustível: optar por franquia ou marca própria?

Publicado em:

Loja de conveniência em posto de combustível: optar por franquia ou marca própria?

A maioria dos postos de gasolina hoje em dia tem lojas de conveniência. Sendo própria ou franqueada, é fato que elas facilitam a vida de muita gente, tendo um alto potencial para atrair e engajar clientes. 

Às vezes, você só precisa comprar uma simples garrafinha de água ou até mesmo usar os serviço de um caixa eletrônico. Desde uma refeição a uma transação bancária, você também pode encontrar serviços mais específicos nas lojas de conveniência.

Mas eis a questão: devo optar por uma franquia de conveniência ou uma marca própria? 

Se você está em dúvida entre a franquia e a marca própria, vamos esclarecer as principais vantagens de ambas para te ajudar a decidir.

Diferenças entre franquia e marca própria para lojas de conveniência

Franquia

A franquia é uma marca que já vem pronta. O investidor compra uma loja franqueada e a própria marca cuida de tudo. Basta gerenciar e controlar. Veja a seguir as principais vantagens de uma loja de conveniência franqueada.

Pesquisa de mercado

Se você não tem experiência com loja de conveniência, precisa de uma pesquisa de mercado confiável, afinal, vai querer saber que tipo de público está atendendo ou vai atender. Uma franquia tem essa vantagem, pois vem com essa pesquisa pronta.

O modelo de franquia permite ao franqueado lidar com uma marca que sabe se posicionar no mercado, pois investe em estratégias de marketing mensalmente e anualmente, a fim de descobrir e acompanhar qualquer possível mudança no mercado.

A relevância da marca

Em uma franquia de loja de conveniência, muitas coisas já estão bem estruturadas, como a relevância da marca. Imagine você chegando ao mercado com uma marca que todos conhecem e confiam. Ou seja, as pessoas já sabem tudo que possivelmente podem encontrar e a qualidade dos produtos que estão dentro da sua loja, o que colabora muito na tomada de decisão.

Programa de orientação

Em uma franquia de loja de conveniência, você inicia seu negócio com um plano de ação testado e aprovado, podendo contar com maiores orientações, como mentorias, treinamentos em grupo e uma das coisas consideradas mais importantes: o auxílio operacional. 

Esse auxílio serve para que o gestor desenvolva uma bagagem de conhecimento suficiente que permita administrar o negócio sozinho. Mas, ainda que você saiba se virar sozinho, pode contar com o apoio da franqueadora sempre que precisar.

Não precisa investir em publicidade

A franqueadora cria campanhas o ano todo, negocia preços com os fornecedores, busca novos e melhores se for o caso, pensa em toda a estratégia do negócio e faz testes em lojas piloto, para só então aprovar e distribuir por toda a rede qualquer tipo de sistema ou estratégia nova.

Aproveite que não precisará investir nisso e direcione suas energias para entender cada vez melhor a marca com a qual está trabalhando. Descubra como gerar valor aos clientes costumeiros e novos, fidelizando e gerando grandes possibilidades de indicações.

Foque no atendimento personalizado, faça o seu cliente se sentir cada vez mais confortável em seu estabelecimento e deixe que a própria marca cuide da publicidade. Caso ache necessário, faça sua própria propaganda no bairro, crie redes sociais e seja criativo.

Entenda muito bem sua persona, assim será mais fácil agregar valor ao serviço que está prestando com uma loja de conveniência franqueada.

O seu negócio cada vez mais rentável

O resultado de todo esse trabalho é um negócio cada vez mais rentável e atrativo. Sua única função como franqueado é estudar as estratégias e usufruir da marca que escolheu investir.

Por isso, reúna todo tipo de material que a franqueadora oferecer. Aproveite para ir a reuniões, encontros e treinamentos. Quanto mais especialista você se tornar no seu negócio, mais você irá crescer.

Loja de conveniência própria

Em uma loja de conveniência própria, você cria toda a marca. Ou seja, o investimento é 100% seu, mas o retorno também é. Veja as principais vantagens desse modelo de negócio.

Flexibilidade

Fica a critério do dono da loja de conveniência quais tipos de estratégia de marketing vão ser usadas para atrair seus clientes, essa flexibilidade abre caminho para a criatividade.

Assim você pode definir que tipo de clientes vai querer atender, qual será o horário de funcionamento e outros detalhes que quiser personalizar em sua loja de conveniência de marca própria.

Preços competitivos

Caso queira ou precise aumentar um pouco o fluxo de clientes em sua loja, uma boa estratégia é ter preços competitivos. Muitos clientes optam por lojas onde sabem que encontram seus produtos preferidos com valor mais baixo que os concorrentes ou pelo menos a um preço justo, afinal, tem gente por aí que exagera nos preços sem ao menos gerar valor ao cliente.

Os lucros apenas para você

Em uma loja de conveniência própria, não há preocupação na hora de calcular os lucros, pois o dono não precisará distribuir através de royalties ou taxas de publicidade.

Comprar o equipamento ideal para sua loja de conveniência

Caso você tenha adquirido há pouco tempo sua loja de conveniência própria, pode procurar equipamentos por comodato. Alguns grandes players que temos no mercado fazem esse tipo de serviço. Faça um teste de 3 ou 6 meses e assim já saberá que tipo de equipamento é adequado para a sua loja.

Você instala o equipamento da marca que oferecer o melhor modelo de comodato em sua loja e enquanto não souber muito bem qual é o fluxo de cliente, observa e analisa os resultados.

Caso instale uma geladeira de alguma marca de refrigerante, por exemplo, poderá observar quanto tempo demora para sair certo produto, se precisará de duas geladeiras ou mais, e assim vai adaptando tudo até entender quais os equipamentos ideais.

Assim, você evita realizar uma compra excessiva ou inferior do que precisa, que nos dois caso são um problema, pois se comprar um número maior terá que repassar e caso compre um número menor, perde a chance de negociar e conseguir algum desconto com o fornecedor.

Pode trabalhar com qualquer bandeira de postos

Outra vantagem da marca própria é não precisar acompanhar a marca do posto. Imagine você tendo que trocar toda a aparência de uma loja montada há pouco tempo por que a bandeira do posto mudou. Reinvestir onde nao precisa é jogar fora o investimento anterior.

Fidelizando clientes

Com uma loja de conveniência de marca própria é mais fácil fidelizar clientes, já que as estratégias e campanhas podem ser adaptadas e modificadas, sem precisar seguir um planejamento previamente definido por uma franquia.

Produtos para vários tipos de público

A loja de conveniência própria sempre terá a flexibilidade de vender o que quiser em sua prateleira. Sendo assim, conseguirá atender um número grande de clientes, podendo ter vários tipos de produtos, também podendo tomar a decisão de mudar esses produtos a qualquer momento caso se encaixe no seu cenário atual.

Com essas informações, você já deve ser capaz de entender as principais vantagens de uma loja de conveniência franquia e de uma loja de conveniência própria. Agora analise qual a melhor opção para a sua necessidade. 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre gestão de postos de combustível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário