Endomarketing em postos de combustíveis

Endomarketing em postos de combustíveis

O Turnover é uma das maiores reclamações de proprietários de postos de combustíveis, que se refere à grande taxa de rotatividade. Quando acontece em um pequeno período muitas demissões, rescisões e novas contratações, todo negócio passa a ter prejuízos na lucratividade, no atendimento ao cliente e gestão.

Para reverter este cenário é necessário investir em endomarketing, que é uma ótima estratégia para que os frentistas se sintam parte da empresa e, com isso, sejam capazes de ter mais satisfação no trabalho e de realizar suas atividades com maior eficácia. Continue acompanhando e entenda melhor sobre isso.

 

O que é Endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um ramo da administração que utiliza técnicas convencionais do marketing em estratégias desenvolvidas para os funcionários de um empreendimento.

Políticas de benefícios, incentivos, qualificações, infraestrutura adequada, dentre outras questões, são alguns dos pontos contemplados em um projeto como esse, que visa gerar maior satisfação aos colaboradores e fazer com que eles se sintam parte do empreendimento. Os setores de Marketing, Recursos e Humanos e Comunicação comumente trabalham juntos nas etapas de definição, avaliação e informação sobre todo o programa criado.

 

Endomarketing funciona com frentistas?

As estratégias de endomarketing, quando bem elaboradas, funcionam em qualquer organização, inclusive em um posto de combustível. Os gestores de um negócio como esse, devem se valer de ações de marketing interno para treinar os frentistas, diminuir o número de faltas e atrasos, reduzir o turnover, melhorar a qualidade no atendimento e gerar satisfação no colaborador em fazer parte daquele ambiente de trabalho.

 

Quais estratégias podem ser utilizadas?

Diversas ações podem ser realizadas em um posto de combustível para que os funcionários se tornem mais comprometidos com a bandeira do local, e com a execução de suas atividades profissionais. Dentre elas, podemos citar a criação de canais de comunicação interna que funcionam como receptores e emissores de mensagens, a fim de estimular os frentistas a fazerem observações, reclamações, elogios e ainda receber informações relevantes.

As atividades de integração também são importantes. Principalmente, para que eles se reconheçam como agentes fundamentais no sucesso do posto de combustível e possam unir-se como equipe para alcançar os objetivos traçados. Palestras e treinamentos motivacionais e qualificativos são essenciais neste processo, além dos benefícios extras como vale-alimentação, vale-cultura, assistência médica, dentre outras.

 

Benefícios do Endomarketing para um posto de combustível

Ao realizar ações de endomarketing para frentistas, muitos benefícios serão agregados ao dia a dia de um posto de combustível. Com tal implantação, será possível aumentar a conexão entre os funcionários e deixá-los mais motivados, diminuir os gastos trabalhistas e com treinamentos.

Além disso, essa ação vai ajudar a aumentar as vendas, reter talentos, melhorar a comunicação, aprimorar o atendimento oferecido ao cliente, identificar oportunidades de melhorias e barreiras no crescimento do negócio.

Viu como é possível deixar os frentistas satisfeitos e mais produtivos com as estratégias de endomarketing abordadas neste post? Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre gestão de postos.

 

Fonte: MinasPetro.com.br

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