Como motivar os frentistas do seu posto de combustível

Como motivar os frentistas do seu posto de combustível

Saber como motivar frentistas ou qualquer outro funcionário é um desafio constante para os gestores de postos de combustíveis. Afinal, ter uma equipe motivada e engajada com as diretrizes e filosofia da empresa é fundamental para diminuir a rotatividade de colaboradores, além de garantir um melhor atendimento aos clientes.

Pensando em ajudá-lo a manter os frentistas e demais colaboradores do seu posto sempre motivados e gerar o engajamento dos funcionários, apresentamos aqui nossas dicas. Vamos lá!

 

Desenvolva treinamentos motivacionais

É recomendado que você realize treinamentos motivacionais, como palestras e workshops, com profissionais especializados nessa temática. Isso fará com que os profissionais reflitam sobre os seus objetivos, além de torná-los mais focados e proativos. No entanto, é necessário tomar certos cuidados ao organizar esse tipo de evento.

Não é adequado fazer com que os colaboradores se desloquem fora da empresa em turnos contrários ao seu horário de trabalho, por exemplo. Por isso, os treinamentos podem ser realizados em etapas, de modo que os funcionários sejam separados em grupos e cada dia da semana uma das equipes receba o treinamento.

 

Realize comemorações internas

Para que os colaboradores acreditem que a empresa os valoriza, fazer pequenas celebrações e comemorações internas é necessário e importante.

Uma ideia interessante é que o setor de recursos humanos do posto providencie uma tabela atualizada com as datas de aniversário dos colaboradores, assim pode-se celebrar a data com a empresa patrocinando uma festinha interna ou presenteando o funcionário com um mimo.

Além dos aniversários de funcionários, outras datas podem ser celebradas, como o aniversário da empresa, cumprimento de metas, etc.

 

Crie parcerias com estabelecimentos

Fechar parcerias com estabelecimentos diversos como restaurantes, lojas e academias pode ser uma ideia para motivar os funcionários do seu posto de combustível. Dessa forma, você pode conversar com os proprietários desses estabelecimentos na sua região de atuação e propor parcerias.

E engana-se quem pensa que esse tipo de ação gera muitos gastos para o posto. Você pode simplesmente fazer uma troca de serviços, oferecendo ao proprietário de um restaurante um desconto para os seus funcionários abastecerem na sua empresa, em troca de descontos no estabelecimento dele, por exemplo.

 

Crie um plano de carreira

Geralmente, as pessoas aspiram por ascendência na vida e é por isso que o seu posto precisa criar um plano de carreira para os colaboradores. Assim, alguém que é frentista hoje, pode se tornar um gerente ou chefe de setor no futuro, por exemplo.

Isso deve ficar bem claro para os colaboradores, mantendo-os sempre motivados para crescerem profissionalmente dentro do posto de combustível.

 

Ofereça benefícios adicionais

Um bom salário é fundamental para qualquer pessoa, porém os adicionais podem fazer toda a diferença no momento de alguém se decidir por permanecer ou não em uma empresa.

Oferecer plano de saúde e odontológico, cesta básica, entre outros benefícios, é fundamental para manter os funcionários motivados com a cultura organizacional do posto de combustível.

 

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