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Como lidar com clientes inadimplentes na loja de material de construção? 8 soluções infalíveis

Como lidar com clientes inadimplentes na loja de material de construção? 8 soluções infalíveis

Lidar corretamente com clientes inadimplentes é uma questão que precisa ser levada a sério dentro de uma empresa. Confira agora as 8 principais estratégias para que a situação não seja um problema para você. 

Isso porque o atraso de pagamento dos clientes afeta diretamente o planejamento estratégico e financeiro do negócio. 

Segundo dados da Serasa Experian, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,8 milhões em janeiro de 2020, um aumento de 2,6% com relação ao primeiro mês de 2019. O volume de pessoas com contas em atraso representa 40,8% da população adulta do país.

Já em relação às empresas, a inadimplência chegou a 6,2 milhões em janeiro de 2020. Dentre aqueles com contas atrasadas e negativadas, 94,2% são micro ou pequenos, com os demais se dividindo entre médio e grande portes.

Números como esses mostram que as lojas de material de construção devem reforçar os cuidados na hora de conceder crédito, assim como fazer uma gestão financeira planejada, organizada e com controle total das finanças.

Isso requer não apenas cuidado com os investimentos a serem realizados, mas também controlar as contas e monitorar as cobranças.  

O gestor pode adotar algumas medidas para enfrentar clientes inadimplentes, evitando entrar na lista de empresas com dívidas.

Abaixo, selecionamos algumas estratégias certeiras para controlar e evitar clientes inadimplentes. Confira a seguir.

 

8 soluções para lidar com clientes inadimplentes na loja de material de construção

 

1) Defina uma taxa de inadimplência

A entrada de recursos é primordial para as empresas funcionarem. Quando a inadimplência aumenta, todo o restante fica comprometido.

Clientes inadimplentes sempre vão surgir. Por isso, é importante definir uma taxa de inadimplência adequada à realidade do seu negócio. 

Ao definir um parâmetro seguro, a empresa tem um sinal de alerta claro para tomar as medidas necessárias de cobrança antes da situação sair do controle. 

 

2) Analise o crédito

Conheça o histórico do seu cliente antes de fechar uma venda, principalmente se o valor da compra for alto. 

Consultar o Serasa ou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um bom começo. Mas não deixe de solicitar outros documentos, como comprovantes de renda e residência.

Lembre-se que um ERP adequado às lojas de material de construção oferece a possibilidade de gerenciamento de vendas, que deve incluir:

  • Gestão de limites;
  • Liberação e bloqueio de crédito;
  • Histórico de movimentação de cheques para mais segurança nos recebidos;
  • Recebimento de Vendas com múltiplas opções, seja em dinheiro, cheque à vista ou pré-datado, cartão de crédito e débito, notas a prazo ou vale crédito;
  • Centralização de informações de cada cliente.

 

Dessa forma, o controle de crédito é muito mais eficaz, minimizando os riscos de ultrapassar a taxa pré-estabelecida de inadimplência. 

 

3) Emita nota fiscal 

Em estabelecimentos menores, a prática de venda sem a nota fiscal costuma acontecer. 

Porém, a nota fiscal é um comprovante legal para cobrar clientes inadimplentes. 

Além disso, sua emissão é um respeito às leis que regulamentam a atividade comercial e as responsabilidades fiscais e tributárias do estabelecimento. 

Sem ela, o seu negócio pode correr grandes riscos, seja com o fisco ou na hora de lidar com a inadimplência. 

 

Leia também: Como otimizar o layout da loja de material de construção?

 

4) Facilite o pagamento

Negociar é uma estratégia boa para os dois lados: a loja tem mais chances de receber o pagamento, e o cliente, de pagar o que deve. 

Em muitas situações, facilitar o pagamento com maiores prestações pode resolver. 

Assim, sua empresa não sai totalmente prejudicada e seu prejuízo não é tão elevado.

Além disso, essa ação pode fidelizar clientes, que vão considerar a sua preocupação em facilitar o pagamento, pois mostra que você entende a dificuldade existente.

Mas seja assertivo quanto à necessidade de pagamento da quantia devida. 

Um ERP que te proporcione facilidade para negociações, como o RZ Business, também pode ser importante.

 

5) Crie estratégias para as cobranças

Existem diversas formas de abordar clientes inadimplentes, mas todas elas devem ter uma linguagem adequada.

Na dúvida, siga os protocolos do Código de Defesa do Consumidor, que apontam que a cobrança não pode causar dano moral ou constrangimento para o cliente.

Isso não quer dizer que você deve esperar pela situação se resolver sozinha. 

Quanto antes sua equipe de cobrança agir, melhor para seu negócio e também para o consumidor, que provavelmente não deseja que os juros transformem a dívida em um valor mais difícil ainda de ser quitado. 

 

6) Trabalhe com contratos

Esta é mais uma forma de trazer segurança para a sua empresa, independentemente do tamanho da sua loja. 

Estabeleça prazos e juros a serem praticados naquela venda, além de medidas que podem ser tomadas caso este cliente não efetue os pagamentos em dia. 

 

7) Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa. Sem ele, não é possível monitorar as operações financeiras do negócio. 

Essa ferramenta permite uma visão ampla da situação da empresa, o estabelecimento de previsões futuras e a prevenção de imprevistos, incluindo a inadimplência. 

No fluxo de caixa, é possível considerar os possíveis valores devidos em cada mês, de acordo com a taxa de inadimplência.

Assim, você tem total controle do negócio e pode se organizar melhor para cobrar essas dívidas. 

 

Leia também: Saiba como um programa para fluxo de caixa pode impactar o seu negócio.

 

8) Adote um software de gestão inteligente

Entender os detalhes da sua empresa com base em dados reais das operações é uma estratégia essencial para enfrentar clientes inadimplentes.

Todas as dicas citadas acima podem ser facilitadas e automatizadas com um ERP adequado às lojas de material de construção. 

Fazer a monitoração de todos os processos das vendas, que inclui controle das entregas e retiradas de produtos, compras no volume certo de reposição e centralização de informações são algumas das diversas funcionalidades que um software de gestão pode oferecer. 

Uma solução completa que faça o controle de todos os processos do negócio é uma estratégia importante para lidar com clientes inadimplentes. 

Solicite uma demonstração gratuita do RZ Business e entenda todos os benefícios do nosso sistema para a sua loja de material de construção. 

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