Combustível caro? Boas práticas para poupar combustível e dinheiro

Publicado em:

Boas práticas para poupar combustível e dinheiro

Muitos dos nossos vícios de condução traduzem-se em gastos desnecessários de combustível. Em uma altura em que abastecer o tanque sai bastante caro, saiba que existem pequenos truques – provavelmente, até já conhecerá alguns – para que consiga poupar alguns litros enquanto conduz o seu veículo.

Vamos lá!

 

Feche as janelas

Em cidade, a baixa velocidade, você até pode preferir dirigir de janela aberta e ligar o ar condicionado. No entanto, em estrada, fazer isto não é grande ideia. Em alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico (lembre-se que tudo nas linhas do carro foi pensado para obter um determinado efeito aerodinâmico), obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.

 

Mantenha os pneus em bom estado

Irregularidades e defeitos na estrutura ou na pressão dos pneus representam um perigo porque alteram o comportamento do automóvel. Os pneus em maus estado reduzem a eficiência de rolamento, obrigando a um maior esforço do motor, logo a maiores consumos. Também o mau alinhamento da suspensão pode representar gasto adicional de combustível.

 

Troque de marcha no tempo certo

Saber controlar as marchas corretamente implica ter a noção de que a primeira serve apenas para por o veículo em movimento e que, percorridos alguns metros, convém trocar pela segunda marcha. Se “esticar” muito as rotações do motor e não fizer a troca de marchas no tempo ideal, aumentará o consumo. Muitos modelos de veículos já contam com um aviso que indica quando deve fazer a mudança da marcha. Seja como for, não estique as marchas ou não deixe as rotações descerem muito de forma que o motor comece a dar sinais de falta de força. Estará a forçá-lo em vão.

 

Não descuide da manutenção periodica

A manutenção garante as boas condições de funcionamento do motor, dos sistemas de apoio e componentes. Se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que invariavelmente, resultará em consumos desnecessários. Por isso não adie a ida à oficina.

 

Tire proveito da inércia

A condução ideal deve ser tranquila e constante. Algumas vezes você percebe que o semáforo vai ficar vermelho e mantém o pé no acelerador para depois ter que frear bruscamente. Se você já sabe que vai ter que parar, tire o pé do acelerador e deixe que o carro se imobilize naturalmente. Assim poupará combustível e, quando frear, vai acabar sendo mais suave, não desgastando tanto as pastilhas de freio.

 

O que achou das dicas? Conte para nós, o que você tem feito para poupar combustível? Quer receber conteúdos como estes? Cadastre-se abaixo e receba conteúdos como estes. Até a próxima!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário