Um planejamento anual eficaz pode ser a peça-chave para um bom desenvolvimento futuro da sua distribuidora. Para que ele seja preciso, porém, é necessário realizar um balanço do que já foi feito, projeções para o que precisa ser melhorado, além, claro, de se pensar em como aumentar as vendas.
Mas, afinal de contas, o que pode influenciar o futuro do seu negócio? É uma pergunta difícil de se responder, mas é fato que empresários que se preparam para cenários conflituosos com certeza têm maior capacidade para superá-los.
Por isso, é tão importante dedicar seu tempo para desenvolver um planejamento anual eficaz. Saiba como implantar essa perspectiva em sua distribuidora!
O que é planejamento anual?
É um plano em que se assinala todas as ações necessárias para atingir os objetivos traçados de uma empresa. Serve como um documento que determina prazos, metas e outras obrigações para se cumprir no ano que se segue.
Um planejamento anual se fundamenta com dados do ano que se encerrou, ou seja, a partir dos erros e acertos passados é que se pensará o futuro do negócio.
Avaliar o que foi feito e pensar no que pode acontecer: é este o norte para acertar nas novas estratégias.
É certo que para aproveitar esse plano de gestão você precisará instituir regras, ou meios para analisar os resultados que vai conquistando.
Por isso, é essencial que aprenda a estruturar bem seu plano anual. Confira a seguir!
Como montar um planejamento anual eficaz para sua distribuidora?
Estar entre as rotinas de indústrias e comércios varejistas já é um desafio para gestores e empresários da área de distribuição. Basta uma alteração no mercado para todos os planos mudarem também.
Então, se antecipar ou pensar em soluções ágeis para momentos assim é fundamental. E para elaborar um planejamento anual eficaz para sua empresa, de maneira assertiva, preparamos um passo a passo bem prático.
Avaliação financeira de sua distribuidora
Em primeiro lugar, é necessário levantar como anda o caixa da sua empresa. Conhecer detalhadamente como está a situação financeira do negócio é condicionante para você que pensa em investir na ampliação, por exemplo.
Além disso, fazer um balanço fiscal também é mais que necessário para traçar novos objetivos. Essa verificação mostrará se existem gastos supérfluos para o funcionamento de sua distribuidora.
Leia também: Como fazer um planejamento estratégico infalível!
O que precisa ser melhorado
Outro ponto que deve constar em seu planejamento anual eficaz são os aspectos que podem ser melhorados. Nessa etapa você pode elencar aspectos como a seleção de novos funcionários até os procedimentos internos mais gerais da sua empresa.
Deve se observar, por exemplo, quais são os gargalos na execução das tarefas, e já indicar como resolvê-los.
Anote tudo detalhadamente no documento onde você estiver redigindo o seu planejamento anual.
Projeções para o segmento que atua
Ter em mente o que vai ser novidade no mercado em que sua distribuidora trabalha é importante. E aqui podem entrar vários fatores:
- Implantação de novas tecnologias no setor;
- Atualizações na legislação fiscal;
- Fusões de empresas concorrentes, fornecedores e outras empresas que podem influenciar seu negócio;
- Determinações dos sindicatos que alterem acordos coletivos dos trabalhadores de sua empresa;
- Aumento de insumos ou até mesmo do valor dos combustíveis;
- Variação cambial ou qualquer mudança no mercado financeiro.
É uma pesquisa extensa, mas que fará toda diferença nas estimativas do seu planejamento anual. Ele será eficaz se você incluir todos os aspectos que realmente podem afetar a sua empresa.
Defina orçamentos
Ser fiel a quanto sua empresa pode gastar é outra dica na elaboração de seu planejamento anual. Por isso, delimitar orçamentos é crucial.
Separe valores para comprar equipamentos, quanto gastará em marketing e até para treinamentos dos seus funcionários. É importante ter em mente também que esse tópico só será possível se você tiver realizado bem o seu balanço financeiro.
Estabeleça objetivos com clareza
Como você já terá dados sobre o ano anterior da sua empresa, terá parâmetros para estabelecer novas metas e objetivos. Contudo, para se alcançar bons resultados o time não pode ter dúvidas de quais são os interesses e quais as metas da empresa.
Essa etapa também pode ser útil para avaliar o desempenho de um setor ou de um profissional específico. Informações que auxiliarão na tomada de decisões, seja para novas contratações ou para investimentos em treinamentos.
Monte um calendário assertivo
Outra etapa muito importante para a realização de um planejamento anual eficaz é a montagem de um calendário. Para facilitar a montagem do seu projeto de negócios anual, você pode dividi-lo em escalas de tempo (bimestre, trimestre, etc.). Isso permitirá a adequação de algumas metas, por exemplo, durante o transcorrer do ano, sem afetar muito seu plano original.
Utilize ferramentas de calendários virtuais para facilitar ainda mais essa etapa, como o Google Calendar ou o Excel do G Suite.
Assim, esses são os aspectos que não podem faltar para um planejamento anual eficaz. Aplique-os em sua estratégia para que sua distribuidora possa vencer os futuros desafios e se manter preparada em um mercado competitivo!
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