Saiba agora porque você deve começar a utilizar um sistema na nuvem

Publicado em:

Saiba agora porque você deve começar a utilizar um sistema na nuvem

Muito se tem falado sobre sistemas baseados na nuvem. A facilidade que trazem tanto para os usuários quanto para as empresas foi a principal razão para a crescente popularidade desta tecnologia. O resultado é o desenvolvimento de sistemas mais dinâmicos e flexíveis, adaptados às realidades de cada empresa ou usuário.
Mas, afinal, como funciona essa tecnologia e por quais razões muitas empresas tem escolhido investir nela?

 

O que é Cloud Computing (ou computação na nuvem)?

O Cloud Computing permite que os dados de empresas ou usuários deixem de ficar armazenados em equipamentos como discos rígidos e outros dispositivos e sejam mantidos nos servidores. Alguns exemplos práticos são serviços como o Google Drive ou Dropbox, que possibilitam ao usuário fazer o armazenamento de arquivos na nuvem, tornando-os acessíveis de qualquer local com Internet.
Esta é a primeira vantagem identificada desta tecnologia: o software armazenado na nuvem pode ser usado de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Só é preciso ter acesso à internet e licença da empresa para entrar em seu sistema. Mas não é somente por esta comodidade que o mercado tem se voltado para o sistema na nuvem.

Veja outras vantagens abaixo:

 

Redução dos custos

Em tempos de aumento dos valores da conta de energia elétrica, o investimento em um sistema na nuvem pode ajudar a reduzir os custos do seu negócio. Uma vez que o Data Center que hospeda o sistema não faz parte da infraestrutura da sua empresa, despesas como energia elétrica para refrigeração das máquinas ou a contratação de profissionais de TI para manutenção do servidor local seriam eliminadas.

 

Segurança

Há muita discussão atualmente sobre a segurança dos dados armazenados em nuvem. A principal preocupação é pelo fato de informações confidenciais se encontrarem, de certa forma, fora dos domínios da empresa.
No entanto, provedores de Cloud Computing seguem padrões internacionais de segurança como SSL, criptografia avançada e outros. Esses sistemas contam com muitos mecanismos de defesa como firewalls e proteção contra vírus.
Além disso, caso os computadores da sua empresa sofram danos, suas informações não são perdidas já que os dados encontram-se facilmente acessíveis por meio da Internet.
Outra vantagem é que no sistema em nuvem os backups dos dados são realizados automaticamente através do espelho de servidores. Assim, caso aconteça algum erro, eles estarão disponíveis em outro servidor.

 

Comodidade

A disponibilidade de acesso ao sistema 24h por dia, de qualquer local com acesso à Internet, também é uma grande facilidade trazida pelos sistemas na nuvem. Com a flexibilização do ambiente e dos horários de trabalho, a tecnologia tem contribuído para tornar a estrutura das empresas mais dinâmica e otimizar os processos de comunicação.

 

Outro motivo para utilizar a gestão na nuvem é a facilidade de realizar atualizações no sistema. Além do mais, as empresas que oferecem serviços de Cloud Computing  costumam fazer a manutenção diária dos servidores, tornando mais ágil o acesso a melhorias no sistema.

 

Produtividade

Já que os dados em um sistema na nuvem estão disponíveis 24h por dia, os funcionários conseguem acessá-los, atualizar relatórios, produzir informações e compartilhá-las em tempo real para embasar a tomada de decisões dos gestores da sua empresa.
Imagine que você é gerente de uma rede de postos de combustíveis e precisa obter um relatório geral sobre a situação de cada posto. Com o sistema na nuvem e os dados disponíveis de forma online, é possível ter acesso a estas informações sem a necessidade de deslocamento a cada unidade do seu negócio.

 

Convencido sobre as vantagens de um sistema em nuvem?

Conte para nós como você utiliza esta tecnologia no seu dia-a-dia ou como você acha que ela poderia melhorar o funcionamento da sua empresa!

Se você gostou deste tipo de conteúdo, compartilhe com os colegas através dos botões abaixo e inscreva-se na nossa lista para recebê-lo diretamente na sua caixa de entrada!

 

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário