O que é cloud computing e qual sua importância para as empresas?

Publicado em:

O que é cloud computing e qual sua importância para as empresas?

Você já deve ter escutado o termo cloud computing em seu dia a dia. Também chamada de computação em nuvem, trata-se de uma tecnologia que revolucionou a forma como as pessoas lidam com operações realizadas no computador, no smartphone e no tablet.

A computação em nuvem está em nossas vidas por toda a parte, mesmo que nós não estejamos cientes disso. Atualmente, ela já se tornou essencial, trazendo soluções mais inteligentes e eficientes do que as de outrora.

No post de hoje, você vai entender o que é cloud computing e qual a sua importância para as empresas. Você verá como o cloud computing é essencial para o sucesso dos negócios, e como essa tecnologia pode melhorar os resultados e fazer a empresa decolar.

 

O que é cloud computing?

O termo cloud computing, ou computação em nuvem, refere-se a uma tecnologia utilizada para disponibilizar diversas soluções inteligentes por meio da web. São soluções como armazenamento, disponibilidade de ferramentas e softwares, poder de processamento, plataformas de criação, entre outros.

Toda essa gama de soluções é oferecida através da nuvem. Isso possibilita maior liberdade, segurança e agilidade no dia a dia. Mas, afinal, o que é a nuvem? Veja a explicação logo abaixo.

 

O que é nuvem e como ela funciona?

A nuvem é uma massa de processamento e armazenamento disponibilizada através da internet. Trata-se de um conjunto de servidores (computadores) que ficam conectados 24/7 à internet para disponibilizar esses recursos.

Em outras palavras, é como se fosse uma força composta por vários computadores interligados, capazes de oferecer muito mais poder de processamento e armazenamento do que um único equipamento.

Para acessar essa nuvem, basta se conectar à internet e utilizar o endereço fornecido (link). As ferramentas disponíveis variam muito, mas sua arquitetura em cloud computing possui o mesmo princípio.

Se você já utilizou serviços como Netflix e Spotify, então você já teve contato com a nuvem. Esses são exemplos de plataformas de streaming que disponibilizam conteúdos por meio da internet, mas sem a necessidade de que esses conteúdos estejam instalados em seu computador, tablet ou smartphone.

Outros exemplos incluem Google Docs, Facebook, Instagram e WhatsApp. São todos serviços baseados na nuvem, pois armazenam informações, permitem a edição de documentos, o envio de imagens, vídeos e mensagens de texto, entre outras funções.

Novamente, nada disso fica armazenado em seus dispositivos, mas somente na nuvem onde o serviço está hospedado.

Então, para resumir: cloud computing é uma rede de computadores conectados entre si, que oferecem soluções pela internet, sem a necessidade de instalar arquivos em dispositivos locais de seus usuários.

 

Quais são as soluções do cloud computing?

Existem três tipos de soluções oferecidas pelo cloud computing. Vamos falar sobre cada uma a seguir.

 

SaaS (Software como Serviço)

O Software como Serviço é quando a nuvem disponibiliza um software que você pode acessar gratuitamente, ou mediante o pagamento de uma mensalidade. Nesta solução, você pode somente utilizar as funções pré-disponibilizadas pela interface, sem realizar modificações no software.

São exemplos de SaaS: Facebook, WhatsApp, Skype, softwares de gerenciamento (ERPs), calendários online, entre outros.

 

PaaS (Plataforma como Serviço)

A Plataforma como Serviço funciona como um provedor de soluções de desenvolvimento. Ou seja, são disponibilizadas ferramentas para desenvolver ou modificar softwares, aplicativos, sistemas operacionais, bancos de dados, entre outros recursos.

Esses serviços são voltados para equipes que precisam desenvolver suas próprias soluções, personalizando-as de acordo com sua demanda. Os desenvolvedores podem se ocupar inteiramente com a programação, pois a manutenção e administração das ferramentas fica ao encargo do provedor.

 

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Na Infraestrutura como Serviço, você aluga os próprios recursos de armazenamento e processamento da nuvem para utilizar como bem entender. Esse modelo de cloud computing é bom para empresas que precisam de recursos personalizados, sendo que podem optar por aumentar ou diminuir esses recursos a qualquer momento.

Os servidores, racks, routers, datacenters e outras ferramentas são todos disponibilizados ao cliente mediante o pagamento da mensalidade, e o cliente utiliza esses recursos como se fossem seus.

É geralmente utilizado por empresas do ramo de TI, ou por grandes organizações que precisam de muito poder de processamento, mas não querem investir na aquisição de equipamento próprio. Também pode ser utilizado por qualquer empresa que queira criar suas próprias soluções com os recursos disponibilizados.

 

Qual a importância do cloud computing para as empresas?

Redução de custos

Ao optar por uma solução em cloud computing, a empresa estará economizando recursos financeiros, já que a aquisição de soluções in loco seria muito mais dispendiosa. Bons exemplos são as soluções de armazenamento e processamento, que para estarem fisicamente presentes, requerem alto investimento, mas quando são baseadas na nuvem, proporcionam uma grande redução de custos.

 

Centralização da informação

Outro benefício que nos mostra a importância do cloud computing para as empresas é a centralização e o compartilhamento de informações em tempo real. Isso significa que a mesma informação que você acessa em seu computador, um colega de sua empresa pode acessar do outro lado do mundo, se tiver as credenciais.

Isso evita a divergência de informações, agiliza a comunicação e garante a padronização de serviços e oferta de produtos. Grandes exemplos são os softwares ERP, que permitem fazer todo o gerenciamento da empresa a partir de qualquer lugar de onde se possa acessar a internet.

 

Disponibilidade

A importância do cloud computing para empresas também é observada na disponibilidade. Ao garantir o acesso às informações 24/7, a empresa se coloca um passo à frente de seus concorrentes, que precisam aguardar o horário comercial para disponibilizar uma informação ao cliente.

 

Segurança

Segurança de dados é um ponto crucial na gestão de empresas. A importância do cloud computing fica clara quando observado o nível de segurança oferecido pela nuvem. Os mais modernos e eficazes protocolos de segurança estão em atividade permanente para proteger os dados de clientes, empresas, fornecedores e funcionários.

Muito mais do que fornecer ferramentas inovadoras pela internet, o cloud computing revolucionou o mercado. A tendência é que cada vez mais as soluções migrem para a nuvem. 

E você, já verificou se as soluções que utiliza na sua empresa tem a tecnologia cloud computing? Se você quer acompanhar essa evolução com outros conteúdos relevantes, assine nossa newsletter.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário