Vantagens de um programa fidelidade para posto de combustível

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Vantagens de um programa fidelidade para posto de combustível

Um programa de fidelidade que esteja alinhado ao plano estratégico traz muitas vantagens não só aos clientes, mas também à própria empresa. Tem a finalidade de premiar o cliente por continuar consumindo uma mesma marca ou simplesmente efetuar uma compra no mesmo estabelecimento e, quanto mais vezes ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta.

Existem diversas modalidades de programas de fidelização utilizados por postos de combustíveis como — clubes VIPs, cartões da loja, sistemas de pontuações e, até mesmo, cashback — mas todas têm o mesmo objetivo: garantir o retorno do cliente.

Neste post, mostraremos as principais vantagens de implantar um programa fidelidade em seu posto de combustível. Vamos lá!

 

Aumento do ticket médio

O ticket médio (índice representado pela média que cada cliente gasta em uma compra) é uma das métricas que demonstram o quanto uma empresa está faturando e o quanto ela tende a lucrar.
Como o cliente passa a consumir mais produtos e a abastecer mais no seu posto de combustível, a fim de ganhar os pontos e obter a premiação final, o valor de cada compra começa a aumentar. Com isso, o ticket médio também aumenta.

 

Maior fidelidade

Se você consegue proporcionar mais vantagens que o posto vizinho, mais chances terá de o cliente se fidelizar a sua empresa. Você alcança os consumidores atuais ao fornecer motivos para eles ficarem, e ainda tem oportunidade de conquistar novos, ao oferecer boa experiência no processo da compra.

 

Mais conhecimento do público

Essa é ainda uma chance de aumentar sua base de dados com informações a respeito de todos os seus consumidores. Você junta as informações e pode usá-las para melhorar a estratégia do próprio programa de fidelidade, ou ainda para implementar outras estratégias no seu posto. É um meio de você saber com quem está falando.

 

Mais visibilidade

Tornar-se mais conhecido pode trazer outros resultados. Se o programa agradar aos clientes, eles podem comentar sobre ele com conhecidos e familiares, que passarão a conhecer o seu posto para aderir ao programa. É o famoso marketing boca-a-boca, no qual divulgarão sua marca gratuitamente, fazendo uma propaganda positiva do seu negócio.

 

Estratégia de diferenciação

Porter, um estudioso na área de competitividade entre organizações, descreve a diferenciação como um dos tipos de estratégias competitivas com potencial de, agindo de forma ofensiva, conseguir resultados satisfatórios à empresa, vencendo a concorrência.
Você, tendo a capacidade de introduzir algo de valor ao consumidor, pode dar a ele aquilo que diferenciará o seu serviço dos outros. O cliente precisa sentir que, dificilmente, o seu posto será igual aos dos concorrentes e que, continuando a consumir de você, ele terá mais proveitos que teria em outro lugar.

 

Possibilita boa experiência ao cliente

Um programa de fidelização é capaz de proporcionar uma boa experiência na jornada de compras, fato que pode ser determinante ao sucesso do negócio.
A experiência do consumidor se define não apenas no atendimento de qualidade, mas em todo o caminho pelo qual o cliente percorre até ter, de fato, o produto que ele deseja. O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades dele, seja personalizado, seja voltado aos interesses dele, seja diferente de outros serviços, evoque boas sensações (como a de se sentir importante ou exclusivo).

 

Redução de custos com publicidade

Dentre as inúmeras estratégias a serem concretizadas a fim de conseguir aumento do lucro, o programa de fidelidade é um dos mais em conta. Como mencionado no início deste e-book, adquirir um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro que manter um. Além disso, as consequências positivas de um bom relacionamento são também maiores ao longo prazo.

 

Melhor resultado no CAC

O Custo de Aquisição de um Cliente (CAC) é uma métrica que relaciona somar todos os gastos que foram investidos para conquistar novos clientes e o número de consumidores captados nessas ações.  Os resultados obtidos nessa conta mostram o quão efetivos e proveitosos estão sendo os processos realizados. O esperado é que o custo seja menor que o retorno financeiro dado pelos consumidores.

Investir na fidelização do relacionamento tende a diminuir os custos na aquisição de clientes, pois você não precisará de outras estratégias, normalmente mais caras (marketing tradicional, por exemplo), para dar conta do seu propósito.

 

Impacto nas vendas e no relacionamento

Os efeitos de um bom programa são favoráveis, apresentando bons índices de retenção e de vendas.
Em uma pesquisa em 2016, foram divulgados os seguintes resultados:

  • 87% dos consumidores afirmaram querer programas de fidelidade;
  • 83% dos membros de programas de fidelidade disseram que esse tipo de estratégia aumenta a probabilidade de eles continuarem comprando da marca;
  • 89% dos jovens afirmaram que seriam mais fiéis ao programa se ele oferecesse o benefício de sua preferência;
  • 75% das empresas americanas que trabalham com esse tipo de programa conseguiram retorno positivo do investimento;
  • para 64% dos varejistas, esse tipo de estratégia é a melhor para conectá-los aos clientes.

 

O crescimento da lealdade tende a afetar de forma diretamente proporcional o aumento: do ticket médio, das vendas, do lucro.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book gratuitamente abaixo e tenha um programa de fidelidade vencedor em seu posto de combustível.

 

 

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