Vai reformar seu posto? Saiba quais etapas seguir!

Publicado em:

A reforma de um posto de combustível pode ser uma tarefa longa, complexa e cheia de imprevistos. Se você não planejar tudo com cuidado, o negócio pode sofrer impactos negativos, perder clientes e até mesmo ficar no prejuízo.

Para que isso não aconteça com você, trouxemos um guia sobre as etapas a seguir para reformar seu posto de combustível. São dicas que vão te ajudar a manter o funcionamento do posto, além de passar pela reforma da melhor maneira possível.

Então, acompanhe as dicas e boa reforma!

Quais as etapas de uma reforma em postos de combustível?

1 – Projeto e planejamento financeiro

Existem duas coisas que você precisa fazer antes mesmo de começar as obras. O projeto é uma delas. Você precisa saber exatamente o que será feito, do início ao fim, e como será o resultado. Isso só pode ser verificado através do projeto arquitetônico da reforma.

A segunda tarefa importante é o planejamento financeiro. Você precisa garantir que o dinheiro que tem para investir será suficiente. Para isso, o ideal é se sentar com o profissional responsável pelo projeto e determinar o custo de cada etapa, incluindo os materiais.

Com um bom planejamento, as chances de sucesso da reforma só aumentam. Não pule essa etapa, pois ela é como o alicerce do seu posto.

2 – Contrate uma empresa especializada

Reformar seu posto de combustível é uma coisa muito séria, especialmente porque os profissionais estarão próximos a materiais inflamáveis e explosivos o tempo todo. Portanto, contrate uma empresa especializada em construção e reforma para fazer o serviço.

Não faça a reforma com uma equipe sem qualificação profissional, sem liderança e, principalmente, sem a hierarquia de uma empresa. Se ocorrer qualquer problema, os trabalhadores não se responsabilizarão.

Portanto, a melhor coisa a fazer para reformar seu posto de combustível é contratar uma empresa séria e com experiência em postos de combustível.

3 – Faça vários orçamentos de materiais

Mais uma etapa para reformar seu posto é o orçamento dos materiais que serão utilizados. A dica aqui é fazer pelo menos três orçamentos, mas você pode fazer quantos quiser. Tente encontrar produtos iguais ou semelhantes em cada orçamento e reúna as informações para decidir depois.

Assim, você poderá analisar e comparar os orçamentos com calma. Escolha aquele que oferecer o melhor custo benefício. Alguns materiais serão de maior importância e, por isso, você não poderá abrir mão da melhor qualidade.

Você conseguirá um preço melhor se comprar tudo do mesmo fornecedor, mas se não for possível, tente agrupar os itens o máximo o possível para não comprar de muitos lugares diferentes.

4 – Monte um cronograma de reforma

O cronograma é uma etapa importante para reformar seu posto. É com ele que você vai se orientar e saber se está dentro do prazo ou não. Para fazer o cronograma, estabeleça com os engenheiros quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída.

Coloque tudo em seu software de gestão, ou planilha, se for o caso, e acompanhe o andamento das obras de acordo com o cronograma. Isso manterá o trabalho organizado e você terá plena ciência do que estará sendo feito em cada dia.

5 – Divida a reforma por pequenas áreas

Fazer uma reforma em um estabelecimento aberto é um gigantesco desafio. Como se isso não bastasse, você ainda precisa se preocupar com o dobro de atenção, já que há circulação constante de veículos no posto.

Se você vai reformar seu posto, faça isso aos poucos, especialmente na pista de abastecimento. Delimite uma área a ser reformada e deixe a maior parte intacta e operante. Se for preciso, faça a reforma em várias etapas.

Isso preserva a segurança do posto, bem como evita o transtorno e a perda de clientes decorrente das obras. Inclusive, você deve colocar placas e sinalizações orientando os motoristas sobre o trajeto que devem fazer durante as obras.

6 – Cuidados na troca dos tanques antigos

A troca de tanques de combustível antigos é mais uma etapa essencial para reformar seu posto. Entretanto, essa operação deve ser feita com o acompanhamento de um profissional técnico.

Isso porque a troca dos tanques oferece riscos, como o vazamento ou incêndio. Somente um técnico responsável pelos tanques de combustível é capaz de dizer qual a melhor forma de proceder com a troca, os cuidados necessários e os equipamentos indispensáveis nessa operação.

7 – Lembre-se da loja de conveniência

É comum que os gestores de postos de combustíveis façam reformas sem passar pela loja de conveniência, e isso é um grande erro. A loja de conveniência é um dos lugares mais convidativos do seu posto, ou, pelo menos, deveria ser!

Então, aproveite para fazer uma reforma na loja de conveniência também! Revitalize a aparência do local, troque gôndolas velhas por prateleiras mais modernas, mude o layout, troque geladeiras e estufas, janelas trincadas, portas amassadas, entre outros itens.

Fazer uma redecoração é uma excelente ideia. Se possível, troque o piso, o revestimento das paredes, os móveis e os equipamentos que fazem parte da sua loja. Assim, além de reformar seu posto, você vai garantir que a loja de conveniência acompanhará essa evolução.

8 – Deixe tudo iluminado

É óbvio que a reforma de seu posto inclui uma revitalização completa dos equipamentos, cobertura, pintura, pista, bombas de combustível e loja de conveniência, mas não se esqueça da iluminação.

Um posto bem iluminado é um posto convidativo, e consegue mais clientes do que os demais. Aposte em lâmpadas de luz branca, fortes o suficiente para manter toda a área do posto bem iluminada.

Ao invés de ter poucas lâmpadas muito fortes, prefira ter várias lâmpadas, ainda fortes, espaçadas igualmente pelo posto. Você não precisa colocar refletores ou holofotes, mas tenha lâmpadas decentes.

Na loja de conveniência, vale a mesma regra. Quanto maior a visibilidade, melhor os clientes se sentirão em seu posto e mais tempo passarão nele, aproveitando suas ofertas.

E, depois de todas estas dicas para reformar seu posto com as etapas certas, assine nossa newsletter e garanta o recebimento de conteúdos importantes para a gestão do seu posto de combustível!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário

Saiba quais foram nossas medidas e ações para proteger e garantir o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros durante a pandemia. Leia as atualizações mais recentes.