7 ideias inspiradoras para vender mais no posto de gasolina

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7 ideias inspiradoras para vender mais no posto de gasolina

Quando se fala em postos de gasolina, as pessoas costumam lembrar apenas do seu principal produto: a gasolina. No entanto, muitos postos vendem mais que isso. Óleos, lubrificantes, fluidos, produtos de limpeza e mesmo os artigos da loja de conveniência são outras formas de gerar mais receita para seu posto. Por isso, é importante ter ideias inspiradoras para vender mais no posto de gasolina.

Cabe a você, enquanto gestor, mostrar a esse cliente que tem muito mais a oferecer. Sabendo das potencialidades do seu posto, ele vai comprar mais, além de criar um novo olhar sobre o seu estabelecimento. Separamos aqui 7 ideias inspiradoras para ajudar seu posto a vender mais.

7 dicas imperdíveis para vender mais no posto de gasolina

Faça parcerias

Realizar parcerias com outras empresas tornou-se uma prática bastante comum nos últimos anos. Primeiro porque as empresas passaram a perceber que podem crescer muito mais se compartilharem conhecimentos e experiências. Segundo, os clientes valorizam mais aquelas empresas que lhes dão mais benefícios. E isso vale para todos os segmentos, inclusive para os postos de gasolina.

Neste segmento, há uma variedade de opções. Entre elas, está a parceria com motoristas ou entregadores por aplicativo, como Uber, 99, Ifood, Rappi. Você pode oferecer descontos para esses grupos, seja no combustível seja na loja de conveniência. Vale lembrar que eles abastecem seus veículos praticamente todos os dias, portanto são clientes certos e fidelizáveis. 

Invista em espaços multifuncionais

Nos últimos anos, virou tendência nas empresas aproveitar a infraestrutura e mobiliário para criar espaços multifuncionais, ou seja, que cumpram diferentes objetivos. Essa prática, além de trazer economia para o negócio, cria um ambiente descontraído e mais funcional tanto para colaboradores quanto para clientes.

As mesinhas das lojas de conveniência que servem para os clientes fazerem seus lanches durante o dia podem virar mesinhas de bar à noite. Além disso, nesses mesmos espaços é possível criar uma área lounge, com pufes e almofadas, para aqueles clientes que estão esperando a troca do óleo do seu carro. Aliás, este é um serviço que vale a pena incluir para vender mais no posto de gasolina. 

Leia também: 7 dicas infalíveis para alavancar as vendas em postos de combustíveis

Automatize o programa de fidelidade

Um dos programas de fidelidade mais comuns é o por pontuação: os consumidores realizam a compra, ganham pontos e depois os revertem em produtos ou serviços. Participar de programas como já conhecidos, como Dotz ou MasterCard Surpreenda, é um bom atrativo para seu estabelecimento. Mas você pode também criar o próprio programa do seu posto.

Ter um programa exclusivo não é uma tarefa complexa e traz várias vantagens. Optando por isso, você pode personalizá-lo com a cara do seu negócio, controlar o fluxo de pontuação de seus clientes, comunicar-se com eles e muito mais. Aqui, você encontra mais informações sobre como construir um programa de fidelidade para seu posto de gasolina.

Tenha um delivery para sua loja de conveniência

A pandemia do coronavírus fez o segmento de delivery entrar em ebulição em todo o mundo. A pesquisa realizada pela Rede, empresa de meios de pagamentos, aponta um aumento nas solicitações de 59% neste ano. 

Isso porque as lojas de postos de gasolina que permaneceram abertas durante o isolamento precisaram adotar o modelo para manter sua receita. E acredite: esse modelo vai ficar mesmo após a pandemia!

Para entrar na moda, você só precisa fazer o cadastro da sua loja nos aplicativos de entrega ou criar o seu próprio, uma prática que tem sido cada vez mais comum. Digitalizar o relacionamento com cliente é uma grande necessidade para ele e um imensurável ganho para o estabelecimento, afinal você vai conseguir vender mais no posto de gasolina.

Planeje o marketing digital do seu posto

Fica para trás quem não se conecta com seus clientes. Essa expressão é extremamente válida, pois investir em marketing digital tornou-se uma das estratégias mais importantes e necessárias no mundo de hoje. E como o marketing digital pode ajudar a incrementar as vendas no posto de gasolina?

Antes de tudo, você precisa estar lá para se conectar com seu público-alvo. E esse “lá” inclui mídias sociais, landing pages, blogs etc. Nesses canais, é possível desenvolver campanhas que atinjam seus públicos-alvos – e as redes sociais ajudam bastante a localizá-los.

Divulgada a campanha, aposte em conteúdos que gerem leads, ou seja, trazem clientes para a “porta” da sua loja. Estando em posse desses leads, busque alimentá-los com conteúdos interessantes e que os faça perceber que você está pronto para recebê-los e suprir suas necessidades. 

Opte por sistemas de gestão em nuvem

O futuro do armazenamento de dados é na nuvem. Se você não está por dentro do tema, explicamos: armazenar em nuvem significa guardar todas as informações da rede de servidores de uma empresa na internet, e não nos computadores dos escritórios. Ou seja, com poucos cliques você tem uma visão 360º de tudo que acontece em sua empresa.

O uso de sistemas de gestão em nuvem no seu posto de gasolina permitirá um maior controle dos processos, uma análise mais detalhada e assertiva das vendas realizadas e até mesmo o acompanhamento do desempenho dos seus colaboradores. 

Motive os colaboradores

Os colaboradores do posto de gasolina são tão importantes para o negócio quanto os vendedores de lojas de roupas. Por isso, eles precisam vestir a camisa da empresa para sair da zona de conforto e ajudar o negócio a se desenvolver. Para fazerem isso, eles precisam estar motivados. Em alguns, essa motivação é inata; em outros, precisa ser estimulada. 

A motivação pode vir de várias formas. Quando uma gestão se mostra preocupada com a saúde dos seus colaboradores e disponibiliza materiais adequados para a sua segurança e proteção, eles se sentem importantes, respeitados, bem cuidados. 

Outra sugestão é investir no desenvolvimento desses profissionais por meio de formações. Para os frentistas, que tal cursos de aperfeiçoamento sobre produtos que estão chegando no mercado? Para os atendentes da loja de conveniência, uma boa opção seria realizar formações sobre atendimento, relacionamento com o cliente, postura e apresentação pessoal. 

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Com essas ações, o colaborador percebe que a empresa está investindo nele, e logo retribui isso realizando o melhor atendimento possível e ajudando a vender mais no posto de gasolina.

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