fbpx

Manutenção de bombas de combustível: Como evitar problemas de abastecimento?

Publicado em:

Manutenção de bombas de combustível: Como evitar problemas de abastecimento

Ter um posto de combustível agrega muitas responsabilidades. A manutenção de bombas de combustível é uma delas. Você sabia que a falta de manutenção nas bombas de combustível pode acarretar em danos ambientais e financeiros? 

Quando uma bomba de combustível não funciona corretamente, certamente prejudicará o abastecimento, causando erros e principalmente vazamentos, que  desperdiçam litros de combustíveis, gerando prejuízos financeiros ao seu posto.  Além disso, é possível contaminar o solo, causando danos ao meio ambiente e gerando multas altíssimas ao estabelecimento.

Geralmente esses vazamentos de combustível são recorrentes de um furo na mangueira de abastecimento ou de um bico que vaza sempre que acionado.  Vale ressaltar que a fiscalização das bombas de combustíveis é feita pela ANP – Agência Nacional de Petróleo, a fim de evitar problemas ao consumidor durante o abastecimento feito com bombas defeituosas. 

Nesse artigo destacamos cinco passos para o seu posto de gasolina evitar os problemas em bombas de combustível. Vamos conferir? 

5 passos para evitar problemas na manutenção de bombas de combustível

Os postos de combustíveis precisam ter muita cautela ao treinar a sua equipe para manusear as bombas de combustível. Por isso, algumas mudanças na rotina podem melhorar a condição de uso das bombas e evitar os problemas de abastecimento.

1. Cuide dos equipamentos

Primeiramente, utilize apenas equipamentos que estejam dentro do prazo de validade no seu posto. Além disso, as bombas de combustível precisam ser observadas diariamente pelos frentistas, é necessário sinalizar quando os bicos estiverem gotejando e quando as mangueiras apresentarem rachaduras ou qualquer sinal de desgaste e ressecamento. 

Também deve ser sinalizado quando a bomba estiver com os vidros trincados, quando a iluminação não está boa ou quando o display não estiver funcionando. Vale ressaltar que os lacres devem estar sempre intactos.

2. Treine a sua equipe para identificar problemas nas bombas

A sua equipe deve ser treinada para manusear os equipamentos do posto de combustível. As bombas de combustível podem sofrer desgastes que apenas uma equipe treinada poderá detectar com antecedência a fim de que seja feita a manutenção preventiva. Ou seja, mantenha a sua equipe atualizada sobre como identificar os possíveis desgastes dos equipamentos do posto. 

3. Crie uma rotina de ações preventivas

As ações preventivas são essenciais para a conservação da bomba de combustível, afinal, todos os equipamentos precisam de uma rotina de prevenção, não é verdade?  

• Utilize um pano úmido com sabão neutro para limpar a parte externa da bomba de combustível. O filtro de entrada da unidade bombeadora também deve ser limpo.

• O filtro do diesel deve ser trocado de forma regular, se possível, mantenha um tempo estimado de uso.

• A aferição dos bicos pode ser realizada semanalmente pela equipe do posto de combustível.

4. Invista na manutenção das bombas de combustível

A manutenção da bomba de combustível evita que sejam realizadas trocas desnecessárias. Algumas peças das bombas de combustível não duram muito, elas desgastam e esses desgastes podem causar os terríveis vazamentos citados acima. Mesmo que a bomba esteja funcionando com peças desgastadas, a manutenção é necessária, pois uma peça desgastada pode acarretar no desgaste de outras peças e assim gerar um gasto superior ao inicial. 

É por isso que a sua equipe precisa ser treinada para identificar problemas iniciais, a fim de evitar gastos maiores na manutenção. 

5. Conte com um sistema para postos de combustível

Um sistema de gestão para posto de combustível, como o  Sistema Petros, agrega várias funções e uma delas é a integração com o equipamento de medição e monitoramento de tanques que estão instalados no posto.  

Com o software instalado, o gestor do posto pode ser alertado sempre que houver diferença na quantidade de combustível armazenado com o que foi vendido, facilitando a fiscalização interna do estabelecimento.

Fique livre de preocupações, multas e prejuízos. Mas não se esqueça, é necessário uma equipe treinada, manutenções, rotina de prevenção e um software de gestão. Seguindo esses passos, o seu posto de combustível evitará os problemas de vazamento e terá sempre a manutenção das bombas de combustível em dia. 

Você pode pedir uma demonstração gratuita do sistema Petros para o seu posto, clique aqui e saiba mais! 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.