Como ter um melhor controle financeiro e economizar em seu posto

Publicado em:

Seu posto de combustível pode ser ainda mais lucrativo, caso sejam feitas melhorias na forma como o posto é administrado em relação ao controle financeiro.

Independente de qual for o ramo de atuação de uma empresa, ela só terá sucesso se existir um gerenciamento de como o dinheiro é gasto. Apesar disso, muitos não tratam este assunto com tanta importância – e é algo que gera falência em muitos negócios.

Para isso, é necessário realizar investimos constantes, pagar as contas em dias, organizar o estoque de uma forma que não falte nenhum item importante e por fim, manter o caixa com saldo positivo.

Aí vem a pergunta: “Mas como ter um melhor controle financeiro no meu posto de combustível?”. Nós da Adaptive criamos algumas dicas para você começar a segui-las. Ok?
Vamos lá!

 

1 – Crie um bom planejamento financeiro para seu Posto de Combustível

Para que haja um controle, é necessário investir tempo no desenvolvimento de um planejamento. Inicie com uma avaliação da situação financeira atual do seu posto de combustível. Quanto dinheiro você tem em caixa? O posto possui dívidas? Quais são as suas despesas mensais, incluindo funcionários, fornecedores, contas de energia, água e outros gastos?

Feito isso, o próximo passo para ter o controle financeiro do seu posto de combustível é organizar suas contas a pagar e receber. No final, o saldo precisa ficar positivo, quando isso não acontecer, significa que há algo errado e é preciso fazer mudanças com urgência.

Faz parte deste planejamento, fazer projeções financeiras com base nos resultados apresentados nos últimos meses, nas tendências do mercado e nas despesas mensais do posto.

Faça uma previsão de desempenho financeiro para os próximos meses. Isso fará você ficar mais bem preparado para as despesas e poderá pensar em investimentos para garantir o crescimento do negócio.

 

2 – Gerencie todas as movimentações financeiras do negócio

É bem provável que o seu posto de combustível já faça um controle do que entra e sai no financeiro, Ok? Mas quando falamos em gerenciar TODAS as movimentações financeiras, são todas mesmo – até aquelas pequenas compras que parecem não fazer nenhuma diferença, devem ser registradas e gerenciadas.

É importante perceber que, somando estes gastos que parecem pequenos podem fazer uma grande diferença para as finanças do posto e você só vai conseguir perceber isso a partir do momento em que elas estiverem fazendo parte dos relatórios.

 

3 – Acabe com os desperdícios

De acordo com o que está registrado nas planilhas de gerenciamento, é possível tomar decisões que levam ao aumento da lucratividade.

Você pode usar estes dados para verificar desperdícios, eliminá-los e aplicar no capital, antes mal empregado, em investimentos a favor do crescimento do posto.

É importante este tipo de análise para que o controle financeiro de um posto de combustível realmente dê resultados, contribua para o aumentos dos lucros e não deixe estes planos ficarem apenas no papel.

 

4 – Utilize um sistema de gestão

Utilize a tecnologia a favor do seu posto para uma gestão mais rápida e precisa. Além destes sistemas serem importantes para automatizar tarefas simples – que, quando realizadas manualmente, tomam muito tempo – eles também ajudam a reduzir erros e a visualizar melhor dados importantes relacionados às finanças.

Para isso, é essencial contar com uma solução que possibilite a emissão de relatórios que facilitem a análise de informações relevantes.

 

5 – Amplie seus conhecimentos sobre Finanças

Conhecimento nunca é demais! Quanto mais você tem, melhor preparado estará para gerenciar seu negócio, certo? Para isso, você precisa entender de assuntos variados referentes à administração de um negócio, inclusive sobre finanças. Leitura de livros, ebooks, vídeos, pequenos cursos ou até mesmo acompanhar blogs como o nosso são ótimas opções.

Também é legal acompanhar as notícias do mercado e setor, inclusive para ter base necessária para fazer sua previsão financeira.

Caso você não consiga ter o tempo necessário para dedicar a esta gestão, você pode contar com apoio de uma empresa especializada no setor para fazer toda a parte de planejamento e controle financeiro do seu posto de combustível. Desta forma, você pode dar foco e se dedicar às outras atividades da gestão.

 

E então, como andam as finanças do seu posto de combustível? Você já lucra o tanto quanto poderia? Assine nossa newsletter e fique por dentro de informações importantes para seu posto de combustível.

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário