Endomarketing em postos de combustíveis

Endomarketing em postos de combustíveis

O Turnover é a grande taxa de rotatividade entre funcionários. Dessa forma, é, também, uma das maiores reclamações de proprietários de postos, que lidam com muitas demissões, rescisões e novas contratações, em um período curto de tempo. Isso, portanto, pode gerar prejuízos na lucratividade e no atendimento ao cliente e gestão. Por isso, o endomarketing em postos de combustíveis é essencial.

Assim, para reverter este cenário, é necessário investir em endomarketing. Essa é uma ótima estratégia para que os frentistas se sintam parte da empresa e, com isso, tenham mais satisfação no trabalho. Portanto, continue a nos acompanhar e entenda melhor a respeito.

 

O que é Endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um ramo da administração que utiliza técnicas convencionais do marketing em estratégias desenvolvidas para os funcionários. Logo, fazem parte dessa ação:

  • políticas de benefícios;
  • incentivos;
  • qualificações;
  • infraestrutura adequada;
  • dentre outros.

Desse modo, os setores de Marketing, Recursos e Humanos e Comunicação, comumente, trabalham juntos. Assim, esses setores atuam nas etapas de definição, avaliação e informação sobre todo o programa.

 

Endomarketing funciona com frentistas?

As estratégias de endomarketing, quando bem elaboradas, funcionam em qualquer organização, inclusive em um posto de combustível. Os gestores de um negócio como esse, devem se valer de ações de marketing interno para treinar os frentistas, diminuir o número de faltas e atrasos, reduzir o turnover, melhorar a qualidade no atendimento e gerar satisfação no colaborador em fazer parte daquele ambiente de trabalho.

 

Quais estratégias podem ser utilizadas?

Diversas ações podem ser realizadas em um posto de combustível para que os funcionários se tornem mais comprometidos com a bandeira do local, e com a execução de suas atividades profissionais. Dentre elas, podemos citar a criação de canais de comunicação interna que funcionam como receptores e emissores de mensagens, a fim de estimular os frentistas a fazerem observações, reclamações, elogios e ainda receber informações relevantes.

As atividades de integração também são importantes. Principalmente, para que eles se reconheçam como agentes fundamentais no sucesso do posto de combustível e possam unir-se como equipe para alcançar os objetivos traçados. Palestras e treinamentos motivacionais e qualificativos são essenciais neste processo, além dos benefícios extras como vale-alimentação, vale-cultura, assistência médica, dentre outras.

 

Benefícios do Endomarketing para um posto de combustível

Ao realizar ações de endomarketing para frentistas, muitos benefícios serão agregados ao dia a dia de um posto de combustível. Com tal implantação, será possível aumentar a conexão entre os funcionários e deixá-los mais motivados, diminuir os gastos trabalhistas e com treinamentos.

Além disso, essa ação vai ajudar a aumentar as vendas, reter talentos, melhorar a comunicação, aprimorar o atendimento oferecido ao cliente, identificar oportunidades de melhorias e barreiras no crescimento do negócio.

Viu como é possível deixar os frentistas satisfeitos e mais produtivos com as estratégias de endomarketing abordadas neste post? Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre gestão de postos.

 

Fonte: MinasPetro.com.br

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