Como reinventar seu posto no mundo pós-pandemia?

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A pandemia do coronavírus abalou o mundo em 2020. Afetou as nossas relações interpessoais, mas, sobretudo, as nossas relações de trabalho. Foi preciso se adaptar: ao home office, ao distanciamento social, ao uso de máscaras e álcool em gel. O comportamento do consumidor mudou por completo e afetou empresas de diversos setores. Com os postos de combustíveis não foi diferente. 

Com tantas mudanças, como se dará o mundo após a pandemia? Ainda não há como saber, mas uma coisa é certa: os postos de combustíveis precisarão se reinventar. 

Conversamos sobre isso na nossa live “A Reinvenção do Mercado de Combustíveis no Brasil” com Marcelo Borja, consultor das grandes redes e distribuidoras de postos de combustíveis de todo o país. Reunimos aqui algumas das dicas e análises feitas por ele especialmente para você, que quer se preparar para lidar com essa nova realidade social. Confira:

 

 1. Qual deve ser o nosso novo olhar para SSMA?

As tradicionais preocupações dos postos com as questões de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) vão se intensificar ainda mais no mundo pós-pandemia. As pessoas, a partir de agora, passarão a escolher estabelecimentos comerciais com maiores preocupações com a saúde e higiene. 

Com isso, como os postos devem se adaptar? Quais medidas de segurança será preciso pôr em prática para proteção de seus clientes e colaboradores? Quais métodos de pagamento deverão ser mais utilizados? 

2. Como se preparar para a guerra de preços depois da recessão?

A queda das vendas é um impacto inevitável da crise do coronavírus. A recessão deve ser sentida por praticamente todos os setores da economia, não apenas pelos postos. Assim, será necessário se preparar para a guerra de preços que já existe em vários lugares e agora se tornará ainda maior. 

Portanto, seja inovador. Lembre-se, também, que ninguém fideliza clientes apenas pelos preços dos combustíveis. Existem outros aspectos que também contribuem para esta fidelização. 

3. Será importante investir em serviços agregados?

Sabemos que as margens dos combustíveis continuarão cada vez menores e é fundamental que seu negócio não dependa mais exclusivamente da venda destes produtos. É necessário se antecipar às necessidades dos seus clientes, agregando novos serviços e produtos ao seu negócio. 

Existem diversas possibilidades de serviços agregados. A mais conhecida delas é a loja de conveniência. Você sabia que você pode contar com um sistema de gestão completo com diversas ferramentas para as necessidades da sua loja? Conheça agora o Adaptive Market!

4. Qual a importância do investimento em capacitação dos seus funcionários?

A contratação de novos funcionários é uma medida cara, considerando impostos e demais custos envolvidos. Por isso, é importante ter atenção à essa tarefa desde a etapa de recrutamento. Assim, pode-se evitar erros de contratação ou gastos desnecessários. 

A ideia fundamental é: transformar seus funcionários em vendedores. Para isso, é importante investir em capacitação, estabelecer metas para a equipe, além de medir a produtividade de cada um.

Nós desenvolvemos uma série de vídeos exclusivos sobre o tema que pode te ajudar, acesse: Transforme os funcionários do posto em vendedores de alta performance.

5. Como fazer mais com menos?

Para manter o seu posto competitivo no mundo pós-pandemia, é preciso se reinventar. E, no aspecto financeiro, isso inclui fazer mais com menos.

É crucial que você conheça muito bem a sua empresa, analisando em detalhes os dados financeiros, para saber onde você pode reduzir despesas.

Sobretudo, entenda que neste momento o ERP (Enterprise Resource Planning), Sistema de Gestão Integrado, em português, será importante para analisar e conhecer bem a sua empresa. É um sistema integrado que automatiza e unifica todos os processos em uma só plataforma, o que permite uma gestão mais ágil e prática. Conheça o Petros, o ERP ideal para o seu posto. Clique aqui e solicite uma demonstração!

6. Qual a importância da tomada de decisão estratégica?

Especialmente em um momento pós-crise, a tomada de decisão dos gestores de postos terá um papel ainda mais importante. Ela precisa ser rápida e segura.

Por este motivo, você deve ter total acesso e visibilidade aos seus dados de vendas, compras, financeiros, fiscais, entre outros. Eles precisam ser avaliados e analisados extensivamente usando seu sistema de gestão. Assim, você poderá tomar decisões estratégicas de forma racional e organizada. 

Quer se aprofundar no tema?

É inevitável, então, perceber que o mercado de combustíveis mudou e que o cenário pós-pandemia assusta muitos empresários. 

Por isso, é importante ter em mãos informações confiáveis para se reinventar e decidir como prosseguir de agora em diante. 

Você pode contar com o nosso e-book para te auxiliar. Recheado de explicações sobre o mercado de postos no mundo pós-pandemia, ele é um material rico para quem quer se aprofundar no assunto e manter seu posto relevante e competitivo no mercado. Clique aqui e baixe agora!

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