fbpx

Pagamentos digitais crescem durante a pandemia; 96% pretendem manter o hábito

Segurança e ausência de contato físico são apontados como principais fatores para digitalização dos pagamentos

A pandemia parece mesmo ter acelerado a digitalização de alguns processos, como é o exemplo dos pagamentos. Hoje, é cada vez menos comum a utilização do dinheiro físico, e maquininhas de cartão também parece perder espaço para os pagamentos contactlessDe acordo com pesquisa realizada pelo Capterra, houve um aumento de 32% no volume de pagamentos digitais desde o início da pandemia.

O levantamento mostra ainda que, entre os consumidores que possuem carteira digital instalada, 96% pretendem seguir ou começar a utilizar a tecnologia após o término da crise sanitária, confirmando a consolidação deste meio de pagamento.

Já o número de consumidores que possuem carteira digital e dizem não utilizá-la caiu 72% em comparação ao período pré-crise —  de 18% para 5% dos entrevistados, respectivamente.

Mais seguro ou mais suscetível a fraudes?

São dois os principais fatores apontados pelos consumidores em defesa do pagamento digital: a maior segurança, citado por 29% dos usuários, e a não necessidade de contato com terceiros, 28%

Ainda que a segurança desse tipo de transação comparada aos cartões seja vista como a principal vantagem pelos que utilizam as carteiras digitais, o medo de ataques é uma realidade.

Tanto os usuários da tecnologia como os que inda não aderiram à modalidade, 70% apontam receio com falhas de proteção que possam resultar em roubo de dados

Consumidores enxergam fim próximo do dinheiro físico

O Capterra comparou a preferência do consumidor quanto aos meios de pagamento. Dos entrevistados, apenas 18% dizem preferir pagar usando dinheiro físico. Outros 22% preferem cartões de crédito, 32% optam mais pelo débito e 23% escolhem o pagamento digital

A preferência pelas carteiras digitais é maior entre os brasileiros com rendas de 7 a 15 salários mínimos: 40%.

De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados afirmam ser mais provável comprar de estabelecimentos que aceitam pagamentos sem dinheiro físico do que daqueles que não. Além disso, 67% dizem que se sentiriam confortáveis vivendo em uma sociedade sem dinheiro físico.

“Como mostram os dados, a adaptação dos negócios aos novos métodos e hábitos de pagamento, com o impulso extra trazido pelo coronavírus, pode representar uma questão de sobrevivência para muitos negócios tanto no curto como no longo prazo”, destaca Lucca Rossi, analista responsável pelo estudo.

Fonte: Consumidor Moderno

Como as carteiras digitais funcionam em nosso ERP?

Com o Adaptive Petros, sistema de gestão desenvolvido para otimizar os processos gerenciais de postos de combustíveis, essa integração com as carteiras digitais de pagamento é mais simples do que você imagina.

Todas as transações realizadas por lá, como pagamentos de boletos, recebimentos, transferências, passam também pelo ambiente financeiro do seu ERP. As informações não precisam ser exportadas manualmente do ambiente do aplicativo para a nuvem do seu ERP, pois já existe essa integração.

Para deixar mais claro, você consegue visualizar as transações feitas pela sua e-wallet da mesma forma que visualiza aquelas feitas pelas outras formas de pagamento aceitas no seu posto. Isso porque o Petros considera a e-wallet como mais uma fonte financeira. Dessa forma, você tem acesso aos relatórios com todas as informações quando e de onde quiser de forma completa. Nosso sistema possui integração com diversas carteiras digitais.

As e-wallets surgiram para trazer mais segurança e praticidade aos consumidores e benefícios a varejistas. Vincular essas carteiras ao ERP do Petros significar ter todas essas características no seu negócio, além de mantê-lo sustentável e competitivo.

Se você quer saber outras inovações que são tendência para otimizar e tornar mais seguro o processo de pagamento em postos e lojas de conveniência, leia o nosso próximo texto 5 vantagens de utilizar o PDV Mobile no seu posto.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!