fbpx

10 dicas para começar o ano com uma gestão inteligente

10 dicas para começar o ano com uma gestão inteligente

O uso da tecnologia e de boas práticas de gestão são imprescindíveis para a melhor administração dos negócios. Então, que tal começar o ano praticando uma gestão inteligente? Aqui, vamos te mostrar como isso pode melhorar, e muito, a rentabilidade e a produtividade da sua empresa. 

Contar com o uso da tecnologia para gerar informações precisas traz um grande diferencial para qualquer negócio e pode promover a redução de custos operacionais e um aumento do ticket médio da sua empresa. 

Contudo, uma gestão assertiva não depende só de tecnologia, mas também de boas práticas de gerenciamento de equipes e relacionamento com funcionários. 

Para auxiliar ainda mais no crescimento do seu negócio, listamos 10 dicas para você começar o ano com uma gestão inteligente. 

 

  • Tome decisões com base em dados 

O uso de um software de gestão inteligente promove um melhor controle e análise de dados, o que contribui para a tomada de decisões importantes.

No RZ Business, por exemplo, você tem acesso a funcionalidades decisivas para isso, entre as quais destacamos os Dashboards e a Análise de Rentabilidade

Nos Dashboards, é possível analisar vários indicadores de vendas, seja por região, por vendedor, por produto, descontos e até horários de maior fluxo de clientes na loja, o que auxilia na definição de escalas de horários, intervalos e folgas de funcionários. Tudo isso de uma maneira fácil e muito visual. 

Já a Análise de Rentabilidade permite simular se um determinado orçamento é rentável para a sua empresa, levando em consideração todos os custos dos produtos e da comissão. Além disso, com ela, você pode comparar a rentabilidade de todo o histórico de compra daquele cliente, do vendedor em questão, e a geral da empresa.

Com essas informações, é possível fidelizar clientes com maior facilidade, incentivar ainda mais os seus vendedores e ganhar em orçamentos do concorrente. 

 

  • Ouça os seus colaboradores

Como falamos, não é só de tecnologia que depende uma gestão inteligente. Ouvir aqueles que estão no dia a dia do negócio é um grande auxílio para lidar melhor com as equipes e trazer aprimoramentos para o trabalho e até mesmo para as estratégias comerciais da empresa. 

Escutar os funcionários é uma forma de valorizar e reconhecer esses profissionais, é considerar e incluir essas pessoas, ao menos um pouco, nas tomadas de decisões da empresa. 

Incentive esse tipo de contribuição ao abrir espaço para o diálogo, que pode trazer melhorias para os produtos, os serviços e o melhor relacionamento com clientes. 

 

  • Automatize seu controle financeiro

Não é preciso reforçar que o controle financeiro da empresa é essencial para a saúde de um negócio. Mas a automatização dessa atividade é uma das bases da gestão inteligente. 

Um sistema como o RZ Business pode fazer, de forma automática e precisa, toda a conciliação bancária, de boletos e de cartões, fechamento de caixa, comissões, monitoramento de notas fiscais, entre outras diversas obrigações financeiras do negócio. 

 

  • Aprimore o controle de estoque

Aprimorar a gestão do estoque traz ainda mais assertividade e agilidade para o dia a dia da empresa. Mais uma vez, a automatização é a sua grande aliada para começar bem o ano. 

Com o RZ Business, é possível fazer o planejamento com sugestão de compras e organizar o estoque em grade, em que é possível visualizar de forma rápida as quantidades e tamanhos disponíveis, evitando retrabalho. 

Outra vantagem do nosso sistema é o endereçamento de estoque, em que cada item cadastrado já é direcionado para o local correto de armazenamento, e o expedidor pode encontrar mais rapidamente onde cada um deles está guardado na hora da retirada.

Também destacamos a expedição eletrônica, em que o sistema controla se um produto foi realmente entregue ou retirado pelo cliente. 

 

  • Incentive os seus vendedores 

Em uma gestão inteligente, uma forma de estimular o trabalho dos vendedores é utilizar a funcionalidade de Itens Agregados e Incentivo de Vendas fornecidas pelo RZ Business.

Na função de itens agregados, ao inserir um produto solicitado, o nosso sistema informa todos os outros itens que fazem sentido e complementam aquela venda, para que ele possa sugerir ao cliente e, assim, aumentar o seu ticket médio.

Com a função de incentivo de vendas, o software não traz apenas produtos que agregam a uma venda, mas também itens que estejam com o preço melhor para, por exemplo, desocupar o estoque, como produtos próximos ao vencimento.

Assim, lembre-se de incentivar os seus vendedores de forma simples com ferramentas inteligentes.

 

  • Não deixe de cumprir as obrigações fiscais 

São muitas as obrigações fiscais de uma empresa, o que demanda bastante organização e tempo. 

Com um software de gestão inteligente, a emissão de documentos fiscais torna-se automatizada, muito mais ágil e simplificada. O RZ Business contempla quase todos os documentos importantes brasileiros, como notas fiscais (NF-e, NFS-e e NFC-e), Sped Fiscal, Pis/COFINS, além de CT-e, MDF-e.

 

  • Corte gastos desnecessários 

Uma das principais características de um bom gestor é conseguir avaliar corretamente onde é possível cortar gastos. E ele pode perceber isso facilmente com um sistema de gestão, já que todos os dados da empresa estão centralizados, organizados e atualizados ali. 

A análise rápida e precisa desses dados fornece informações importantes, como avaliações de contratos de venda e compra com fornecedores, situação do estoque, descontos, clientes inadimplentes e muitos outros. 

 

  • Simplifique processos

Descomplicar processos que podem ser feitos de maneiras mais simples é uma ótima prática da gestão inteligente. 

Com o RZ Business, por exemplo, é possível fazer a conversão de unidades de produtos, muito comum em lojas de materiais de construção, de forma automática. Manualmente, dá bastante trabalho desnecessariamente. 

A apuração da comissão de vendas também é um processo que não precisa ser complicado se você utilizar um bom software, trazendo agilidade para um processo cotidiano. 

 

  • Não tenha medo de mudanças

Se tem uma coisa que 2020 nos ensinou foi a capacidade dos gestores de realizar mudanças rápidas e certeiras para que os negócios continuassem funcionando. 

Muitas vezes, as mudanças nos deixam inseguros, mas elas podem trazer muitas melhorias que impactam todo o funcionamento e a rentabilidade da empresa. 

Pesquise as melhores opções para o seu negócio e não tenha medo de trazer inovação. Com organização e planejamento, as chances são sempre mais positivas. A digitalização e automatização de processos é essencial para uma gestão inteligente. 

 

  • Use um software completo de gestão inteligente

Investir em um software completo de gestão inteligente pode ser a decisão mais acertada para trazer agilidade e precisão para gestores e funcionários ao integrar atividades de diferentes setores e automatizar tarefas diárias para a administração de todo o negócio. 

Empresas que utilizam o RZ Business já mostraram resultados como: 

  • um aumento de 12% nas vendas, 
  • de 35% na produtividade das equipes, 
  • economia de 17% no tempo gasto para realizar as rotinas financeiras, além de 
  • mais qualidade no fluxo de caixa, 
  • maior rentabilidade e 
  • total paralisação dos processos manuais e uso de planilhas. 

 

A gestão inteligente pode ser um importante diferencial para as empresas em 2021. Faça uma demonstração gratuita e entenda quais são as soluções que a Razem pode te oferecer para a excelência na gestão do seu negócio. 

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!