Posto de combustível: Como transformar funcionários em super vendedores

Publicado em:
 

O faturamento de um posto de combustível vem principalmente das próprias bombas de combustível. Entretanto, a diferença entre um posto que cumpre o prometido e um que supera as expectativas é poder contar com super vendedores.

 

Um bom funcionário não apenas atende às necessidades do seu cliente, como também sabe ofertar com eficácia para maximizar o potencial de vendas, agregando valor, aumentando o faturamento e aproveitando melhor cada cliente.

 

No post de hoje, o tema abordado é sobre como fazer com que os funcionários do seu posto de gasolina sejam bons vendedores e a partir disso haja um crescimento significativo para sua empresa. 

 

O que é um super vendedor

 

Para que possamos entrar no tema proposto, a ideia é entender o que é um super vendedor. Não há uma definição certa, assim como também não há o vendedor perfeito para o cliente perfeito. Sendo assim o bom vendedor é aquele que aprende a ser um vendedor para cada cliente, entendendo a necessidade do mesmo.

   

Qual o papel da gestão

 

Para que o vendedor tenha êxito no processo de vendas, ele necessita de um gestor que esteja bem alinhado com o fluxo de vendas para conduzir a equipe ao cliente final. Portanto o mesmo precisa ter algumas habilidades e qualidades, como por exemplo: ser criativo, saber tomar decisões, raciocínio analítico, bom em comunicação e saber trabalhar a equipe para motivá-la, são algumas das habilidades necessárias.

 

Um gestor criativo, por exemplo, saberá como alavancar as vendas e as formas para que o cliente final seja atraído pelo seu produto. Desta forma o “super vendedor” saberá também aproveitar as oportunidades seguido do exemplo da gestão.

 

Como transformar o seu funcionário em super vendedor

 

Não há uma receita pronta, mas existem habilidades que podem e vão auxiliar o vendedor no processo de venda.

 

1 – Siga o processo ou fluxo já definido pela empresa

Nenhum produto é vendido por acaso, então perceber o cliente desde o interesse pelo produto até a venda/fechamento faz toda a diferença no processo.

 

2 – Conheça bem o produto

Pode parecer óbvio, mas um super vendedor precisa entender o que é o seu produto, quais os benefícios e como estes podem ser também benéficos para o seu cliente final. Será que o seu vendedor tem o conhecimento necessário do produto para vendê-lo com qualidade?

 

3 – Conheça o cliente

Se um super vendedor conhece o seu produto, logo também deve conhecer o seu cliente. No caso do frentista, entender o melhor tipo de combustível para os veículos, saber a diferença entre Diesel Comum ou Diesel Aditivado; são formas de conhecer qual tipo de cliente você está atendendo e qual melhor se encaixa em cada perfil.

 

4 – Seja ouvinte e honesto

No tempo em que vivemos sabemos que ouvir o outro muitas vezes não é praticado. Um bom vendedor sabe ouvir o cliente e a partir disto oferta o melhor produto. Junto com o ser ouvinte está atrelado o ser honesto, garantir que o produto ofertado, neste caso, o combustível, transmitir para o cliente a procedência do produto e a confiabilidade que o mesmo pode ter na marca e no produto.

 

5 – Fidelize o cliente

Muitas vezes a ideia do Pós vendas parece não se encaixar para o vendedor, porém ele é o foco principal do retorno e constância do cliente pelo seu atendimento e qualidade do produto ofertado, fazendo com que o mesmo opte por retornar ao posto pelo conjunto de benefícios que ali lhe fora ofertado.

 

6 – Investir em treinamento de vendas

A ideia de investir em um treinamento de vendas é exatamente para mensurar como andam os números do seu negócio, pois assim ficará claro se o seu posto precisa ou não de um tratamento mais específico para alavancar as vendas.

Um bom treinamento consiste em transmitir o conteúdo para gerar conhecimento e o desenvolvimento do colaborador. A proposta não é ensinar a vender, mas sim capacitá-lo sobre a empresa como um todo, sobre o produto em si e, claro, as técnicas já citadas anteriormente para que se obtenha o sucesso de vendas.

 

7 – Ter um bom clima organizacional

O fluxo de vendas com êxito não é parte somente do vendedor, mas da empresa como um todo. Vamos entender o que é de forma simples o Clima Organizacional:

Clima organizacional é o entendimento coletivo que os colaboradores têm da empresa. Por meio das políticas, sistemas, estruturas, processos e valores da empresa. Sendo assim um bom clima organizacional visa facilitar a produtividade, qualidade total e vitalidade da empresa. 

Dentro do Clima organizacional, existe a Pesquisa de Clima, que visa saber o ponto de vista do colaborador, os seus sentimentos, pensamentos e desejos em relação a empresa que trabalham. Todos estes fatores corroboram para que o vendedor esteja bem alinhado com a empresa, consigo mesmo e com o produto final a ser vendido.

 

8 – Funcionários unidos vendem mais

O trabalho em grupo consiste em pessoas unidas por um único objetivo, neste caso vender. Pode parecer irrelevante, mas o trabalho em equipe busca valorizar cada indivíduo, aprimorando as suas habilidades e contribuindo para o todo. Uma equipe que trabalha de forma integrada tende a ter melhores resultados do que uma equipe sem o mesmo foco. 

O clima melhora, o ambiente fica saudável, todos ficam motivados e não há sobrecarga para nenhum dos componentes, o que gera no resultado final: Uma venda bem feita por um super vendedor.

 

9 – Seja diferente do seu concorrente

A maioria das empresas vêem a concorrência como rival, mas na verdade não é. O conceito de concorrência vem de uma empresa que oferece o mesmo ou produto similar ao seu. 

Portanto, seja diferente dele.

 

O produto é o mesmo, mas o atendimento, a honestidade, o tom de voz, a empatia, a prontidão e o domínio do seu produto podem fazer toda a diferença para que este cliente continue sempre optando por voltar ao seu posto.  

Pois não adianta o produto ser bom, o preço acessível e o atendimento por exemplo não ser satisfatório, não é mesmo? Sendo assim, invista em colaboradores que tenham sinergia, e mais do que isso, tenham algo de diferente para oferecer ao seu cliente, seja habilidade de negociação ou até mesmo a empatia. Acredite, um simples sorriso pode mudar tudo!

Se você deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento e entender de uma vez por todas como transformar os seus funcionários em super vendedores, baixe o nosso e-book neste link.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário