E-commerce de material de construção: chegou a hora?

E-commerce de material de construção

A transformação digital já é realidade para diversos segmentos em todo o mundo, e não é diferente com as empresas de material de construção. O comportamento de compra dos consumidores acompanha a tendência da digitalização. Assim, buscam maior comodidade durante suas compras. Tudo isso torna ainda mais necessário a criação de um e-commerce de material de construção.

De acordo com a ABComm, as vendas que se realizam por e-commerce crescerão 18% em 2020, em comparação a 2019. Dessa forma, os marketplaces, pequenos negócios e compras via smartphone serão os grandes responsáveis por este crescimento.

Mas, será que chegou a hora de começar o seu e-commerce de material de construção? Se você busca faturar mais e alcançar ainda mais clientes, essa é com certeza uma das melhores opções. Continue lendo nosso artigo e entenda o porquê.

 

Por que criar um e-commerce de material de construção?

Você não pode esperar que os clientes cheguem até você. Atualmente, as pessoas podem comparar preços e realizar compras na palma da mão, sem sair de casa.

Por isso é extremamente importante que a sua loja tenha uma forte presença digital, o que inclui um e-commerce. Assim os clientes encontram a sua empresa quando precisarem de materiais para construção.

Na sua loja física, o consumidor possui um horário restrito para tirar dúvidas, encontrar itens e comprar os seus produtos. Todavia, com uma loja virtual, a sua empresa fica aberta 24 horas por dia e os clientes podem comprar a qualquer momento.

Além disso, a diversificação de canais de venda é uma estratégia que pode salvar sua empresa em momentos de crise. Como durante um isolamento social, em que as pessoas evitam sair de suas casas e a economia tradicional sofre grandes impactos.

 

Leia também: Omnichannel na loja de material de construção: 4 dicas para aplicar a estratégia de sucesso da Leroy Merlin

 

Como planejar a criação do e-commerce de material de construção

Para começar a desenvolver o seu e-commerce de material de construção, é necessário lembrar alguns pontos. São eles: 

 

1. A escolha da plataforma da sua loja virtual

Existem diversas plataformas no mercado para a criação de lojas virtuais. Entretanto, o ideal é desenvolver de acordo com as suas necessidades, a fim de manter o foco no varejo.

Uma solução ideal irá trazer a granularidade que você precisa para vender muitos produtos diferentes. Além disso, vai proporcionar a melhor experiência digital para os seus clientes.

O Amplia Vendas é uma das soluções mais confiáveis e utilizadas do mercado, com uma plataforma versátil, prática e personalizada.

A ferramenta possui todos os módulos que você precisa para seu e-commerce de material de construção. Assim, conta com funcionalidades, como dashboard com a visão macro das vendas, cadastro de produtos e preços, gestão de pedidos, campanhas, pagamentos e relatórios. 

 

2. Integração com o sistema de gestão

O ponto mais crítico ao criar seu e-commerce de material de construção é a integrar a loja virtual com o sistema de gestão. Isso porque ao automatizar processos, seu negócio irá reduzir o tempo gasto com a manutenção do e-commerce. Dessa forma, você poderá manter o foco nas atividades estratégicas.

A escolha ideal para a sua loja de materiais de construção é utilizar o sistema de gestão Adaptive Business aliado à plataforma Amplia Vendas. Isso porque existe uma integração entre os dois sistemas que permite unificar a gestão da sua loja virtual.

Com o Adaptive Business, você poderá gerenciar todo o seu estoque, vendas e relatórios em apenas um lugar. Logo, tudo se replicará automaticamente para o seu e-commerce.

As outras ferramentas de criação de loja virtual geralmente não se integram com o ERP. Isso gera retrabalho para sua empresa ao emitir boletos, gerenciar estoque e demais atividades da rotina de um e-commerce.  Assim, será necessário inserir, manualmente, no sistema de gestão. 

 

3. Controle do seu estoque

Em uma loja virtual, um dos principais pontos de atenção é sobre a disponibilidade dos itens da loja. É muito frustrante para os clientes tentarem comprar algum produto e no carrinho de compras ele aparecer indisponível.

Outro ponto ruim para o seu negócio é realizar a venda de algum item que você não tem mais em estoque. Ocasionando o aumento do prazo de entrega e, também, comprometendo a satisfação dos seus clientes.

Por isso, é imprescindível ter total controle sobre o seu estoque,  e que isso seja refletido em seu e-commerce com a integração entre o RZ Business e a plataforma Amplia Vendas.

Além da melhor gestão do seu estoque, o RZ Business poderá trazer insights de venda, indicando itens que estão parados há muito tempo e que podem ser vendidos com descontos em sua loja virtual.

 

4. Logística para a entrega

Mais um fator importante a ser planejado é toda a logística para as entregas. Você precisa analisar se a entrega será feita por sua empresa ou se haverá terceirização, quais serão as taxas para o cliente final e os prazos para a entrega.

Também será preciso ter uma pessoa para fazer a separação dos produtos comprados pela internet, etiquetagem e embalagem correta. Dessa forma, os itens chegam em segurança e intactos para os clientes, minimizando as trocas e devoluções. 

 

5. Planejamento de divulgação

Após a construção do seu e-commerce, será preciso traçar um planejamento para divulgá-lo e alcançar os seus clientes.

Você pode enviar e-mails marketing para o seu mailing de compradores avisando sobre a novidade. Além disso, comunicar em suas redes sociais e fazer anúncios no Google para alavancar suas vendas.

Outra boa opção é trabalhar o remarketing no meio digital, esta estratégia irá alcançar aquelas pessoas que abandonaram o carrinho de compras. Dessa forma, aumenta  a chance de trazer aquele cliente de volta para a sua loja.

Produzir conteúdos relevantes também irá atrair mais visitantes para seu site e e-commerce. Você também pode aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para que seu site e loja estejam na primeira página do Google.

Com todas essas etapas planejadas, a sua empresa estará pronta para começar a vender pela internet.

 

Como você viu em nosso conteúdo, a integração entre o Adaptive Business e o Amplia Vendas é uma excelente solução para o seu e-commerce de material de construção. Assim, você terá a gestão completa em um único local e evita retrabalhos manuais como alteração de preços, controle do estoque e cadastro de itens.

Solicite agora uma demonstração gratuita do Adaptive Business, saiba mais sobre a integração com a plataforma de e-commerce e comece a vender pela internet!

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