Motivos para o seu posto não estar gerando o lucro desejado

Publicado em:

Uma boa parte dos postos de combustíveis não conseguem alcançar metas estabelecidas ou gerar resultados satisfatórios e ainda podem estar tendo algum tipo de prejuízo, não alcançando o lucro desejado.

Você sabe identificar as causas que podem levar a este resultado? A maioria dos revendedores de combustíveis se preocupam apenas em curar os efeitos, sendo que o mais indicado seria conter as causas.

Motivos para o seu posto não estar gerando o lucro desejado

Neste post, vamos apresentar 3 dicas para melhorar os resultados na operação e atingir os objetivos esperados pela gestão do posto.  Vamos lá!

 

Crie uma estratégia de venda

 

Caso seja feita uma pesquisa com os gestores de postos de combustíveis sobre como conquistar um lucro maior e consecutivamente o crescimento do negócio, a maioria responderá que a ampliação das vendas seria a solução. Esta também seria sua resposta?

Bom, podemos citar o processo de construção de uma casa por exemplo. Muitos querem ver o telhado pronto, mas não se pode começar pelo telhado. Alguns processos antecedem a esse evento e muitas vezes não gera emoção, alegria, motivação ou entusiasmo.

Portanto, seja em qualquer ramo de atividade, não se pode pensar apenas nos efeitos das vendas, aumento da galonagem ou de clientes. Para isso, é necessário estar bem estruturado estrategicamente e financeiramente para que o seu posto de combustível tenha ótimos resultados e gere o lucro desejado.

 

Se planeje e organize corretamente

 

Primeiramente, é necessário ter clareza sobre a situação atual ou do potencial apresentado pelo posto. Não adianta querer dobrar as vendas, aumentar crédito ou adquirir mais clientes, se estas ações não forem realistas com o que diz o mercado.

É importante que o posto de combustível busque formas de se destacar e vá além de apenas colocar combustível nas bombas e esperar que o cliente venha, sem saber se isso vai acontecer e não ter previsibilidade no negócio. É essencial ter uma boa gestão e um bom planejamento para garantir o crescimento recorrente e lucrar de forma satisfatória.

Um outro ponto importante é ter disciplina e organização. O giro de capital considerável no posto, faz com que a gestão busque formas e gastos equivocados o que acabam comprometendo as finanças do negócio, devido a má gestão financeira. Isso é algo que acontece muito, pode acreditar!

Portanto, se você der mais atenção a essas atitudes, com certeza irá melhorar a percepção de resultados no seu posto de combustível.

 

Tenha um bom gerenciamento financeiro

 

Não adianta apenas vender, aumentar as receitas, vender mais a prazo e isso ocorrer em um curto período. Não adianta vender muito, sabendo que aumentará a necessidade de capital de giro e a gestão não estar ciente ou não ter condições de manter este ciclo aliado com o financeiro.

Não adianta abaixar os preços, fazer volume recordes na sua operação e no final do mês não ter o lucro ideal, e ainda estar endividado pela necessidade do capital de giro.

É isso que muitos postos de combustíveis não compreendem. Tem a percepção que para o negócio crescer precisa apenas vender mais, mas sem outras estratégias e organização alinhadas a este propósito, isso não funciona. Não adianta apenas analisar os preços dos concorrentes e igualar para ter competitividade ou abrir crédito e vender elevadores volumes a prazo na expectativa de estar alcançando bons resultados.

Não confunda as coisas, o gestor deve sim pensar na ampliação das vendas, adquirir novos clientes e fidelização, porém precisa buscar a mentalidade empresarial adequada, que fará o seu posto crescer e não apenas funcionar.

Para o sucesso do posto, tenha uma gestão financeira eficaz. O empresário deve ter clareza da situação financeira para criar qualquer estratégia de vendas. É necessário que saiba todas as condições que qualquer campanha pode impactar no capital de giro. O mais importante é ter disciplina financeira para não retirar valor que possa prejudicar o equilíbrio financeiro da operação.

O que achou das dicas? Pronto para colocar em prática no seu posto? A organização financeira pode ser a chave de sucesso que estava faltando para planejar o crescimento e obter o lucro desejado.

Quer receber mais dicas como estas? Se cadastre-se e tenha sucesso no seu negócio.

 

Fonte: seupostodecombustivel.com.br

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário