Como evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis

Publicado em:

5 Medidas para evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis

Com o impacto que o coronavírus (COVID-19) vem causando no país, é muito importante evitar se contaminar com o vírus. Porém, o serviço de revenda de combustível é considerado essencial e, por isso, não pode parar. Pensando nisso, a Adaptive criou este post para te auxiliar a evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis. Vamos lá?

Medidas essenciais para evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis

Como você já sabe, é essencial manter as mãos limpas. Embora o álcool em gel esteja em falta, saiba que não é ele o principal agente que mata o vírus. Água com sabão deve ser a sua primeira escolha todas as vezes.

Lavar as mãos ou passar álcool em gel requer alguns cuidados, pois as mãos precisam estar muito bem higienizadas. Caso ainda tenha dúvidas sobre como deixar suas mãos totalmente higienizadas, assista a este vídeo do Ministério da Saúde. Mas lembre-se: mesmo com as mãos limpas, evite ao máximo levar as mãos ao rosto.

Agora que falamos da principal medida, vamos às demais!

1. Evite contato físico com clientes e colaboradores

Sabemos que o ideal é manter-se afastado ao menos 1,5 m das pessoas, porém nem sempre é possível. Por isso, busque usar luvas, principalmente ao manejar dinheiro, maquina de cartões, bomba de combustível, entre outros equipamentos. Se tiver uma maquininha com leitor de proximidade, é interessante oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes.

Caso você lance as vendas no computador, sempre antes de iniciar o seu turno, limpe com álcool em gel o teclado e mouse!

Se você é frentista ou gerente de pista, tente sempre ficar em locais arejados, respeitando a distância mínima de segurança. Em caso de precisar trabalhar em ambientes fechados, como Lojas de Conveniência, a recomendação é que a lotação da mesma seja de até 30%. Em caso de trabalhar em escritório, organize a sala, com demais colegas de trabalho, para que cada um sente o mais longe possível e evite ficar de portas fechadas com o ar condicionado ligado.

2. Apenas álcool gel 70%

Não adianta tentar desinfetar seus utensílios com outros tipos de álcool, incluindo o álcool das bombas (etanol). Ele não consegue matar o vírus, é tóxico e altamente inflamável.  É imprescindível que você utilize APENAS álcool 70%.

3. Como evitar a contaminação do uniforme de postos de combustível?

Não adianta tomar todas as medidas acima se o seu uniforme for negligenciado. O vírus pode passar um bom tempo em suas roupas. Por isso, adote as seguintes medidas para evitar o coronavírus:

  • Vista uma roupa comum para ir trabalhar e troque para seu uniforme logo antes de iniciar seu turno.
  • Ao finalizar o expediente, se possível tome um banho antes de ir para casa e não esqueça de trocar os calçados (a sola dos calçados também espalham o vírus).
  • Evite juntar as roupas que tiveram contato com a rua, das roupas que você e sua família utilizam em casa.
  • Para lavar o uniforme e suas roupas, sempre deixe de molho e com a quantidade de sabão adequada.
  • Se for possível, lave e deixe sempre seu uniforme e botas de proteção no trabalho.

4. O que fazer se alguém apresentar sintomas de coronavírus em postos de combustíveis?

A primeira coisa a se fazer é manter a calma e evitar contato com a pessoa suspeita. Se sentir vontade de tossir ou espirrar, cubra sua boca com um lenço de papel e jogue-o no lixo imediatamente. Caso não tenha um, utilize seu braço para evitar que o espirro se espalhe. Nunca cubra com as mãos.

Se você tem contato com pessoas do grupo de risco, é aconselhável utilizar máscara cirúrgica perto delas, para evitar que sejam expostas a vírus. As máscaras também devem ser usadas caso você esteja tossindo ou espirrando

Vale lembrar que nem sempre uma tosse ou espirro é devido ao coronavírus. 

Em caso de aparecimento de sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar. Só procure um hospital se estiver com falta de ar.

O Ministério da Saúde elaborou um material muito útil que mostra as diferenças entre os sintomas de coronavírus, gripe e resfriado. Você pode conferir através deste link!

Assine nossa Newsletter e continue se informando sobre atualidades do segmento de postos de combustíveis!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.