Gerenciar um posto de combustível, de forma geral, pode se dizer que é uma tarefa um pouco mais complexa do que de outros empreendimentos comerciais. A margem de lucro dos produtos comercializados é baixa e a concorrência dos preços se diferencia nos centavos e em muitos locais a proximidade de um posto para outro é muito pequena o que torna este mercado ainda mais competitivo.
Há também questões ambientais envolvidas, assim como de segurança do trabalho e de segurança patrimonial. Mas como fazer tudo isso funcionar da melhor forma? Como trazer o resultado financeiro esperado? Este é um desafio constante dos gestores de postos de combustíveis.
Confira neste post, como vencer os maiores desafios dessa gestão. Vamos lá!
Fazer a gestão ambiental do posto
Considerado um setor potencialmente poluente, a gestão ambiental em postos de combustíveis é um assunto super importante e obrigatório para aqueles que desenvolvem essa atividade empresarial.
Desenvolver um trabalho de gestão ambiental em postos de combustíveis é um trabalho de prevenção e cuidado com o meio ambiente que envolve, principalmente, as seguintes situações:
- Conhecer e adequar-se à legislação ambiental vigente;
- Impedir vazamentos dos tanques de combustíveis e infiltrações;
- Destinar adequadamente as embalagens e demais resíduos gerados no posto;
- Destinar os volumes resultantes das trocas de óleo de veículos;
- Destinar as águas de lavagem de veículos;
- Elaborar um plano de contingências.
Quer entender mais sobre gestão ambiental em posto de combustíveis? Leia este post.
Fique atento com a segurança do trabalho
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivas (EPCs) não é somente recomendado mas também regulamentado por normas do Ministério do Trabalho e Emprego.
O ambiente de trabalho dos postos de combustíveis se reveste de inúmeras condições que requerem atenção, dentre elas:
- Capacitação do pessoal para a segurança do trabalho;
- Utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs);
- Utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
- Pagamento de adicional por insalubridade;
- Pagamento de adicional por periculosidade.
Cada aspecto deve ser analisado à luz das normas pertinentes e seguir a legislação. Os custos posteriores com acidentes ou com processos trabalhistas costumam ser infinitamente mais elevados. Além disso, os danos provocados na imagem do estabelecimento constituem tudo o que você não deseja para a gestão do seu posto de gasolina.
Capacite e motive seus colaboradores
Ter uma equipe motivada pode ser um divisor de águas para sua empresa. Em tempos de crise econômica, se você não tiver uma equipe engajada, você perde uma das poucas formas viáveis de retomar o crescimento. Funcionários felizes tornam o ambiente de trabalho mais agradável e aumentam consideravelmente sua produtividade.
O sucesso de um posto de combustível está nas mãos do seus colaboradores. A qualidade do atendimento e do serviço prestado transparece nas pequenas atitudes, em especial naquelas inconscientes, não provocadas por técnicas de encantamento do cliente.
Desse modo, é preciso que sua equipe esteja realmente motivada, que se sinta feliz com o que está fazendo, porque essa satisfação do funcionário transparece nas suas próprias atitudes.
Permita que cada funcionário se sinta parte de uma equipe de sucesso e não apenas um indivíduo que faz o que o gerente mandou. A motivação de sua equipe é o principal desafio na gestão de um posto de combustível.
Crie e padronize alguns processos
Padronizar processos significa eleger aquelas rotinas mais importantes, descrever o seu fluxo e criar um padrão de ação para ser adotado por todos, sempre que aquelas atividades forem executadas.
Por exemplo, o atendimento no abastecimento. Defina como o frentista deve fazer a abordagem inicial, como deve realizar o abastecimento, que tipo de informação deve passar para o cliente, que tipo de serviço e como deve oferecê-lo ao cliente etc. Uma vez definido o padrão de atendimento, treine todos, absolutamente todos da equipe para que seja criado um padrão de atendimento. Esse pode ser o seu cartão de visitas e seu posto ficar conhecido por esse padrão.
Percebe como é importante manter uma equipe motivada? Com ela você cria e adota padrões para quantos processos desejar implantar.
Ofereça serviços diferenciados
É sempre bom informar o cliente que o posto de gasolina vai oferecer uma promoção e conceder um bônus para os que frequentam o local periodicamente.
Planeje ações especiais para melhorar o pós-venda. Como? A resposta abrange uma série de medidas que podem ser facilmente implantadas, por exemplo:
- Notificar o cliente sobre prazo para troca do óleo, filtros, entre outros itens;
- Fornecer dicas sobre direção defensiva;
- Promover pesquisas sobre a qualidade do atendimento;
- Dar um retorno sobre críticas feitas ao posto por meio da pesquisa de satisfação.
Ao perceber que a opinião dele é importante, o cliente se identifica mais com o estabelecimento. Isso reforça o engajamento e contribui para a famosa propaganda boca a boca, que continua sendo uma ótima forma para elevar o faturamento.
Com trabalho, inteligência e criatividade, é possível aumentar a satisfação do cliente e torná-lo ainda mais próximo.
Cuidar da segurança patrimonial
A segurança patrimonial nos postos de combustíveis deve ser considerada desde a sua instalação. São aspectos de infraestrutura, de monitoramento, de capacitação da equipe e de contratação de serviços especializados, dentre outros.
No entanto, a qualquer momento é hora de adequar-se à realidade de sua cidade e às experiências de seu próprio estabelecimento. Assim, a segurança de posto de combustível não deve ser estanque, mas um aspecto dinâmico da gestão do posto, adaptando-se às condições que surgirem.
Em algumas regiões, os postos de combustíveis podem ser alvos fáceis para assaltantes. Assim, consulte uma empresa especializada e avalie os cuidados que você deve tomar, assim como as medidas que deve adotar para implantação de segurança no seu posto.
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