Revise a infraestrutura do seu posto de combustível e evite problemas

Publicado em:

Revise a infraestrutura do seu posto de combustível e evite problemas

A infraestrutura da empresa é um dos fatores mais importantes quando se trata de manutenção. Hardware é algo que pode parar de funcionar, apresentar problemas ou defeitos sem nenhum prévio aviso.

Para que tudo permaneça funcionando perfeitamente em seu negócio, é necessário realizar a revisão da infraestrutura do seu posto de combustível periodicamente.

Essa revisão pode ser feita de maneira muito rápida e não requer conhecimentos técnicos sobre os equipamentos. Entretanto, vamos falar sobre alguns dos hardwares aos quais você deve prestar atenção de perto.

 

Entenda quais são os principais hardwares para fazer a revisão de infraestrutura em seu posto de combustível

 

1 – Computadores

É óbvio que quando falamos em hardware, a primeira coisa que vem à mente são os computadores. E, realmente, eles são peças chaves de altíssima relevância para qualquer empresa da atualidade.

Um dos erros que os gestores de postos de combustível mais cometem é deixar computadores obsoletos ou de desempenho insatisfatório na pista de abastecimento, enquanto os melhores ficam no escritório.

Acontece que, na pista, o fluxo é muito intenso. Se os colaboradores não puderem contar com um bom computador, terão problemas frequentemente. Isso ocasiona atrasos nos atendimentos e insatisfação do cliente, além de prejudicar a imagem da empresa no mercado.

Tudo isso poderia ser evitado simplesmente disponibilizando bons computadores na pista de abastecimento. Portanto, eis o primeiro ponto em uma revisão de infraestrutura para seu posto de combustível.

 

2 – Localização das máquinas

A localização do hardware é outro ponto importante a ser considerado na revisão de infraestrutura no seu posto de combustível. Obviamente, nenhum hardware pode estar vulnerável à chuva ou umidade, mas o que muitos postos ainda fazem é permitir que eles recebam diretamente a luz do sol.

O sol pode danificar diversos componentes eletrônicos se estes ficarem expostos todos os dias. As telas, por exemplo, podem ter seus painéis queimados e pararem de funcionar, ou apresentarem distorção de cores.

Certifique-se de que os computadores e outros hardwares estejam fora do alcance do sol e da chuva.

 

3 – Máquinas de cartão

É muito comum encontrar empresas que possuem ao menos uma máquina de cartão aguardando manutenção, ou simplesmente sem uso. Conforme os gestores deixam para depois, isso se torna prejuízo para a empresa.

Revise as máquinas de cartões para verificar se estão todas funcionando corretamente. Se alguma estiver aguardando manutenção, cobre isso dos responsáveis. Se a máquina estiver sobrando, devolva à operadora, caso esteja em comodato.

 

4 – Câmeras de vigilância

Mais um fator chave na revisão de infraestrutura do seu posto de combustível diz respeito às câmeras de segurança. Também é comum encontrar câmeras que não estão funcionando e, às vezes, o gestor nem sabe disso.

Verifique todas as câmeras, pergunte aos funcionários, inspecione os equipamentos com os próprios olhos em suas posições. Todas devem estar funcionando, cobrindo pontos estratégicos do posto de combustível e apresentando imagens nítidas.

Ter câmeras que não mostram imagens suficientemente boas para identificar acontecimentos é o mesmo que não ter câmeras. Se for necessário, troque suas câmeras por outras de maior qualidade.

 

5 – ECF (Emissor de Cupom Fiscal)

O Emissor de Cupom Fiscal permite que você entregue ao seu cliente o cupom de sua compra na loja de conveniência. Alguns postos de combustível não entregam cupons, ficando às margens da legalidade. Portanto, trata-se de mais um ponto importante da revisão de infraestrutura do seu posto de combustível.

Verifique se o seu ECF está funcionando normalmente. Se você perceber que não está utilizando o equipamento, faça o que for preciso para começar a utilizar o quanto antes. Assim, você evita problemas com a fiscalização e transmite maior segurança ao seu cliente.

 

6 – Monitores e TVs

Falar dos computadores é fácil, mas em uma revisão de infraestrutura do seu posto de combustível, você não deve considerar somente a CPU e se esquecer dos monitores. Todos devem estar em perfeitas condições, sem alteração de cores, pontos mortos no painel (com pixels apagados) e com boa retroiluminação.

A resolução dos monitores também pode ser importante, pois uma resolução maior facilita a visualização dos sistemas.

 

7 – Cabos e fios

Os cabos e fios também são itens que passam despercebidos em revisões de infraestrutura. Para fazer uma completa revisão de infraestrutura no seu posto de combustível, certifique-se de verificar um por um todos os cabos e fios que se conectam aos equipamentos.

Verifique se eles estão intactos, sem dobras severas (que podem ocasionar rompimento interno do fio), cortes ou danos aparentes. Os plugs também devem ser verificados.

Aproveite e veja também as tomadas, cabos de alimentação, plugs de internet, caixinhas de telefone e todo tipo de conexão existente em sua empresa. Manter esses itens em dia pode fazer a diferença, pois um simples cabo com mau contato pode gerar uma enorme dor de cabeça e nem sempre é descoberta a origem do problema imediatamente.

 

8 – Treinamento dos colaboradores

De nada adianta fazer uma revisão de infraestrutura em seu posto de combustível se você não orientar corretamente os colaboradores quanto ao uso dos hardwares. Todos devem estar cientes das melhores práticas e procedimentos.

Não basta orientar o bom uso, mas, principalmente, orientar a prevenção de acidentes, a conservação dos equipamentos e o zelo com os hardwares. Esses equipamentos são as ferramentas de trabalho dos colaboradores e é preciso que eles entendam isso.

Sem equipamentos bons e em boas condições, o trabalho de todos fica mais difícil. Dessa forma, todos devem receber um treinamento quanto aos procedimentos a serem adotados todos os dias, como ligar e desligar, manusear, limpar, preservar e identificar problemas com rapidez.

 

Seguindo os passos acima, você já consegue fazer uma revisão de infraestrutura no seu posto de combustível e manter tudo funcionando, identificar problemas com maior agilidade e evitar que outros aconteçam.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos relevantes para otimizar a gestão do seu posto de combustível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!