Tendências do Varejo para 2017: saiba como vender mais

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Tendências do Varejo para 2017: saiba como vender mais

Informação é hoje talvez um dos bens mais preciosos no mundo dos negócios. Você está antenado em relação ao que as pessoas desejam e necessitam? Estar atento às tendências do varejo é um dos itens essenciais para ter sucesso em sua empresa. Se ela não estiver alinhada com o que os consumidores necessitam, seu produto ou serviço pode estar fadado ao fracasso.

Com o advento do digital, o modo de selecionar e consumir produtos e serviços mudou bastante. Pronto para conhecer as tendências do varejo para 2017 para oferecer aos seus clientes o que eles desejam e, assim, vender mais?

 

Alinhe os seus canais

Não há mais como separar o digital do meio físico. O cliente precisa ter uma excelente experiência nos dois ambientes e associar esta experiência à sua marca.

Por isso, é preciso mudar o modo como você se relaciona com os clientes em qualquer ambiente – real ou virtual. Por exemplo, é possível que, quando o cliente chegar à sua loja, ele já saiba o produto que deseja e por quanto ele está saindo na Internet.

O motivo de ele ter ido até você é porque provavelmente necessita de experimentar o produto com seus próprios olhos e conseguir alguma vantagem. Se você não oferecer qualquer benefício real, ele desistirá da compra. Portanto, aprenda a prover seu cliente com o que ele realmente precisa.

 

Ofereça um regime 24/7

O regime 24/7, ou seja, 24h por dia e 7 dias na semana, é muito comum nos Estados Unidos. Cada vez mais, as empresas estão competindo para ver quem atende melhor e em qualquer hora que o cliente precisar. Quem sabe não seja vantagem para você investir nessa operação?

 

Pratique o varejo híbrido

As empresas estão criando ambientes onde é possível encontrar produtos de segmentos diferentes para atender o mesmo público. É o chamado varejo híbrido.

Algumas livrarias no Brasil já entendem que a experiência deve compensar o trabalho do consumidor vir até a loja física. Por isso, criam ambientes acolhedores com cafeterias e lanchonetes, além de organizar eventos para trazer mais pessoas e potenciais compradores às suas prateleiras.

Outro segmento que também está investindo nessa estratégia são os postos de combustíveis. Muitos funcionam como um verdadeiro ponto de encontro, oferecendo bebidas, lanches rápidos, caixas eletrônicos e venda de ingressos para eventos, além, é claro, do combustível.

Utilize o Big Data de forma estratégica

A tecnologia hoje permite captar uma grande quantidade de informações sobre os consumidores: quanto tempo permanecem em uma loja, o que compram, com que frequência e isso não é só no mundo virtual. É o chamado Big Data.

Uma das preocupações dos consumidores é como essa captura de dados está afetando sua privacidade. Portanto, é precisa saber usar essas informações de forma inteligente e estratégica, oferecendo ao cliente o que ele precisa no momento certo.

Se as ações de promoção não forem conduzidas assim, seu negócio deixa de ser oportuno e passa a ser invasivo. Cuidado!

 

O que você achou dessas tendências? Já colocou alguma delas em prática? Como tem sido os resultados?

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