Como fazer uma boa gestão de fornecedores no posto de combustível?

Publicado em:

Como fazer uma boa gestão de fornecedores no posto de combustível

Possuir boas relações comerciais é essencial para qualquer negócio, ainda mais quando falamos na gestão dos fornecedores do seu posto de combustível. Uma relação mal construída pode impactar no andamento dos processos do dia a dia de qualquer empresa. Sendo assim, construir boas relações de parceria é só mais uma das habilidades necessárias para um bom empreendedor.

Quer saber como desenvolver uma parceria sólida, duradoura, e fazer uma excelente gestão de fornecedores? Vem com a gente que nesse texto vamos te explicar como!

O que é a gestão de fornecedores

Em poucas palavras, a gestão de fornecedores é um conjunto de práticas e técnicas aplicadas por uma determinada empresa, com o intuito de administrar e otimizar a relação com a suas fontes de fornecimento.

Os fornecedores estão diretamente ligados ao produto oferecido por você ao seu cliente final, por isso é importante a manutenção desta relação. A gestão de fornecedores pode ser feita de diversas formas, com tecnologia, por meio de softwares e planilhas, e também de maneira mais humana, como conversas e reuniões com o objetivo de encontrar interesses mútuos.

Se o seu posto de combustível não funciona sem os fornecedores, o mesmo vale para eles. Então, ambas as partes devem procurar a reciprocidade nos negócios, de forma que todos saiam ganhando. 

Para que isso aconteça, é importante que você se atente a algumas situações. O principal ponto que pode estremecer a relação com os seus fornecedores é o descumpriumento do acordo por alguma das partes. Na maioria das vezes é o atraso no pagamento ou na entrega, por exemplo. Agora, vamos entender como essa gestão pode impactar o seu negócio.

Como a gestão de fornecedores impacta nos resultados do seu posto de combustível?

Foi-se o tempo em que a gestão dos fornecedores podia ficar em segundo plano. Atualmente, diversas empresas já perceberam que com um gerenciamento das fontes de fornecimento bem feito é possível obter os melhores produtos ou condições de pagamento.

Mas esse é só um dos pontos pelos quais a gestão de fornecedores no posto de combustível é importante. 

Por exemplo, vamos supor que você tem um fornecedor e trabalham juntos há um bom tempo. Contudo, aparece uma nova distribuidora na cidade com preços mais competitivos.

Você certamente tem que optar pela transação que é melhor para o seu negócio, mas não é preciso jogar os anos de parceria fora. Muitas vezes, por ter essa relação sólida, o seu fornecedor pode lhe oferecer alguns benefícios. 

Por outro lado, nada também adianta ter um fornecedor com a entrega mais rápida e melhor preço, se a qualidade do produto oferecido deixa a desejar ou o produto chega com avarias. Nesse caso, o que parece ser uma vantagem financeira em um primeiro momento, pode virar um problema para você depois.

4 ações indispensáveis para uma boa gestão de fornecedores

Conforme já dissemos, quando pensamos em uma boa gestão de fornecedores para posto de combustível, é preciso focar em relações sólidas e duradouras, benéficas para as duas empresas.

Pensando nisso, trouxemos quatro dicas para que você faça uma boa gestão e conquiste uma relação sólida e duradoura com seus fornecedores. Vamos lá?

  • Utilize um sistema de gestão de fornecedores informatizado – Hoje em dia os postos de combustíveis oferecem muito mais produtos do que no passado. Se o gestor do posto administrar também uma loja de conveniência então, veremos que a quantidade de fornecedores só aumenta. Por isso, é importantíssimo um sistema de gestão, pois só assim você conseguirá registrar e cadastrar as principais informações dos seus fornecedores;
  • Esteja preparado para imprevistos – Acidentes acontecem e imprevistos também. Mesmo em um relacionamento de longo prazo, é normal que problemas ocorram. Vamos supor que, seu fornecedor de combustível teve um problema com o certificado digital, e por isso, está impossibilitado de emitir notas fiscais. Isso é considerado um imprevisto e deve ser relevado se não acontecer com muita frequência. Contudo, como o nome propriamente sugere, esses imprevistos não podem se tornar frequentes, pois poderá impactar não só a empresa fornecedora como também o seu próprio negócio
  • Planejar os pagamentos com antecedência – Da mesma forma que você precisa dos produtos do seu fornecedor, ele precisa receber sem atrasos. O capital de giro é essencial para qualquer negócio, além disso, os fornecedores apreciam clientes que não representam riscos para os negócios. Caso isso aconteça, informe a possibilidade do atraso, pois nesse caso seu fornecedor terá tempo de fazer algum ajuste nas contas;
  • Estude a concorrência – Preços e prazos normalmente variam de acordo com as política interna de cada empresa, mas  você sempre deve estudar o que a concorrência anda praticando e, caso verifique que a concorrência está melhor do que você, terá uma base para negociar com o seu fornecedor;
  • Construa uma boa relação –  Pode parecer que estamos nos repetindo, mas é porque esse ponto é muito importante, pois ele abre muitas portas para o seu negócio. Uma relação sólida pode ser o ponto decisivo para você conseguir uma melhor condição de pagamentos que todos os outros, por exemplo.

Por que utilizar um sistema ERP para a gestão de fornecedores

A tecnologia vem simplificando cada vez mais diversas áreas das empresas, e a gestão dos fornecedores no posto de combustível é só uma delas. 

Em outro artigo explicamos quais os benefícios de usar um software de gestão para o seu posto de combustível, também conhecidos como ERPs. Esses sistemas de gerenciamento também têm funções específicas para tarefas como essas.

Depois de ter todas essas informações, você deve estar pensando em simplificar e automatizar o processos do seu posto de combustível para evitar problemas com os seus fornecedores, certo? Um software de gestão completo vai te ajudar.

É o caso do Petros, o ERP da Adaptive desenvolvido especialmente para postos de combustíveis. Com ele, você faz a gestão de fornecedores no seu posto de combustível sem dores de cabeça e de qualquer lugar, conferindo o status de pagamento, previsão de entrega e muitas outras informações, tudo de maneira automatizada com o intuito de agilizar e simplificar o dia a dia do seu posto de combustível.

Quer aprender mais sobre gestão de postos de combustível? Então confira o nosso texto sobre os erros mais comuns entre gestores de postos de combustível.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário