Admita: em algum momento de sua carreira, você provavelmente olhou para o espaço de trabalho do seu colega e levantou uma sobrancelha para a pilha de pastas de arquivos, copos de água e de café espalhados por sua mesa…
Mas, isto vale para os dois sentidos – o que seus colegas de trabalho pensam quando examinam sua mesa de trabalho?
O local onde você trabalha pode não parecer, mas é um lugar incrivelmente pessoal. Isso não é surpreendente se você considerar quanto tempo você gasta lá. As pessoas passam em média 6 horas sentadas em seu ambiente de trabalho. Isso significa que a única coisa que você gasta mais tempo fazendo no dia, é dormindo. Quando você considera isso, é natural que sua mesa se torne uma extensão de sua personalidade.
Nós somos todos diferentes. Portanto, a mesa de cada pessoa revela algo muito particular, como profissional e como pessoa.
Você identifica algum destes tipos?
Uma mesa bagunçada
Há sempre uma pessoa no escritório que é conhecida por ter uma mesa bagunçada. Materiais diversos, papeis, cabos, notas de reunião, impressões, restos de lanches, ….Ugh!
Os funcionários que têm mesas desordenadas são ditos extrovertidos, amigáveis e são acolhedores com os colegas. Eles também são mais criativos do que seus colegas de trabalho, aqueles com mesas organizadas.
No entanto, a maioria das pessoas que trabalham em mesas bagunçadas, também são menos produtivas do que outras, já que se gasta mais tempo para encontrar coisas do que realmente para realizar suas tarefas.
A mesa ordenada, o Minimalista
No outro extremo do espectro da desordem, são as pessoas que absolutamente precisam ter um espaço de trabalho limpo, minimalista e sem distrações. Encontrará um espaço de trabalho extremamente arrumado e organizado, indicando que naquele espaço há uma pessoa muito conscienciosa: ordenada, disciplinada, cautelosa e que gosta de planejar e estruturar. Você não encontrará muito em suas mesas além dos itens essenciais, como monitor, teclado, mouse, uma caneta e talvez um bloco de notas.
O Minimalista recusa e combate os excessos, que estão intrinsecamente ligados à vida contemporânea nas cidades: o excesso de trabalho, o excesso de trânsito, o excesso de alimentação, tudo monopolizado e executado em favor do dinheiro. Uma mesa minimalista que não exibe quase nenhuma impressão humana, também pode comunicar que você não estabeleceu raízes no trabalho, sinalizando a falta de compromisso.
Além disso, as pessoas com mesas extremamente arrumadas são provavelmente as pessoas mais confiáveis do escritório – eles têm padrões elevados e sempre realizam seu trabalho no tempo.
A mesa do topógrafo
Você encontrará o topógrafo em sua própria pequena fortaleza, na parte de trás do escritório. Não gostam de ter as costas voltadas para a porta, sentem-se inseguros se sua mesa estiver em uma área de muito tráfego. Os topógrafos são instintivamente atraídos para espaços com refúgio e perspectivas: assentos onde você está de costas para a parede e uma boa visão das pessoas que podem estar chegando até você.
A necessidade de mais espaço pessoal está ligada à introversão e a maiores taxas de ansiedade. Sentado nos arredores do escritório, também pode ser um sinal de que você tem pouca conveniência: a tendência de ser útil, cooperativo e simpático. São muitas vezes introvertidos, mas altamente criativos e produtivos que precisam de sua própria fortaleza para florescer.
A mesa do fármaco
Honestamente, com que frequência você vê esse tipo no seu trabalho?
Há alguns no escritório que iriam trabalhar mesmo estando com as duas pernas quebradas. Ou então chamam-se a si próprio de doentes, porque sentem-se um pouco abatidos ou simplesmente cansados.
Nesta mesa, você encontrará uma farmácia completa de medicamentos, comprimidos, chás e unguentos. Não é necessário o kit de primeiros socorros do escritório se você conhece essa pessoa aqui!
Essas pessoas são facilmente distraídas. Além disso, ficando muito doentes, é provável que estejam sempre atrasadas no cronograma e passem mais tempo em recuperar as tarefas do que fazer o trabalho. Eles também podem ser bastante obsessivos, compulsivos em seu comportamento, especialmente se eles estão preocupados em ficar doentes.
A mesa do tecnológico
Todo escritório precisa de alguém que seja muito ligado em tecnologia. É possível encontrar vários tipos de cabos e carregadores para todos os tipos de celulares…
Suas mesas podem ser uma bagunça e, da mesma forma que os colegas confusos, essas pessoas são criativas e amigáveis. Eles também são curiosos, compulsivos e ansiosos para experimentar.
No entanto, os gerentes podem achar um pouco difícil trabalhar com esses técnicos, já que eles preferem fazer as coisas em seu próprio tempo. Tendem a ter muitas ideias “fora da caixa”, podendo demorar mais do que o esperado para colocar essas ideias em prática.
A mesa personalizada
Algumas pessoas gostam de injetar um pouco de sua personalidade em tudo, e isso inclui suas mesas de escritório.
No seu primeiro dia, eles trazem sua caneca favorita. No dia seguinte, uma planta. E uma semana depois, há fotos de família, citações favoritas emolduradas, uma variedade de livros ou revistas e alguns bonecos e miniaturas. A mesa desta pessoa basicamente se torna uma versão reduzida de sua casa (o que, novamente, não é surpreendente, considerando o tempo que passamos no trabalho!)
Aqueles que personalizam suas mesas são ditos muito criativos e extrovertidos, além de estar abertos a novas ideias e oportunidades. Os personalistas são mais propensos a ter maior satisfação no trabalho e bem-estar psicológico. Os colegas de trabalho adoram esses colegas de trabalho, já que parecem tão agradáveiscomo suas mesas.
E então, você encontrou sua mesa entre esses exemplos? Lembre-se de manter sua mesa organizada, independente do seu estilo, certificando-se de que tenha à mão tudo que é necessário para desempenhar suas atividades, com eficiência e maior eficácia!
Assine nossa newsletter e fique por dentro das informações mais importantes para seu negócio.
Fontes: