fbpx

Pensa abrir um posto de combustível? Considere estes pontos para garantir sucesso

Publicado em:

Quer abrir um posto de combustível e não sabe por onde começar? Não se preocupe, iremos norteá-lo sobre seus primeiros passos nessa nova trajetória empreendedora.

Você pode se perguntar qual é o valor para montar um posto de combustível ou como uma pessoa consegue abrir um posto de combustível com pouco investimento? Quem sabe você precisa saber quais são os custos desse investimento e qual é o planejamento necessário para que o seu posto seja um posto de combustível agradável aos clientes.

Saiba qual é o investimento necessário para abrir um posto de combustível

É comum aos empreendedores entenderem que qualquer iniciativa de empreendedorismo necessita de investimento. Para um posto de combustível não é diferente, principalmente por se tratar de um negócio que requer alguns cuidados além daqueles mais comuns entre os empreendimentos.

Para iniciar você precisará de uma boa localização, pois um posto de combustível deve ser de fácil acesso aos veículos, desde motos a caminhões. Faz-se necessário uma equipe de funcionários, não apenas os frentistas, mas também supervisores e gerentes.

Dicas para uma melhor Contratação e Capacitação para Postos de Combustíveis

Você também precisará de um bom sistema de gestão para postos de combustíveis, que integre diversas funções como o operacional e financeiro, pois a movimentação de clientes, caixa e prestações de contas são altas.

Além dos investimentos iniciais que citamos acima, existem outros gastos que, caso você mesmo monte o seu posto de gasolina teria um custo e caso você adquira uma franquia seria outro custo, mas ambos possuem seus custos e benefícios, veja:.

Comprar uma franquia de posto de combustíveis

A vantagem de optar por abrir uma franquia de posto de combustível é que você só vai pagar e tudo virá pronto para você administrar.

Bom, nem tudo virá pronto. É preciso ter o espaço para alojar o posto, mas, fora isso, você só fica responsável pelas contratações e por tocar o negócio. Esse tipo de investimento custa cerca de R$ 900 mil.

Você terá bastante opções de franquias para selecionar, como as bandeiras: Petrobras, Shell, Ipiranga, Ale, entre outros.

Abrir um posto de combustível do zero

Para montar um posto do zero, ficará um pouco mais caro, não pensando apenas no lado financeiro. Até porque você mesmo terá que correr atrás de tudo, o que não costuma ser algo nada fácil e leva tempo.

O investimento para este modelo de negócio fica em média mais de um milhão e meio de reais, porém possui uma série de benefícios, como o fato de você não ter que seguir regras, comunicação e toda a política exigida pela franquia.

Estrutura adequada para abrir um posto de combustível

Um ponto muito importante quando referimos em montar postos de combustíveis é pensar na infraestrutura.

O posto de combustível precisa oferecer de tudo o que o cliente precisa, e tudo deve ser de qualidade. As bombas e filtros devem estar em perfeito estado, bem como os tanques subterrâneos que servem para que os combustíveis fiquem armazenados.

Montar uma loja de conveniência também é interessante para você que quer ter seu próprio posto de combustível. Os clientes que param para abastecer geralmente param para comprar alguma coisa que precisam, e, com a loja, você pode lucrar muito mais do que imagina.

Preocupar-se com a boa aparência do seu posto e da loja de conveniência também é um critério importante, e que aumenta sua competitividade no mercado. As pessoas reparam muito nas condições externas da infraestrutura do posto.

Tenha um sistema de gestão

Bom, depois que já pensou em toda a estrutura física do seu novo negócio, é necessário pensar no sistema de gestão para postos de combustíveis que vai operar e fazer tudo funcionar de forma automatizada, tanto nas rotinas operacionais, quanto financeiras e fiscais do posto.

Pensa abrir um posto de combustível?

Aqui no nosso site você fica por dentro de tudo o que diz respeito a postos de combustíveis. Clique aqui e conheça todos os nossos materiais gratuitos para tirar suas dúvidas.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário