Os impactos do ‘novo normal’ em postos de combustível: seu posto está preparado?

OS IMPACTOS DO ‘NOVO NORMAL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL’: SEU POSTO ESTÁ PREPARADO?

Reinvenção é a palavra de 2020. Antes mesmo de a pandemia do coronavírus tomar conta de todo o planeta, as pessoas e as empresas já estavam se reinventando com o objetivo de acompanhar as inovações impostas pela tecnologia e pelos novos comportamentos sociais.  No entanto, com a pandemia, isso foi potencializado a um novo grau, criando uma realidade bastante diferente daquela com a qual estávamos acostumados: o “novo normal”. Você já parou para refletir sobre como será (ou está sendo) o novo normal em postos de combustível? 

Essa reflexão tornou-se obrigatória, pois, apesar de a covid-19 ainda não ter cura e nem ser facilmente controlada, as atividades econômicas estão passando por um lento e gradual processo de reabertura. Esse novo cenário vai exigir mais que paciência dos donos de negócio: é preciso muito “jogo de cintura” para driblar a possível falta de clientes e se adaptar ao que esse convencionado “novo normal” diz. Você está preparado para isso?

Entenda o conceito de ‘novo normal’

Para você, o que quer dizer a palavra “normal”? Para estudiosos, significa tudo aquilo que constitui um padrão que garante segurança, continuidade e sobrevivência a algo. Ou seja, a forma como vivíamos até final de 2019 era considerada normal. Com a chegada da covid-19, esse normal se chacoalhou e passamos a vivenciar uma crise que ninguém imaginaria enfrentar. 

Com o tempo, passamos a criar um novo padrão com ações para nos proteger do contágio do coronavírus enquanto seguimos nossas rotinas da forma como é possível. Podemos chamar isso de “novo normal”, não é mesmo?

Um novo normal é um novo padrão que possa garantir nossa sobrevivência em meio a adversidades. É como você, que vive no Brasil, fosse morar na Finlândia, que chega a passar quatro meses coberto de neve. O brasileiro, acostumado a sol, calor e roupas leves, precisa se adaptar às temperaturas negativas e ao cachecol, luvas, gorros etc. Ou seja, morar na Finlândia exige um novo normal.

Assim como a sobrevivência no frio dos países nórdicos só é possível graças à adaptação ao clima, a sobrevivência em um mundo durante a pandemia também exige a aceitação desse padrão que vem se estabelecendo em todo o mundo. Vale ressaltar que não cabe apenas a você, enquanto pessoa, se adaptar ao padrão; os meios profissionais também requerem segurança. Precisamos estar preparados em todos os sentidos.

Como lidar com o novo normal em postos de combustível?

Esse novo normal envolve a forma como nos relacionamos com as pessoas do nosso meio social e profissional. Enquanto empresário, você deve primar pelo bem-estar dessa pessoa e adotar medidas que contribuam com a consolidação desse novo normal.

A seguir, apontamos algumas ações que podem ser realizadas para prevenir a saúde dos seus clientes e colaboradores, além da sua, claro!

Medidas de higiene

Esse ponto já não é novidade para ninguém. Nesse novo normal em que estamos vivendo, as medidas de higiene foram as primeiras ações a serem ressignificadas para ajudar a conter o avanço do vírus. E quando falamos em novo normal em postos de combustível, estamos falando em cuidar de todos.

Abastecer por si só não é um ato que requer contato físico; a compra e venda na loja de conveniência também não exige tanto. Apesar disso, todo cuidado é necessário para que se transmita a melhor sensação de biossegurança possível.

E como fazer isso?

  • Uso do álcool em gel para esterilizar as mãos e os equipamentos de trabalho, como bombas e máquinas de cartão.
  • Uso de máscaras a todo instante, fazendo as trocas necessárias a cada duas horas, conforme indica o Ministério da Saúde.
  • Desinfecção geral da loja diariamente, já que os produtos são tocados por pessoas diferentes ao longo do dia.

Segurança e praticidade para o cliente

A biossegurança, como muitos estão chamando, tem se tornado fator importante para que o poder público permita que as atividades funcionem. As pessoas voltarão a sair de casa, mas devem fazer isso de maneira segura, confiantes de que não serão contaminadas.

Os clientes fazem sua parte e você, enquanto provedor de serviço, deve fazer a sua também. É importantíssimo manter distanciamento dos que estão abastecendo e dos que estão em compras na loja de conveniência. Além disso, reduza a circulação no interior da loja de conveniência e até mesmo barre a entrada de clientes, caso seja necessário. Vale lembrar que a quantidade de clientes que devem circular na loja ao mesmo tempo varia de acordo com o tamanho dela.

Hoje em dia, está cada vez mais comum o pagamento com cartão por aproximação, sem haver necessidade de digitar a senha. Sempre sugira essa opção ao cliente. Dessa forma, tanto cliente quanto os funcionários do posto estarão evitando a contaminação.

Manutenção e fidelização de clientes

Os preços dos combustíveis, dos produtos da loja de conveniência e dos serviços que seu posto oferece são importantes para “fisgar” os clientes, mas não são suficientes para mantê-los. Em nenhum segmento de mercado, o cliente busca preço para ser fiel a uma loja, ele busca experiência.

Em meio desse novo normal em postos de combustível, a experiência do cliente em sua jornada no seu estabelecimento é o que vai fazer a diferença. Por isso, é preciso provar que sua empresa se preocupa com a saúde e o bem-estar de todos. 

A fórmula para isso não é tão complexa. Nesse momento delicado, o essencial é zelar pela segurança de quem entra e sai da loja, cumprindo todos os protocolos para um atendimento seguro, sem deixar de ser ágil.

Claro que também é o momento de pensar em outras formas de manter o negócio lucrativo, já que a venda de combustíveis chegou a cair até 50% por conta do isolamento social.

Se você não vendia determinados produtos e serviços, a hora de rever isso é agora. Invista em fluídos, óleos, paletas, filtros e outros itens que são ao mesmo necessários para cliente e de boa rotatividade para o posto. 

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Motivação dos colaboradores

Os postos de combustíveis foram um dos poucos setores que não pararam no decorrer da pandemia. Mesmo com restrições quanto ao horário de funcionamento, eles continuaram operando.

Fazer com que os colaboradores se sintam seguros e mesmo motivados em uma situação adversa pode ser um grande desafio. Portanto, apoie a equipe, justifique porque eles precisam estar ali e faça-os perceber que o lugar pode recebê-los e que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar riscos.

Isso inclui oferecer-lhes os equipamentos necessários, os “EPI’s” desse novo normal, como máscaras de tecido, viseiras, luvas e até mesmo jalecos, instruí-los quanto à necessidade do distanciamento entre funcionários e clientes, orientá-los sobre novos produtos e serviços que o estabelecimento passará a oferecer para enfrentar a crise.

O mundo está passando por uma grave crise sanitária e econômica. Somente no Brasil, mais de 12,8 milhões de pessoas estão desempregadas. É a maior taxa de desemprego desde março de 2017, de acordo com  o G1.

Isso significa que as empresas precisam prosperar para manter vagas de emprego e, no cenário mais otimista, criar novas. Os funcionários são, portanto, peças-chave nesse processo de reversão de um quadro tão negativo.

Estimule seu time, apresente desafios, defina metas, torne-os excelentes vendedores. É preciso ser otimista e transferir isso para seus colaboradores. 

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Inovações

Para se manter em pleno funcionamento e competitivo, é preciso se reinventar tanto em relação ao que oferecer aos clientes quanto em como gerir seu negócio.

Olhando para fora, busque entender o que pode ser oferecido para seu público além de gasolina, salgadinhos e bebidas. Foi-se o tempo que postos de combustíveis apenas abasteciam veículos.

Atendendo aos protocolos de biossegurança exigidos, é possível criar novos e promissores estabelecimentos vinculados ao seu posto, por exemplo: lanchonetes, lavanderias e até mesmo barbearias. Mais do que nunca, as pessoas estão buscando comodidade. Dessa forma, ter serviços como esses próximos de casa significa suprir essa demanda.

E por falar em comodidade, não é novidade que o delivery consolidou seu lugar no mercado com a pandemia. Portanto, implementar um serviço de delivery, caso o seu posto tenha também uma loja de conveniência é nadar junto com a corrente. E não é tão difícil: você só precisa criar um cadastro em algum dos aplicativos de entrega já existentes ou criar o seu próprio, com a ajuda de alguma empresa desenvolvedora.

Já olhando para dentro, preste mais atenção na gestão da sua empresa. Isso é possível graças aos ERPs, sistemas de gestão integrados que permitem automatizar e unificar processos do negócio em uma única plataforma. Isso confere mais agilidade e praticidade na tratativa das suas informações fiscais, financeiras, comerciais, humanas.

Com todos os dados em um só lugar, você tem tudo que precisa para poder tomar decisões mais assertivas e de forma mais ágil. Essa característica é um elemento essencial nesse momento em que antever situações-problema e resolvê-las antes de se tornarem maior pode salvar o seu negócio.

Um novo mundo está se desenhando, e a reinvenção é a palavra da vez. Gostou desse artigo? Você também pode se interessar por nosso blogpost sobre como reinventar sem posto no mundo pós-pandemia. Acesse agora e confira nossas dicas poderosas para destacar seu posto da concorrência!

 

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