fbpx

Saiba se sua empresa está pronta para enfrentar a crise!

3 minutos
Saiba se sua empresa está pronta para enfrentar a crise!

Não é novidade que o Brasil após viver uma década de estabilidade econômica, voltou a ter sérios problemas. Os indicadores mostram uma inflação crescente, desemprego e com um governo imerso em escândalos de corrupção, a perspectiva é de que o país viverá pelo menos mais três anos e meio de incertezas.

Os dados mostram que as maiores empresas aproveitaram estes momentos para redesenhar seus processos, cortando gastos desnecessários e mantendo a casa bem arrumada. Companhias que possuem forte geração de caixa, como as gigantes AmBev e Souza Cruz, possuem margem de centavos e precisam estar bem preparadas, bem posicionadas para enfrentar a desordem econômica. A cadeia de lojas Renner, focada no vestuário, viu seu mercado ter queda de 1,1% em 2014* e previsão de queda de 3,7% em 2015*. Com um controle rigoroso de despesas, mantendo a palavra “desperdício” fora de seu vocabulário, a Renner reduziu custos operacionais em 1% da sua receita líquida. Resultado? Economia de 46 milhões de reais.

A Razem Tecnologia  preparou um rápido diagnóstico para que o gestor certifique se sua empresa está preparada para enfrentar a crise econômica. São simples verificações que permitem entender a posição atual, tomar decisões importantes para mudar a situação e preparar a empresa para que estes próximos anos não afetem o andamento do negócio, deixando o caminho livre para o crescimento.


1. Verificar o impacto do momento em seu mercado

Saber que estamos passando por um momento delicado e que a crise não afeta apenas um nicho ou determinadas áreas é essencial para um claro entendimento da situação. A crise é sistêmica e mesmo parecendo que seu mercado não é afetado diretamente, não tem como ele não estar pelo menos indiretamente envolvido na cadeia econômica. Entender este impacto e estudar estratégias para fazer a diferença são passos certos para enfrentar esta “maré”.



2. Verificar as contas da empresa

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e por isso atrasos em obrigações são mais frequentes do que se imagina. Com este patamar de crise, quanto mais o gestor mantiver as despesas na ponta do lápis, conseguirá manter as obrigações em dia. Focar nas atividades que dão maior retorno e terceirizar alguns serviços podem ser opções para redução de custos, levando recursos para o pagamento de dívidas e impostos.



3. Verificar a comunicação da empresa


Comunicar-se com clareza evita desperdícios. Isto é válido para clientes, fornecedores e principalmente para funcionários. Deixar a equipe ciente de que o mercado está em crise e que é preciso dedicação e empenho vai transformá-la em aliada para enfrentar este momento.


4. Criar um plano de gerenciamento de crise


Não é possível para o gestor evitar que a crise aconteça, porém é possível estar preparado para quando ela impactar na empresa. Prever momentos adversos e criar ações para serem tomadas, com planos A, B e C para os problemas mais relevantes são atitudes que resultam em maior preparo. Assim como ter uma reserva para enfrentamento de crises.


5. Organizar a gestão

O gestor pode ter organização, porém se os departamentos não têm, os processos travam e demoram para serem executados. Com um ERP, software de gestão empresarial, os departamentos funcionam como engrenagens e se comunicam de forma eficaz e imediata, resolvendo boa parte dos gargalos que impedem o fluxo processual das demandas da corporação. Ter um ERP otimizado para seu segmento permite uma gestão focada em resultados que evita a desorganização e gera aumento da eficácia dos processos.

Com estas verificações, o gestor minimiza os impactos da crise na empresa, corrigindo fatores que possam colocar seu negócio em risco. 

Conheça mais vantagens do software solicitando uma apresentação presencial ou remota. Entre em contato com o 0800 940 4144 ou com o [email protected] para contatar um de nossos executivos de contas..

* Dados da CNC – Confederação Nacional do Comércio

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!